O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»Em semana decisiva, TJ suspende condenação e acaba com óbice à candidatura de Zeca do PT
    MS

    Em semana decisiva, TJ suspende condenação e acaba com óbice à candidatura de Zeca do PT

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt10/09/20184 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Com provável candidatura homologada pelo TRE, ex-governador deve colocar no ex-presidente para tentar conquistar uma das duas vagas de senador (Foto: Divulgação)

    O Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul suspendeu, por meio de liminar, a sentença que levou à suspensão dos direitos políticos do ex-governador e deputado federal Zeca do PT. Com a decisão, o petista fica sem qualquer óbice, na semana decisiva, para ter a candidatura homologada pelo Tribunal Regional Eleitoral.

    A decisão é do desembargador Claudionor Miguel Abss Duarte, do Órgão Especial do TJMS, que acatou pedido parcial da defesa do candidato a senador no sábado. Com a decisão, o ex-governador recupera os direitos políticos e deverá ter a candidatura homologada.

    Veja mais:
    TRE cassa candidatura do mais jovem candidato a senador de MS
    TJ declara Zeca inelegível e tira segundo colocado nas pesquisas das eleições
    Sem legenda do MDB, Harfouche recua e volta a ser candidato a senador

    A polêmica começou na semana passada com o desembargador Nélio Stábile, que se lembrou ter participado do julgamento das ações de improbidade no escândalo da “Farra da Publicidade” e declarou-se impedido para participar do julgamento do recurso na terça-feira passada (4).

    Favorável à cassação dos direitos políticos do petista, o presidente da Câmara Cível, desembargador Sérgio Martins, não marcou a retomada do julgamento do pedido para a próxima sessão, que seria amanhã, e o remarcou somente para o dia 16 de outubro deste ano.

    A medida poria a candidatura de Zeca sub judice e alvo de desgaste, como ocorreu com manchete publicada pelo Correio do Estado. O jornal, que tem o empresário Antônio João Hugo Rodrigues (PTC) como sócio e candidato a deputado federal na coligação do MDB, anunciou que o deputado corre risco de ser eleito e não tomar posse devido ao julgamento ocorrer após o primeiro turno.

    Preocupada com a repercussão do adiamento, o advogado Newlley Amarilla ingressou com mandado de segurança para obrigar a 1ª Câmara Cível a pautar o recurso para a próxima sessão, prevista para amanhã.

    Um dos desembargadores mais experientes e ex-presidente do Tribunal de Justiça, Duarte analisou o processo. Ele entende que a condenação do petista deve ser revista ou anulada.

    O Jacaré vai assumir o desafio de tentar explicar os meandros do caso, apesar da complexidade.

    A 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos julgou improcedente a ação civil pública contra Zeca, a RPS Publicidade, entre outros. O MPE recorreu da decisão e a 1ª Câmara Cível manteve a decisão por 2 votos a um.

    No caso deste placar, as partes podem pedir um novo julgamento com o quórum ampliado, com cinco desembargadores. O MPE recorreu e conseguiu reverter a decisão, com a turma acatando a ação por improbidade por 3 votos a 2.

    Novamente, todos os envolvidos no processo recorreram e a 1ª Câmara Cível decidiu ampliar a punição ao petista, incluindo a suspensão dos direitos políticos por 2 votos a 1. Neste caso, o réu, no caso o ex-governador, passou a ter o direito do julgamento com quórum ampliado.

    Só que o desembargador Nélio Stábile se declarou impedido e a suspeição foi aceita por Sérgio Martins. O problema é que ele foi voto decisivo na decisão que acatou a ação por improbidade, por 3 votos a dois.

    Para o desembargador Claudionor Miguel Abss Duarte, o primeiro julgamento que aceitou a ação por improbidade, que teve o placar de 3 a 2, deve ser refeito. Na prática, com a suspeição de Stábile, o placar estaria 2 a 2. Na jurisprudência, o empate deve favorecer o réu.

    Em decorrência desta polêmica, a 1ª Câmara Cível só deverá retomar o julgamento quando o Tribunal de Justiça decidir em que parte o julgamento desta ação será retomado: quando ocorreu a procedência da ação ou quando se analisou apenas o julgamento dos direitos políticos.

    A assessoria jurídica de Zeca aposta na nova frente para anular a decisão e o processo deve se arrastar por mais alguns anos.

    A primeira ação por improbidade foi protocolada em 2007, há 11 anos. Praticamente todas as sentenças de primeira instância são pela improcedência da denúncia.

    Prevista desde o ano passado, quando a 1ª Câmara Cível do TJ reviu a decisão, a polêmica só ganhou as manchetes com o comunicado da inelegibilidade feito por Sérgio Martins, que foi indicado para o cargo pelo ex-governador André Puccinelli (MDB), um dos principais adversários de Zeca do PT.

    Além do petista, a Justiça Eleitoral deve julgar nesta semana os registros dos candidatos a senador Sérgio Harfouche (PSC) e Soraya Thronicke (PSL).

    desembargador claudionor miguel abss duarte desembargador sérgio martins disputa acirrada eleições 2018 lula MS senado zeca do pt

    POSTS RELACIONADOS

    Senado aprova projeto contra adultização de crianças na internet

    BR 27/08/20253 Mins Read

    PT oficializa saída “amigável” da administração Riedel e entrega de cargos será gradual

    MS 27/08/20252 Mins Read

    Cortar gastos não é algo nefasto, mas é cuidar bem do dinheiro público, afirma Simone Tebet

    MS 19/08/20252 Mins Read

    Simone descarta aumento da dívida e inflação em pacote de Lula contra tarifaço de Trump

    MS 12/08/20253 Mins Read

    Leave A Reply

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    As Últimas

    MPE contesta Claudinho e frisa que investigação não foi conduzida pelo GECOC e Gaeco

    MS 29/08/20254 Mins Read

    Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 8 milhões

    BR 29/08/20251 Min Read

    Bolsonaristas vão às ruas em meio a julgamento e PF revelar movimentação de R$ 44 milhões

    MS 29/08/20253 Mins Read

    Núcleo do PCC em MS tinha sete distribuidoras, irmão do chefe e evolução espetacular

    MS 29/08/20255 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.