O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»Programa “salva” 37 mil empregos, mas MS tem o pior abril da história com 6,9 mil demissões
    MS

    Programa “salva” 37 mil empregos, mas MS tem o pior abril da história com 6,9 mil demissões

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt27/05/20203 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Desde o início da pandemia, trabalhadores vivem drama de enfrentar longas filas nas agências de emprego (Foto: Arquivo/Leonardo França/Midiamax)

    O Benefício Emergencial impediu a demissão de 37,1 mil trabalhadores em Mato Grosso do Sul, que tiveram desde a redução de 25% até a suspensão integral do salário. No entanto, o programa não impediu o fechamento de 6.992 vagas no mercado de trabalho no Estado – o pior resultado para o mês de abril na história, segundo a Secretaria Especial de Previdência e Tralho do Ministério da Economia.

    [adrotate group=”3″]

    O novo Caged (Cadastro Geral de Emprego e Desemprego) reflete o impacto da pandemia do coronavírus em MS. Desde meados de março, quando prefeituras determinaram o fechamento do comércio e suspensão do setor de serviços, empresários não conseguiram acesso às linhas de financiamento anunciada pelo presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e passaram a demitir.

    Veja mais:

    Sem ajuda, comércio ameaça suspender salário de 50 mil e demitir 70 mil funcionários até sexta

    Sem vagas, trabalhadores lotam agências em busca de emprego e seguro-desemprego

    Fechado e parado, Paraguai teve oito mortes por Covid-19. Isolamento social fez sucesso em seis países

    Sondagem indica que 30% das empresas podem fechar as portas por causa de pandemia

    No entanto, graças ao Programa Emergencial do Emprego e Renda, a situação não foi pior no Estado. De acordo com o ministério, 37.160 trabalhadores aceitaram o acordo para manter o emprego. No País, 8,154 milhões fizeram o acordo, que foi desde a suspensão do recebimento do salário por dois meses (4,440 milhões) até redução de 25% (1,125 milhão), de 50% (1,430 milhão) e de 70% (991,6 mil).

    Em Mato Grosso do Sul, empresas demitiram 16.489 trabalhadores, mas contrataram 9.497 pessoas. Isso significa que foram fechadas 6.992 vagas no Estado no mês passado. A história do Caged, o mês de abril só teve resultado pior em 2014, com fechamento de 319 vagas, e 2009, com 314.

    No ano passado, conforme o ministério, o Estado tinha fechado o mês de abril com a abertura de 2,6 mil novas vagas no mercado de trabalho.

    Os números de empregos no mês de abril, conforme o Caged

    A volta do pesadelo do desemprego é uma péssima notícia para Mato Grosso do Sul. Desde a posse de Reinaldo Azambuja (PSDB) em 2015, o Estado fechou vagas no mercado de trabalho. A situação só reverteu no ano passado, com a abertura de 12.599 empregos – o primeiro resultado positivo na gestão tucana.

    O boom na geração de empregos se manteve no primeiro trimestre deste ano. De acordo com o Caged, no acumulado do ano, o Estado fechou o quadrimestre com 734 novos empregos, porque houve resultado positivo nos primeiros meses do ano. O Ministério da Economia mudou a sistemática de divulgação e não detalhou os dados do mês de março.

    No País, os setores mais atingidos pela crise foram o comércio e serviços. Este último inclui academias, salões de beleza, hotéis, restaurantes e bares, que voltaram a funcionar, mas precariamente devido ao risco de contágio do coronavírus.

    caged coviod-19 mercado de trabalho MS pandemia do coronavírus

    POSTS RELACIONADOS

    Rendimento mensal do trabalhador bate recorde e chega a R$ 3.378

    BR 28/03/20254 Mins Read

    Brasil criou 137,3 mil postos formais de trabalho em janeiro

    BR 26/02/20254 Mins Read

    Trabalho por conta própria exige mais horas de serviço, diz IBGE

    BR 15/02/20254 Mins Read

    Maioria das empresas está despreparada para receber pessoa deficiente

    BR 02/02/20255 Mins Read

    Leave A Reply

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    As Últimas

    Em debate sobre orçamento, Salineiro vai para cima de manifestante e é contido por vereadores

    Campo Grande 03/07/20253 Mins Read

    PF vai investigar empresas que não repassam redução dos combustíveis

    BR 03/07/20251 Min Read

    Secretaria da Mulher da Câmara aciona corregedoria após novos insultos a Marina

    BR 03/07/20253 Mins Read

    Brasil assume Mercosul com proposta de mais integração regional

    BR 03/07/20257 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.