O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»Com receita de R$ 76 mi no 1º tri, CCR apela à corte internacional contra redução no pedágio
    MS

    Com receita de R$ 76 mi no 1º tri, CCR apela à corte internacional contra redução no pedágio

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt13/06/20203 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Concessionária quer ficar com a BR-163, mas sem a obrigação de duplicá-la integralmente (Foto: Arquivo)

    Graças ao Tribunal Regional Federal da 1ª Região, que impediu a redução de 53,94% na tarifa do pedágio na BR-163, a MS Via fechou o primeiro trimestre deste ano com receita bruta de R$ 76,735 milhões. Para manter o faturamento milionário, a concessionária recorreu à arbitragem da Câmara de Comércio Internacional, com sede em Paris, para não cumprir a decisão a ANTT (Agência Nacional de Transporte Terrestre) e continuar cobrando o valor do preço determinado.

    [adrotate group=”3″]

    Do sonho de ver os 845 quilômetros da rodovia duplicada, a concessão se transformou em pesadelo para o sul-mato-grossense. Os motoristas são obrigados a pagar para trafegar pela via, a principal do Estado, mas sem as melhorias prometidas pela iniciativa privada. O grupo CCR quer receber para fazer a manutenção que era realizada de graça pelo DNIT (Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes).

    Veja mais:

    Mesmo sem duplicar 667 km em MS mesmo com licença ambiental, CCR ganha licitação na era Bolsonaro

    CCR quer manter concessão da 163, mas pede prazo maior e é contra duplicação de 100% da rodovia

    Receita com pedágio cai só 1%, mas CCR reduz investimento em 82% e tem prejuízo de R$ 55 mi

    A MS Via não cumpriu o contrato de concessão, que previa a duplicação da via em cinco anos, e recorreu à Justiça para não ser multada pelo órgão regulador. A agência encontrou outras irregularidades, como o pagamento a maior pela tarifa, e determinou a redução de 53,94% a partir de novembro do ano passado. Novamente, a Justiça Federal do Distrito Federal manifestou-se a favor da concessionária.

    Agora, a MS Via recorreu à Corte Internacional de Arbitragem, da Câmara do Comércio Internacional, contra a redução no valor da tarifa do pedágio. A empresa alega desequilíbrio econômico-financeiro do contrato de concessão e quer anular a decisão da ANTT, que obrigou redução do preço da tarifa pela metade. A decisão da corte internacional deverá ser cumprida pelas partes.

    Enquanto briga no exterior, a empresa mantém a concessão da BR-163 e o faturamento do pedágio. Conforme o balanço do primeiro trimestre deste ano, a receita bruta teve acréscimo de 1%, de R$ 76,010 milhões para R$ 76,735 milhões.

    O aumento ocorreu apesar da pandemia do coronavírus, que reduziu o número de veículos em 23% no mês de março deste ano. Conforme os auditores, também houve impacto da quebra na safra da soja e menor comercialização do milho em Mato Grosso do Sul.

    Apesar de todos os indicadores, houve queda de apenas 4,7% na receita com pedágio, de R$ 72,9 milhões para R$ 69,5 milhões. Uma boa notícia, pelo menos, foi a retomada dos investimentos em melhorias na rodovia, que teve acréscimo de 309%, de R$ 1,3 milhão para R$ 5,3 milhões.

    A companhia teve prejuízo de R$ 18,072 milhões no primeiro trimestre deste ano, contra o lucro de R$ 832 mil no mesmo período de 2019. No entanto, a queda ocorreu em decorrência da suspensão das obras de duplicação desde 2018. A MS Via paralisou as obras desde que houve suspensão no financiamento do BNDES.

    Pelo contrato de concessão assinado em março de 2014, a empresa deveria duplicar os 845 km da rodovia em cinco anos. A companhia só cumpriu o mínimo necessário, que era 10%, para iniciar a cobrança do pedágio. Em seis anos, a MS Via duplicou 150 quilômetros da rodovia.

    Apenas o usuário continua cumprindo sua parte no acordo, pagando a tarifa de pedágio, que sofreu reajuste por cinco anos consecutivos.

    balanço do primeiro trimestre de 2020 ccr ms via corte internacional de arbitragem duplicação da br-163 pandemia do coronavírus

    POSTS RELACIONADOS

    ANTT dá aval a reajuste de até 6,38% e pedágio para automóvel custa até R$ 10 na BR-163

    MS 04/06/20252 Mins Read

    Com novo nome, CCR vence leilão e ganha nova chance de frustrar usuários da BR-163 até 2054

    MS 22/05/20256 Mins Read

    Após “era de prejuízos”, MS Via expõe receita real com pedágio e tem lucro de R$ 21 milhões

    MS 13/05/20253 Mins Read

    Com 10 anos de atraso, deputados veem “erros” da CCR e cobram duplicação total da BR-163

    MS 17/04/20254 Mins Read

    Leave A Reply

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    As Últimas

    Tarifaço exclui 44,6% das exportações do Brasil para EUA, informa Mdic

    BR 31/07/20253 Mins Read

    Selo da Agricultura Familiar vira lei em Campo Grande para incentivar pequenos produtores

    Campo Grande 31/07/20252 Mins Read

    Petistas acusam Eduardo Bolsonaro atuar como terrorista: sabota o país para família ficar impune

    MS 31/07/20253 Mins Read

    Tesouro dos EUA procura Haddad para agendar reunião sobre tarifaço

    BR 31/07/20253 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.