O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»Buzinaço pede abertura de lojas e primo de ministro diz que isolamento vertical será “genocídio”
    MS

    Buzinaço pede abertura de lojas e primo de ministro diz que isolamento vertical será “genocídio”

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt27/03/20204 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Pela economia: centenas de veículos fazem buzinaço par pressionar Marquinhos a reabrir o comércio na Capital (Foto: Leonardo França/Midiamax)

    A população brasileira começa a ficar dividida sobre como enfrentar a pandemia do coronavírus: parar tudo para salvar vidas ou ignorar a letalidade do vírus para salvar a economia? Dois fatos deixam claro a fratura social causada pelo terror do século. Em desabafo emocionado e indignado, o deputado federal Fábio Trad (PSD) chamou de “homicidas” os defensores do isolamento vertical. Por outro lado, carreatas pedem a reabertura do comércio na Capital e em Dourados.

    [adrotate group=”3″]

    Alarmada com o efeito devastador da Covid-19, a maior parte da sociedade adotou o isolamento social e passou a adotar as medidas recomendas pelas autoridades de saúde, como lavar as mãos, usar álcool gel e máscaras. O divisor de águas ocorreu na terça-feira à noite. Em rede nacional de rádio e televisão, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) classificou a quarentena de criminosa e conclamou a população voltar ao trabalho e os estudantes às escolas.

    Veja mais:

    Pandemia agrava crise, eleva desemprego e fome volta a ser pesadelo às famílias na Capital

    Marquinhos acata ordem de Bolsonaro e abre restaurantes, lotéricas e igrejas na Capital

    Bolsonaro causa indignação em MS ao tentar “cancelar pandemia do coronavírus” no grito

    Com 14 casos confirmados, Marquinhos manda bares e restaurantes fecharem às 22h na Capital

    No dia seguinte, o presidente reforçou o pedido para evitar colapso na economia. Preocupado com os impactos na reeleição em 2022, Bolsonaro defendeu o isolamento vertical, ou seja, apenas do grupo de risco – idosos, portadores de doenças autoimunes, diabéticos, hipertensos, entre outros.

    Elogiado pela conduta no ministério, Mandetta acabou recuando ao não desmentir o presidente. O ministro até criticou o fechamento de igrejas. Bolsonaro baixou o decreto em que declarou como serviços essenciais restaurantes, lotéricas e igrejas. O próximo passo do Governo federal é sugerir o isolamento social, colocando em lados opostos a classe científica e autoridades de saúde e os seguidores do bolsonarismo.

    Primo de Mandetta, irmão prefeito da Capital e do senador Nelsinho Trad (PSD), que contraiu o coronavírus e ficou quatro dias internado, Fábio Trad fez desabafo emocionado no Twitter. “Isolamento vertical agora em que os índices de contaminação estão crescendo no Brasil? Isto é um crime. Autoridades que endossarem este absurdo serão coautores de homicídios. Crianças e jovens vão contaminar seus pais e avós – grupos de risco – em casa. Canalhas, canalhas!”, bradou o parlamentar, que é advogado e foi presidente da OAB/MS.

    “É preciso senso de cidadania para levantar a voz e dizer que isolamento vertical agora é crime. Não pode! Não pode porque isso vai ocasionar genocídio em relação da todas as pessoas do grupo de risco no Brasil”, gritou. Ele ressaltou, sem citar Mandetta, que quem adotar esta medida será “dolosamente homicida”.

    pic.twitter.com/74jMrbgEiZ

    — Fábio Trad (@f_trad) March 27, 2020

    Por outro lado, empresários, comerciantes e motoristas de aplicativo decidiram ir às ruas para pressionar Marquinhos a suspender a quarentena em Campo Grande. Na tarde de hoje, centenas de veículos participam de carreata, que começou no Aeroporto Internacional de Campo Grande e percorreram as principais vias da Capital.

    A Guarda Municipal e a Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito) bloquearam os acessos à prefeitura e acabaram gerando congestionamento no Centro. Eles fizeram buzinaço para pedir a reabertura do comércio na Capital.

    De manhã, em Dourados, de acordo com o Midiamax, a carreata para pedir a reabertura do comércio reuniu motocicletas, automóveis e até ônibus em uma extensão de cinco quilômetros.

    Nas redes sociais, a advogada Giselle Marques criticou a manifestação. “Parabéns ao prefeito de Campo Grande por ter coragem em enfrentar a insanidade de alguns que, de carro, protestam para ver os ônibus lotados com os mais pobres adoecendo”, criticou.

    A pressão de Bolsonaro já surgiu o efeito em Amambai e Rio Brilhante. Os prefeitos suspenderam a quarentena e determinaram a reabertura do comércio nesta sexta-feira.

    Na Capital, Marquinhos autorizou a reabertura de restaurantes e lotéricas. A Associação dos Bares e Restaurantes, devido à falta de clientes, 80% dos estabelecimentos vão continuar fechado, conforme o Correio do Estado.

    O prefeito também autorizou a volta dos cultos e missas presenciais na Capital a partir de segunda-feira. No entanto, a Arquidiocese de Campo Grande mantém suspensas as missas presenciais e toda as celebrações da Semana Santa. As igrejas evangélicas planejam retomar à atividade.

    Centenas de veículos participam de carreata e buzinaço na Capital (Foto: Kisie Ainoã/Campo Grande News)

    buzinaço pela reabertura do comércio covid19 fábio trad jair bolsonaro luiz henrique mandetta marquinhos trad mundo em pânico e brasil dividido pandemia do coronavírus

    POSTS RELACIONADOS

    Moraes manda polícia monitorar em tempo real o endereço de Bolsonaro

    BR 26/08/20252 Mins Read

    Simone integra comitiva para ampliar exportações para o México após tarifaço dos EUA

    MS 26/08/20253 Mins Read

    STF abrirá credenciamento para acompanhar julgamento de Bolsonaro

    BR 26/08/20252 Mins Read

    Pastor descarta uso político da Marcha para Jesus, mas usou página em ato contra Lula e STF

    MS 25/08/20254 Mins Read

    Leave A Reply

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    As Últimas

    Moraes manda polícia monitorar em tempo real o endereço de Bolsonaro

    BR 26/08/20252 Mins Read

    Lula critica atuação de Eduardo Bolsonaro nos EUA e defende cassação

    BR 26/08/20253 Mins Read

    Pollon diz que ‘motim’ foi ato político protegido pela imunidade parlamentar e acusa hipocrisia

    MS 26/08/20253 Mins Read

    Lula reafirma soberania e diz que Brasil não aceitará ofensas

    BR 26/08/20253 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.