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    Home»Campo Grande»“Máfia” que se reinventa e presta serviço ruim ameaça o Uber na Capital
    Campo Grande

    “Máfia” que se reinventa e presta serviço ruim ameaça o Uber na Capital

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt02/03/20173 Mins Read
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    Marquinhos quer impor limite no Uber (Foto: Divulgação)

    A revolução causada pelo Uber é interessante, porque conseguiu burlar o poderosíssimo consórcio das cinco empresas de ônibus que reinam desde sempre em Campo Grande. O aplicativo deve ser regularizado para garantir a segurança aos usuários, mas o prefeito Marquinhos Trad (PSD) não pode olhar no retrovisor para regulamentar o serviço.

    A reportagem do Correio do Estado mostra quem vem pressionando nos bastidores para encarecer o serviço prestado pelo Uber na cidade. Funcionários do consórcio Guaicurus foram flagrados gravando motoristas do Uber no Centro da Capital.

    A máfia dos táxis tem poder, mas não se compara ao das empresas de ônibus. Sempre se suspeitou que as cinco empresas pertenciam à família Constantino – fato sempre negado pelo grupo. Em 2012, o então prefeito Nelsinho Trad oficializou a “máfia”, já que as cinco formaram o consórcio Guaicurus e venceram a licitação para “renovar” o setor.

    As concessionárias do transporte coletivo sempre contaram com a Agetran (Agência Municipal do Transporte e Trânsito) como um órgão auxiliar. Tanto que as empresas contam o número de passageiros, fiscalizam o passe do estudante e a qualidade do serviço e fazem os relatórios para o órgão municipal validar.

    O poder é amplo e irrestrito. No caso do reajuste da tarifa, qualquer sinal de que não será autorizado, o sindicato dos trabalhadores ameaça greve ou até paralisa o serviço como “sinal”. Isso ocorreu no ano passado, quando o então prefeito “da mudança”, Alcides Bernal (PP), autorizou o último reajuste, porque “estava previsto no contrato”.

    Quando as vans ameaçaram entrar na cidade para fazer o transporte de passageiros, as empresas de ônibus colocaram fiscais em todos os cantos para realizarem o flagrante e acionarem a Agetran e a polícia de trânsito para prender o “meliante”.

    No entanto, o Uber conseguiu driblar o cartel ao oferecer um serviço de qualidade e barato. Isso só será possível com a manutenção do atual modelo, com o mercado regulando o serviço, ficando o número suficiente para atender a demanda e com valor acessível.

    Marquinhos Trad publicou o decreto para restringir o número de prestadores de serviço. É um decreto feito para contemplar um grupo e não toda a sociedade campo-grandense.

    Ele bradou em entrevistas que exigirá qualidade do Uber. Pena que não adotou a mesma voracidade para cobrar melhoria no transporte coletivo, que é ruim, superlotado e caro. Se o serviço fosse bom, os trabalhadores iam com prazer de ônibus para o trabalho, porque fugiriam do estresse do trânsito e da dor de cabeça em garantir vaga em estacionamento.

    O Uber é o único serviço que põe os brasileiros em igualdade com os habitantes do primeiro mundo. Espera-se que os políticos, movidos e financiados pelo atraso, não nos tirem esse privilégio.

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