O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»Mais problemas, desembargador ameaça denunciar juiz da Lama Asfáltica à corregedoria
    MS

    Mais problemas, desembargador ameaça denunciar juiz da Lama Asfáltica à corregedoria

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt05/07/20184 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Titular da 3ª Vara Federal de Campo Grande, Bruno Teixeira pode ser denunciado à Corregedoria na Operação Lama Asfáltica (Foto: Saul Schramm/Campo Grande News/Arquivo)

    A infinidade de recursos não é mais o único motivo para atrasar a investigação para desvendar o maior esquema de corrupção em Mato Grosso do Sul. O desembargador Paulo Fontes, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, ameaça denunciar o juiz federal Bruno Cezar da Cunha Teixeira, responsável pela Operação Lama Asfáltica, à Corregedoria Regional.

    [adrotate group=”3″]

    O alerta consta de despachos publicados nesta semana em três pedidos de habeas corpus apresentado pelo ex-deputado federal Edson Giroto, pelo dono da Proteco, João Amorim, e pela família do ex-deputado Wilson Roberto Mariano de Oliveira. Os três estão presos desde 8 de maio deste ano por determinação do Supremo Tribunal Federal.

    Veja mais:
    Em nova derrota, STJ nega desbloqueio de fazendas de “laranja” de ex-secretário
    Giroto e Amorim vão ver final da Copa na prisão; STJ só julga pedido de soltura em agosto

    Os pedidos visam trancar três das cinco ações penais contra os integrantes da suposta organização criminosa, criada para fraudar licitações, desviar recursos públicos e pagar propina a servidores. Estes recursos impedem o andamento do processo, que completou dois anos no mês passado.

    Em duas ações, Giroto alega que houve ilegalidade nas interceptações telefônicas. Na época, ele tinha foro especial, por ser deputado federal, e a Polícia Federal gravou conversas por seis dias sem o aval do Supremo Tribunal Federal.

    Fontes negou a concessão de liminar para suspender os processos, mas pediu informações para o magistrado. Em longo despacho publicado na semana passada, Bruno Cezar condenou a estratégia da defesa e frisou não haver qualquer irregularidade na interceptação de 73 ligações que citavam ou tinham Giroto como interlocutor.

    Até o Supremo Tribunal Federal, por meio de dois ministros, inclusive a presidente, Cármem Lúcia, já se manifestou sobre o polêmico foro privilegiado do ex-deputado federal.

    Na outra ação, Amorim e a sócia Elza Cristina Araújo dos Santos exigem ter acesso ao inquérito 398/2012, que apura a suposta corrupção na licitação bilionária do lixo, realizada em 2012, na gestão de Nelsinho Trad (PTB).

    Sobre este caso, o juiz também se manifestou e alegou que todo o inquérito está anexado ao processo. Para evitar mais delongas, o Ministério Público Federal informou que o inquérito físico, que cita a deputada estadual Antonieta Amorim (MDB), estava a disposição da defesa para cópia no gabinete do procurador regional da República em São Paulo.

    Nos três casos, o desembargador Paulo Fontes foi taxativo. “Torne-se a requisitar as informações legais ao MM. Juiz Federal Bruno Cezar da Cunha Teixeira, no prazo máximo de 48 horas, sob pena de comunicação do descumprimento à Corregedoria Regional”, alertou.

    Caso seja denunciado à Corregedoria do TRF3, o magistrado, que assumiu a Lama Asfáltica no final de março deste ano, quando se tornou titular da 3ª Vara Federal de Campo Grande, terá mais um problema para administrar.

    Além da complexidade do caso, que envolve quebra de sigilos fiscais, bancários e telefônicos, a Operação Lama Asfáltica envolve muitos réus, inclusive políticos e empresários poderosíssimos. A defesa é feita pelos criminalistas mais famosos e caros do Brasil.

    Outro problema é a falta de estrutura da Polícia Federal e do MPF, que não contam com força-tarefa especial como a Lava Jato.

    Mesmo assim, as investigações seguem e oito réus estão com a prisão preventiva decretada pelo STF. O julgamento do Plenário Virtual do Supremo vai julgar o pedido de liberdade do grupo após o recesso de julho, de 3 a 9 de agosto.

    Caso mantenha os oito presos, a corte dará o xeque-mate e o MPF poderá ganhar força para obter a segunda delação premiada na Lama Asfáltica. A primeira foi do empresário Ivanildo Miranda, que foi operador financeiro das campanhas eleitorais de André Puccinelli (MDB) e Reinaldo Azambuja (PSDB).

    O emedebista nega qualquer irregularidade, enquanto o tucano não é citado na delação.

    Por outro lado, a soltura do acusados pelo STF reforçará a tese da defesa, de que as provas são frágeis e a investigação vem se prolongando por muito tempo sem resultar em denúncia por parte do MPF.

    Giroto até poderá sair a tempo de pedir o registro da candidatura a deputado federal pelo PR, mantendo a estratégia traçada antes da prisão.

    3ª vara federal de campo grande André Puccinelli corrupção desembargador paulo fontes edson giroto escândalo joão amorim juiz bruno cezar da cunha teixeira lama asfáltica trf3

    POSTS RELACIONADOS

    Condenado na Lama Asfáltica, Giroto volta ao PL e tenta a volta por cima como bolsonarista

    MS 20/09/20253 Mins Read

    Ministro do STJ não vê esvaziamento de conta e propina milionária e solta Claudinho pela 2ª vez

    MS 19/09/20255 Mins Read

    A favor do crime: Beto, Ovando, Pollon e Rodolfo aprovam PEC que blinda deputados criminosos

    MS 17/09/20253 Mins Read

    PEC da blindagem é aprovada por deputados e vai ao Senado

    BR 17/09/20255 Mins Read

    Leave A Reply

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    As Últimas

    No Divã Em Paris – O genocídio cria assassinos de civis

    Opinião 20/09/20254 Mins Read

    Mega-Sena sorteia neste sábado prêmio acumulado em R$ 40 milhões

    BR 20/09/20251 Min Read

    Genro de deputada vai a júri popular por matar pescador e ferir dois ao dirigir barco embriagado

    MS 20/09/20253 Mins Read

    Condenado na Lama Asfáltica, Giroto volta ao PL e tenta a volta por cima como bolsonarista

    MS 20/09/20253 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.