O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»STF deve trocar relator de habeas corpus e liberdade de André fica mais difícil
    MS

    STF deve trocar relator de habeas corpus e liberdade de André fica mais difícil

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt01/08/20184 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Cármem Lúcia, presidente do STF, ao lado do presidente do Michel Temer, vai decidir se troca o relator do habeas corpus do ex-governador (Wilson Dias/Agência Brasil)

    O Supremo Tribunal Federal deve corrigir erro na distribuição e trocar o relator do habeas corpus do ex-governador André Puccinelli (MDB), preso desde o dia 20 de julho deste ano na Operação Lama Asfáltica. Ao encaminhar o processo para o ministro Alexandre de Moraes, que passou a ser o relator da investigação na corte, a permanência do emedebista na prisão deverá ser prolongar por mais tempo.

    Inicialmente, o STF distribuiu o pedido de soltura para o ministro Dias Toffoli, que analisou os habeas corpus impetrados pelo ex-deputado federal Edson Giroto e pelo empresário João Amorim, presos desde 8 de maio deste ano.

    Veja mais:

    Sem dinheiro para fiança, André contrata advogado mais caro no País e se livra de tornozeleira em 8h

    MPF usou novas provas e decisão do STF para pedir prisão de 10, mas juiz decretou só de três
    Justiça determina e PF prende, pela 2ª vez, André Puccinelli e filho
    André tinha “poupança das propinas” e ignorou investigação da PF, diz juiz
    STJ nega habeas corpus e mantém ex-governador preso em cela lotada

    No entanto, o relator da Operação Lama Asfáltica no STF é o ministro Alexandre de Moraes, presidente da 1ª Turma. O magistrado assumiu a condução após o seu voto vencer o ministro Marco Aurélio, que concedeu a liberdade ao grupo em junho de 2016.

    Em comunicado feito na manhã de hoje, a secretaria do Supremo reconhece o erro e pede a redistribuição do habeas corpus. Ao ser notificado do suposto erro, o ministro Dias Toffoli devolveu o processo para ser redistribuído pela presidente, ministra Cármem Lúcia.

    A troca joga um balde de água fria nas pretensões da defesa do ex-governador, que apostava na revogação da prisão preventiva decretada pelo juiz Bruno Cezar da Cunha Teixeira, da 3ª Vara Federal de Campo Grande.

    Apesar de a prisão preventiva ter sido mantida pelo desembargador Maurício Kato, do Tribunal Regional Federal da 3ª Região, e pelo vice-presidente do Superior Tribunal de Justiça, ministro Humberto Martins, o advogado Cezar Roberto Bittencourt, insiste na tese de armação.

    A prisão foi decretada porque o ex-governador teria alugado uma quitinete no Indubrasil para ocultar provas um mês antes da Operação Máquinas de Lama, em maio do ano passado. E também porque estaria usando a “poupança de propinas” para custear advogado e laudo par ajudar investigados na Operação Lama Asfáltica.

    Para desviar a atenção do Supremo e manter o ex-governador como alternativa na sucessão estadual, o advogado de defesa acusou o juiz Bruno Teixeira de armar para beneficiar o antecessor na 3ª Vara, Odilon de Oliveira (PDT), que é candidato a governador nas eleições deste ano. Só que a desistência de Puccinelli também beneficia o atual governador, Reinaldo Azambuja (PSDB).

    A mudança de relator pode levar o julgamento do pedido de liberdade do emedebista para a 1ª Turma no STF, onde o placar pela manutenção das prisões decretadas em primeira instância é 4 a 1. É o mesmo grupo que levou a prisão os amigos do ex-governador, como Giroto e Amorim.

    Com a mudança de relator, habeas corpus de André pode não passar pelas mãos do ministro Gilmar Mendes, que sempre era convidado para ministrar palestras em eventos do Instituto Ícone (Foto: Arquivo/STF)

    Caso ficasse com Toffoli, o pedido seguiria para a 2ª Turma, onde o placar seria mais favorável ao habeas corpus. O ministro Gilmar Mendes, integrante da equipe, sempre foi um dos palestrantes dos congressos e seminários promovidos pelo Instituto Ícone de Ensino Jurídico, que, segundo a Polícia Federal, pertence ao advogado André Puccinelli Júnior. O advogado João Paulo Calves, dono no papel do instituto, seria apenas testa de ferro.

    A turma, que ainda é integrada pelo ministro Ricardo Lewandoski, concedeu o habeas corpus ao ex-ministro José Dirceu, já condenado em segunda instância na Operação Lava Jato.

    As próximas horas podem indicar um horizonte sombrio para o ex-governador, que nega a ocultação de provas e a utilização do Ícone para bancar a defesa de outros investigados na Lama Asfáltica.

    alexandre de moraes Carmem Lúcia dias toffoli gilmar mendes habeas corpus instituto íncone joão paulo calves lavagem de capitais OPERAÇÃO LAMA ASFÁLTICA papiros de lama provas na quitinete

    POSTS RELACIONADOS

    Moraes autoriza ida de Bolsonaro a hospital escoltado pela Polícia Penal

    BR 10/09/20252 Mins Read

    Não há “ditadura da toga” no Brasil, afirma Gilmar Mendes

    BR 07/09/20253 Mins Read

    Ex-prefeito no PR, juiz vai julgar ações por desvios que cobram mais de R$ 1,2 bi de poderosos

    MS 05/09/20254 Mins Read

    Veja como PGR liga Bolsonaro aos atos antidemocráticos de 8 de janeiro

    BR 01/09/20256 Mins Read

    Leave A Reply

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    As Últimas

    Famoso por explorar miséria e assistencialismo, Tatá detona gás de graça para 159 mil famílias

    MS 13/09/20253 Mins Read

    Após rejeitar ação contra poderosos, Justiça quer bloquear contas de 10 mil devedores de IPTU

    MS 13/09/20252 Mins Read

    Bolsonaro pode ser preso até dezembro se recursos forem rejeitados

    BR 13/09/20253 Mins Read

    Trama golpista: STM diz que perda de patentes depende de ação do MP

    BR 13/09/20252 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.