O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»MPE concorda e novas regras para motoristas de aplicativos só depende de aval da Justiça
    MS

    MPE concorda e novas regras para motoristas de aplicativos só depende de aval da Justiça

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt04/02/20194 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Motoristas de aplicativos já fizeram protesto contra regras que podem encarecer viagens na Capital (Foto: Arquivo)

    O Ministério Público Estadual já concordou com o novo decreto do prefeito Marquinhos Trad (PSD), que define regras para as operadoras de tecnologia do transporte. A proposta prevê curso de formação específico dos condutores, credenciamento anual de motoristas e veículos, identificação visual dos carros, contratação de seguro com cobertura de até R$ 100 mil e cadastro dos motoristas no INSS ou como microempreendedor individual.

    [adrotate group=”3″]

    As novas exigências só dependem do aval do juiz David de Oliveira Gomes Filho, da 2ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos. Ele negou aval para o acordo no qual apenas havia o compromisso do prefeito “cumprir a lei”.

    Veja mais:
    Em meio à gritaria, juiz suspende exigências absurdas que encareciam Uber na Capital
    MPE quer anular decreto que encarece Uber, favorece máfia e viola privacidade de passageiros

    O magistrado já suspendeu dois decretos municipais que pretendiam restringir a livre concorrência entre os aplicativos e poderiam elevar o custo para o consumidor final.

    Como o juiz negou aval para o acordo entre o procurador-geral do Município, Alexandre Ávalo Santana, e o promotor de Defesa do Consumidor, Luiz Eduardo Lemos de Almeida, a prefeitura encaminhou o novo decreto. Nesta segunda-feira, Gomes Filho encaminhou para outras partes no processo, como a Uber, se manifestarem sobre a propoposta.

    Marquinhos, que já classificou o Uber como “onda passageira”, propõe o cadastramento das operadoras de tecnologia do transporte, que passarão a recolher ISS e serão obrigadas a compartilhares os dados com a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).

    A empresa será obrigada a informar o número de viagens realizadas, a quilometragem percorrida, o total pago pelos passageiros, o numero de motoristas credenciados e excluídos e credenciamento anual.

    A situação tende a piorar para os motoristas dos aplicativos. Além das exigências atuais, como ter carteira na categoria remunerada, eles serão obrigados a participar de curso específico indicado pelo órgão municipal, estar inscrito no cadastro imobiliário de Campo Grande, ter inscrição individual no INSS ou ser MEI (Microempreendedor Individual), apresentar certidão negativa de antecedentes criminais e ter credenciamento junto a Agetran.

    O veiculo poderá ter até oito anos de uso e se submeter a vistoria anual. No caso de ter mais de dois anos de uso, a vistoria será semestral. Neste caso houve avanço, porque a exigência anterior era de cinco anos.

    Marquinhos tem pressa na regularização porque está perdendo arrecadação com o serviço individual de passageiros (Foto: André de Abreu/TopMídiaNews)

    Como houve veto a utilização da placa vermelha, o prefeito vai exigir a identificação dos veículos com adesivos, que serão fornecidos gratuitamente pela Agetran.

    O motorista do aplicativo será obrigado a pagar o DPVAT, o famoso seguro obrigatório, e ainda contratar uma apólice específica. Neste caso, o seguro deve prever cobertura de, no mínimo, R$ 100 mil no caso de morte.

    Como o promotor do Consumidor já deu aval para as novas regras, o novo decreto só depende do despacho do juiz. Os motoristas terão 120 dias para se regularizarem.

    O serviço pode ficar mais caro com as novas. Nem todos os motoristas conseguiram se enquadrar nas exigências e o preço final da corrida é definido pela concorrência. Com a queda no número de veículos, maior o valor da corrida.

    A torcida pelo encarecimento dos aplicativos não é pouca. O transporte coletivo perdeu mais de 500 mil passageiros na Capital. Taxistas e mototaxistas tiveram redução na renda mensal com a concorrência livre.

    Em São Paulo, algumas empresas de ônibus até já recorreram à Justiçara para serem indenizadas pela perda causada pela chegada do transporte remunerado  privado individual de passageiros.

    A prefeitura tem o direito de cobrar impostos e regulamentar o serviço, só não pode impor regras que penalizam ainda mais a população. Afinal de contas, já basta fechar os olhos para o transporte coletivo de passageiros, caro, precário e ruim.

    2ª vara de direitos difusos coletivos e individuais homogêneos 99 Alexandre ávalo santana aplicativos de transporte david de oliveira gomes filho luiz eduardo lemos de almeida marquinhos trad mobilidade urbana pop uber urban

    POSTS RELACIONADOS

    TJ vê risco de caos na saúde e nega liminar para Adriane anular promoção de 915 servidores

    MS 03/07/20254 Mins Read

    Falta de estacionamento e online ofuscam Reviva e Centro perde 2,5 mil lojas em sete anos

    MS 28/06/20255 Mins Read

    Antes de votar contra, Marquinhos prometeu frota com ar-condicionado quando foi prefeito

    Campo Grande 27/06/20253 Mins Read

    Com voto contra de Marquinhos, Otávio e Delei, Câmara aprova ar-condicionado em ônibus novos

    Campo Grande 26/06/20253 Mins Read

    Leave A Reply

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    As Últimas

    Negociações para sistema próprio de pagamento do Brics avançam

    BR 06/07/20254 Mins Read

    Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 28 milhões

    BR 06/07/20251 Min Read

    Antes, cidade teve “surtos” de desenvolvimento e até ateou fogo em floresta de eucalipto

    MS 06/07/20253 Mins Read

    Carlão apela ao Tribunal de Justiça para não devolver trator a casal que caiu no golpe do OLX

    MS 06/07/20255 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.