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    Temer oficializa calote: dá mais 9 anos para duplicar 163, mas redução do pedágio só em 2028

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt19/09/20173 Mins Read
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    CCR MS Via manterá o faturamento, mas ganha mais prazo para duplicar rodovia. Lucro será maior, porque o investimento será menor que o previsto e o valor do pedágio só vai ter redução daqui 11 anos (Foto: Arquivo)

    Após o reajuste de 8,6% na tarifa de pedágio, o presidente da República, Michel Temer (PMDB), oficializou o calote nos usuários da BR-163. Medida Provisória 800, publicada nesta terça-feira, amplia de cinco para 14 anos o tempo de duplicação da rodovia. No entanto, o consumidor só terá direito a redução no valor do pedágio em 2028, quando termina o cronograma de duplicação.

    Em decorrência da crise econômica, o Governo do peemedebista ficou preocupado com o equilíbrio econômico-financeiro da concessionária, mas nem se dignou a ter pena dos brasileiros. Enquanto arrochou o usuário, amenizou as condições previstas no contrato.

    Empresa não cumpre o contrato, mas presidente pune usuário

    Desde o início do ano, a CCR MS Via já esperava a mudança nas regras do contrato firmado em 2014, quando assumiu a concessão dos 847 quilômetros da BR-163. A empresa até chegou a suspender as obras de duplicação.

    Com a publicação da MP 800, que ainda depende de aval do Congresso Nacional, a concessionária poderá negociar com a ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) a ampliação do prazo para duplicar a estrada, que pode chegar a 14 anos.

    Pelo atual contrato, a CCR MS Via deveria concluir a duplicação em 2019. Agora, ganha mais nove anos para cumprir o contrato.

    Só que o presidente Temer não alivia para o usuário da rodovia. Além de manter o reajuste de até 8,6%, que entrou em vigor na quinta-feira passada, o peemedebista determinou que o redutor tarifário só poderá ser acionado em 2028, quando vencerá o cronograma de investimentos.

    Ou seja, na prática, o usuário vai esperar mais pela duplicação de toda a extensão, mas vai pagar o mesmo valor. O valor do pedágio foi definido para que a via fosse duplicada em cinco anos.

    Não será feito novo cálculo, porque o Governo só está preocupado com a saúde financeira da CCR MS Via, que registrou lucro no primeiro trimestre deste ano.

    Pedágio está mais caro desde quinta-feira. Medida de Temer só penaliza o usuário (Foto: Arquivo)

    Já o trabalhador, que sofre os efeitos do reajuste diário na gasolina e a defasagem nos salários, não despertou a sensibilidade do presidente.

    Para complicar a situação, o governador Reinaldo Azambuja (PSDB) anunciou que estudará meios para evitar rotas alternativas e desvio das nove praças de pedágio.

    O tucano pretende ajudar a concessionária a faturar ao dificultar o máximo que o motorista encontre rotas alternativas ao pagamento de pedágio.

    ccr ms via duplicação da br-163 é ampliada Michel Temer usuário da 163

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