O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»Queda de liminar de Marco Aurélio impediu ex-juiz federal de deixar presídio na Capital
    MS

    Queda de liminar de Marco Aurélio impediu ex-juiz federal de deixar presídio na Capital

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt09/01/20194 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Jail Azambuja, punido com aposentadoria compulsória com salário de R$ 20 mil, seria beneficiada com liminar do ministro Marco Aurélio (Foto: Arquivo)

    A polêmica liminar do ministro Marco Aurélio, do Supremo Tribunal Federal, poderia livrar da prisão o juiz federal aposentado Jail Benites Azambuja, condenado a seis anos e 10 dias de prisão por falsidade ideológica de documento público e denunciação caluniosa. Ele só não deixou de cumprir estadia no Presídio Militar porque a decisão foi cassada pelo presidente da corte, ministro Dias Toffoli.

    [adrotate group=”3″]

    O despacho do juiz Alexandre Antunes da Silva, responsável pela unidade prisional, negando a suspensão do cumprimento da pena foi publicado no Diário da Justiça nesta terça-feira.

    Veja mais:
    Com registro cassado pela OAB, ex-juiz volta à Capital para cumprir pena e trabalhar como advogado
    “Bandido da toga”, advogado de Delcídio, Olarte e Giroto é preso por atentado contra juiz

    Azambuja começou a cumprir  pena porque foi condenado em segunda instância, já que a pena foi mantida pelo Tribunal Regional Federal da 4ª Região, o mesmo que condenou o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Então, a Justiça do Paraná determinou a execução imediata da pena.

    Ele teve menos sorte do que o seu cliente mais famoso, Gilmar Antunes Olarte. Apesar de ter sido condenado a sentença mais pesada, a oito anos e quatro meses por corrupção passiva e lavagem de dinheiro, e em segunda instância, o ex-prefeito continua livre. Ninguém sabe explicar porque a sentença do Tribunal de Justiça contra Olarte não sai do papel.

    Como recuperou o direito de advogar, Azambuja se divide entre o trabalho no escritório de advocacia de Luiz Pedro Guimarães e o presídio. A fiscalização é exemplar. No final do ano passado, o juiz pediu explicações para a saída do presídio no período vespertino no dia 16 de novembro do ano passado, já que era dia de ponto facultativo nas repartições públicas.

    Além da liminar de Toffoli, o juiz aposentado teve outra derrota no STF. A corte lhe negou pedidos para suspender a execução da pena.

    Graças ao Supremo, o cidadão tem a oportunidade de ter mais detalhes da condenação de Azambuja. Ele foi condenado porque decretou a prisão temporária de 52 pessoas, entre as quais estavam policiais militares, agentes da Polícia Civil e empresários de Umuarama (PR), onde era o titular da 2ª Vara Federal.

    Conforme a denúncia, 47 pessoas só foram presas porque o magistrado inseriu dados falsos para lhes imputar o crime. Ele acrescentou dados inexistentes a uma delação premiada. Além de prender, ele ainda mandou apreender todos os veículos e interditou uma empresa na cidade.

    O novo pedido de habeas corpus será analisado pelo ministro Celso de Mello, que já negou liminar em outubro do ano passado.

    “Em suma, bem demonstrado foi na origem que, primeiro, o ora recorrente, lesionou a fé pública, em negócio jurídico processual com reflexos penais, a ser homologado e fiscalizado pelo, na pessoa do recorrente, então juiz federal, e tal conduta não se exauriu na instauração de investigação criminal contra os indevidamente implicados nos fatos, pelo que autônomos os delitos de falsum e de denunciação caluniosa”, diz o subprocurador-geral da República, Juliano Baiochhi Villa-Verde de Carvalho, que assina o parecer contra a concessão do benefício.

    “Em um primeiro momento, a vítima do falsum foi o próprio Poder Judiciário, e em um segundo, as pessoas indevidamente implicadas em fatos ilegais pelo ora recorrente, desdobrando-se a cadeia fática a qualificação autônoma por denunciação caluniosa contra cada uma dessas pessoas”, conclui o MPF.

    O pedido será julgado na volta do recesso do STF, previsto para fevereiro.

    Jail começou a cumprir a pena em junho do ano passado. Ele voltou a ser um dos principais advogados na Operação Lama Asfáltica e integra a defesa de Edson Giroto, acusado de ser um dos chefes da organização criminosa, e do engenheiro João Afif Domingos.

    condenado a seis anos gilmar olarte juiz alexandre antunes da silva juiz federal jail azambuja ministro dias toffoli ministro marco aurélio presídio militar

    POSTS RELACIONADOS

    Ação de R$ 369 mi: ex-prefeito e empresários se livram de mais um bloqueio por fraude no tapa-buracos

    MS 08/06/20253 Mins Read

    Partidos recorrem contra decisão do TRE que “salvou” Adriane apesar de ver compra de votos

    MS 07/06/20256 Mins Read

    Cassação de Adriane é punição a prática repugnante e lição contra voto de cabresto, diz vereador

    MS 25/05/20253 Mins Read

    Após prometer em plenário, juiz não divulga relatório sobre pedido de cassação de Adriane

    MS 24/05/20253 Mins Read

    Leave A Reply

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    As Últimas

    Em meio a debate de corte de gastos, Motta apresenta proposta que eleva ganhos de políticos

    BR 12/06/20252 Mins Read

    Trio bolsonarista de MS vota contra, mas Câmara eleva pena para posse de arma de uso proibido

    MS 12/06/20253 Mins Read

    INSS deve corresponder à confiança de aposentados, diz ministro

    BR 12/06/20254 Mins Read

    Brasil poderá ter novo recorde na produção de grãos na safra 2024/2025

    BR 12/06/20253 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.