O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»Três deputados de MS, inclusive dois investigados, assinam CPI para “matar” a Lava Jato
    MS

    Três deputados de MS, inclusive dois investigados, assinam CPI para “matar” a Lava Jato

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt20/06/20184 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Vander e o tio, Zeca do PT, apoiam CPI para investigar Operação Lava Jato: denúncia aponta pagamento de mesada a advogado (Foto: Arquivo)

    Três deputados federais sul-mato-grossenses apoiam a criação da CPI para investigar supostas irregularidades na Operação Lava Jato, maior ofensiva contra a corrupção na história do País. Além dos petistas Vander Loubet e Zeca do PT, que foram delatados na investigação, Fábio Trad (PSD) também assinou o requerimento.

    [adrotate group=”3″]

    A criação da CPI chegou a contar com o apoio de 190 parlamentares. A proposta era investigar a manipulação nas delações premiadas, conforme denúncia feita pelos doleiros Vinícius Claret e Cláudio Souza. O advogado Antônio Figueiredo Bastos receberia mesada para selecionar as delações que seriam aceitas pelo juiz Sérgio Moro.

    Veja mais:
    Após Reinaldo,  Zeca do PT é alvo de inquérito para apurar propina de 20% pela JBS
    STF bloqueia R$ 1,028 milhão de Vander por suposta propina na Lava Jato

    Proposta por líderes de cinco partidos no final de maio deste ano, a comissão virou polêmica ao ser chamada nesta semana, pelo site O Antagonista, de “CPI para matar a Lava Jato”. Como ganhou o apoio principalmente de deputados investigados, a criação da CPI pela Câmara dos Deputados ganhou ares de escândalo.

    Dos oito deputados federais de Mato Grosso do Sul, três assinaram o requerimento. Vander Loubet foi denunciado na Operação Lava Jato em março de 2015 e se tornou réu no ano passado pelo suposto recebimento de R$ 1,028 milhão em propina da BR Distribuidora. O Supremo Tribunal Federal deve concluir o julgamento do petista no segundo semestre deste ano.

    O ex-governador Zeca do PT é alvo de dois inquéritos na Lava Jato. No primeiro foi citado pelos delatores da Odebrecht, que o acusam de receber propina para pagar precatório. O apelido do petista no setor da propina seria “O Pescador”. Ele é alvo no mesmo inquérito do ministro da Agricultura, Blairo Maggi.

    Zeca ainda é investigado na delação da JBS, que surgiu a partir da Lava Jato, e é acusado de cobrar propina para conceder incentivos fiscais quando era governador.

    Advogado experiente e ex-presidente da Ordem dos Advogados do Brasil, Fábio Trad defendeu a criação da CPI da Lava Jato. “A Folha de São Paulo apresentou denúncia de que um advogado estaria se antecipando as delações premiadas para captar clientes. Esta denúncia precisa ser investigada para impedir que delação premiada seja objeto de corrupção por parte de advogados envolvidos com agentes públicos”, defendeu o parlamentar, que é suplente do ministro Carlos Marun, da Secretaria de Governo e um crítico contumaz da investigação.

    “No âmbito da Operação Lava Jato, foram produzidas centenas de delações. Uma pequeníssima parte delas apenas se deveu a atuação deste advogado acusado de captar clientes antecipadamente. Deste modo, a investigação não atinge a Lava Jato, mas investiga o comportamento ético de um advogado que – segundo indícios- praticou corrupção a pretexto de exercer a profissão”, explicou.

    “O deputado paranaense, amigo pessoal de Sérgio Moro, Rubens Bueno, ardoroso defensor da Lava Jato assinou. Temos que investigar. Todos saem ganhando com a certeza de que houve ou não houve mácula na origem das delações”, justificou Fábio em um grupo de aplicativo.

    No entanto, devido à polêmica criada pelo site O Antagonista, cerca de 50 deputados retiraram o apoio à criação da CPI, inclusive Ricardo Bueno, e até um dos autores, o deputado Júlio Delgado (PSB).

    Suplente de Carlos Marun, Fábio Trad assinou requerimento para apurar denúncias envolvendo advogado na Lava Jato (Foto: Arquivo)

    Com a perda de apoio no parlamento, a comissão não deverá ser criada. Deputados não querem desgaste com a opinião pública em plena campanha quando vão tentar a reeleição ou alçar voos maiores.

    Até o PSOL se viu obrigado a justificar a defesa da CPI da Lava Jato após a repercussão negativa.

    A investigação de todas as suspeitas é salutar para passar o Brasil a limpo, como pregava o jornalista Bóris Casoy. No entanto, com raras exceções, falta credibilidade ao parlamento de, por exemplo, garantir a sociedade que não vai transformar a CPI em uma arma para defender os suspeitos de toda sorte de crime.

    Este é o problema, simples assim.

    Clique aqui para acompanhar a tramitação do requerimento

    Aqui para ver quem assinou a CPI

     

    corrupção câmara dos deputados cpi da lava jato fábio trad investigação mesada para advogados o antagonista sérgio moro vander loubet zeca do pt

    POSTS RELACIONADOS

    Fábio Trad cresce com guinada à esquerda e Riedel segue favorito, aponta Ranking

    MS 15/07/20253 Mins Read

    Nelsinho, Gerson e Vander crescem em pesquisa para o Senado e Reinaldo segue em 1º

    MS 15/07/20253 Mins Read

    Fábio Trad diz que clã Bolsonaro faz banditismo e Camila denuncia Jair e Eduardo à PGR

    MS 12/07/20253 Mins Read

    Vander e Kemp vencem eleição e vão comandar PT em momento crucial da retomada da sigla

    MS 07/07/20252 Mins Read

    Leave A Reply

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    As Últimas

    Aposentados têm até dia 21 para aderir ao plano de devolução

    BR 15/07/20252 Mins Read

    Governo busca negociação com EUA e pede apoio de empresários

    BR 15/07/20253 Mins Read

    Em artigo no NY Times, Jorge Messias defende STF e soberania do Brasil

    BR 15/07/20253 Mins Read

    Fábio Trad cresce com guinada à esquerda e Riedel segue favorito, aponta Ranking

    MS 15/07/20253 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.