O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»Depois de brigar por pedágio mais caro, CCR aceita devolver concessão da BR-163
    MS

    Depois de brigar por pedágio mais caro, CCR aceita devolver concessão da BR-163

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt20/12/20194 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    CCR vai manter o faturamento com a cobrança do pedágio até ANTT definir os termos da rescisão e relicitação (Foto: Arquivo)

    Depois de abandonar as obras de duplicação, não cumprir o contrato e brigar na Justiça para cobrar o pedágio mais caro, a CCR MS Via anunciou, nesta quinta-feira (19), que vai devolver a concessão da BR-163. A empresa aceitou aderir à proposta de relicitação do Ministério da Infraestrutura, que pode levar até dois anos para contratar uma nova concessionária.

    [adrotate group=”3″]

    O anúncio foi feito pelo diretor-presidente do grupo, Guilherme Motta Gomes. Em comunicado de fato relevante ao mercado, o dirigente informou que a concessionária apresentará à ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) a declaração formal de adesão ao processo de relicitação.

    Veja mais:

    CCR vai perder concessão da BR-163 e retomada de duplicação vai depender de nova licitação

    Valor do pedágio pode cair pela metade no sábado, mas MS Via pode ignorar decisão da ANTT

    Sem duplicação, mortes em acidentes na BR-163 crescem 50% e receita da CCR despenca 42%

    Cidadão sem vez! CCR não reduz pedágio na BR-163, ANTT vacila e atrasa queda de 53% no valor

    “A aderência irrevogável e irretratável à relicitação do empreendimento ocorrerá somente após (i) cumpridos os procedimentos previstos nos artigos 3º a 6º do Decreto nº 9.957 de 6 de agosto de 2019; e (ii) a celebração do termo aditivo previsto no artigo 15 da Lei 13.448 de 5 de junho de 2017, do qual deverá constar previsão de extinção amigável do ajuste originário”, explicou Gomes.

    Isso significa que a concessionária apresentará estudos técnicos sobre os bens, o total investido na rodovia e o retorno obtido pela cobrança do pedágio, um dos mais caros do País. A extinção do atual contrato ocorrerá de forma amigável. Um dos pontos a ser acertado deverá ser o montante da indenização a ser paga à empresa, que declara patrimônio de R$ 2 bilhões.

    De acordo com o artigo 6º do Decreto 13.448, o processo de relicitação será submetido à deliberação do Conselho do Programa de Parcerias de Investimentos da Presidência da República, a qual caberá opinar, previamente, sobre a conveniência e à oportunidade da relicitação e sobre a qualificação do empreendimento.

    O principal item a ser alterado com o novo contrato deverá ser sobre a duplicação. Para viabilizar a manutenção da concessão da rodovia nas mãos da iniciativa privada, o Governo poderá esticar o prazo para a duplicação total dos 697 quilômetros restantes ou só exigir terceira faixa em alguns trechos.

    Inicialmente, firmado em abril de 2014, o contrato de concessão previa a duplicação total da rodovia em cinco anos. A CCR duplicou apenas 150 quilômetros e conseguiu manter o mesmo faturamento. Para não ser multada, a concessionária obteve liminar na Justiça Federal de Brasília.

    A OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso do Sul) tentou reduzir o pedágio, mas a empresa convenceu a juíza Janete Lima Miguel, da 2ª Vara Federal de Campo Grande, de que não tinha abandonado as obras de duplicação. Com a sentença da magistrada em mãos, a concessionária oficializou o fim das obras de duplicação.

    No mês passado, a ANTT determinou a redução da tarifa de pedágio em 53,94%, mas a medida vigorou por menos de 24 horas. O Tribunal Regional Federal da 1ª Região concedeu liminar para garantir a manutenção dos valores entre R$ 5,10 e R$ 7,80. O valor tinha sido reduzido para valores entre R$ 2 e R$ 3,90.

    Enquanto aguarda a formalização da parte burocrática para sair da rodovia, a concessionária vai faturar com a cobrança do pedágio sem exigência de contrapartida ao usuário da BR-163.

    O ministro de Infraestrutura, Tarcísio Gomes de Freitas, informou às autoridades do Estado de que a relicitação deverá ser concluída em dois anos. Ou seja, novos investimentos na rodovia só podem voltar em 2022.

    A mobilização da sociedade e dos parlamentares será fundamental para garantir que o novo contrato garanta a duplicação total da rodovia, essencial para o desenvolvimento do Estado.

    br-163 ccr ms via duplicação 163 ministério da infraestrutura pedágio na br-163 relicitação

    POSTS RELACIONADOS

    ANTT dá aval a reajuste de até 6,38% e pedágio para automóvel custa até R$ 10 na BR-163

    MS 04/06/20252 Mins Read

    Com novo nome, CCR vence leilão e ganha nova chance de frustrar usuários da BR-163 até 2054

    MS 22/05/20256 Mins Read

    Após “era de prejuízos”, MS Via expõe receita real com pedágio e tem lucro de R$ 21 milhões

    MS 13/05/20253 Mins Read

    Com 10 anos de atraso, deputados veem “erros” da CCR e cobram duplicação total da BR-163

    MS 17/04/20254 Mins Read

    Leave A Reply

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    As Últimas

    Ao STF, Bolsonaro nega ter cogitado plano de golpe de Estado

    BR 10/06/20253 Mins Read

    Inflação oficial recua para 0,26% em maio deste ano, diz IBGE

    BR 10/06/20252 Mins Read

    Torres admite desconhecimento técnico sobre sistema eleitoral

    BR 10/06/20254 Mins Read

    CPI das Bets: Soraya pede indiciamento de influenciadoras e quer banir Jogo do Tigrinho

    MS 10/06/20254 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.