O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»Em meio à pandemia, Mandetta cai e Bolsonaro sobe em pesquisa sobre eleições de 2022
    MS

    Em meio à pandemia, Mandetta cai e Bolsonaro sobe em pesquisa sobre eleições de 2022

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt24/07/20204 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Bolsonaro e Mandetta eram aliados e viraram desafetos durante a pandemia (Foto: Arquivo)

    Pesquisa do Instituto Paraná Pesquisa, divulgada pela revista Veja, joga ducha de água fria nas pretensões presidenciais do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (DEM). Em meio à maior pandemia da história, com 2,2 milhões de doentes e 84,2 mil mortes, o médico sul-mato-grossense caiu nas intenções de voto, enquanto o seu desafeto, o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) subiu e seria imbatível em 2022.

    [adrotate group=”3″]

    Outra notícia ruim para Mandetta é que o ex-ministro da Justiça e Segurança Pública, Sergio Moro, tem intenção de voto três vezes maior. Nesta semana, o ortopedista se lançou candidato a presidente da República, tendo Moro como candidato a vice, conforme divulgou o site O Antagonista.

    Veja mais:

    Mandetta bate Doria e Amoêdo e empata com Huck em pesquisa para presidente em 2022

    Bolsonaro ignora apoio de 76% e demite Mandetta por fazer a coisa certa contra o coronavírus

    TRF-3 mantém ex-ministro e senador réus pelo desvio de R$ 8,1 milhões do Gisa

    No cenário 3, Bolsonaro passou de 29,7% para 30,7%, enquanto os adversários encolheram, apesar da política nacional de combate ao coronavírus, que inclui a falta de um ministro da Saúde. O cargo está vago há mais de 100 dias, tocado por interino.

    O ex-prefeito de São Paulo, Fernando Haddad (PT), oscilou de 15,4% para 14,5% e Ciro Gomes (PDT) de 11,1% para 10,7%. Mesmo usando a TV Globo como vitrine, onde veicula o programa Caldeirão do Huck, e sendo astro de propagandas de várias marcas, Luciano Huck (sem partido) manteve estável, de 8,1% para 8,3%.

    Crítico ferrenho da política de Bolsonaro para combater a pandemia, Mandetta oscilou de 6,8% para 5,7%. No entanto, ele segue a frente de outras estrelas da política nacional, como o governador de São Paulo, João Doria (PSDB), com 4,6%, o banqueiro João Amôedo (Novo), 4,1%, e os governadores do Maranhã, Flávio Dino (PCdoB), com 1,6%, e do Rio de Janeiro, Wilson Wiltzel (PSC), com 0,9%.

    Conforme o Instituto Paraná, Mandetta é mais popular entre as mulheres, já que atinge 7,9%, contra 3,3% entre os homens. Por região, ele obtém 6,9% no Norte/Centro-Oeste e 6,8% no Sul, enquanto obtém opior índice no Nordeste, com 4,6%. No Sudeste, o médico ficou com 5,7%.

    Considerando-se o nível de escolaridade, o ex-ministro obteve o maior índice entre os eleitores com apenas o nível fundamental completo, 6,5%, contra 5,3% no médio, e 5,5% entre os brasileiros com nível superior.

    No entanto, indiferente dos índices, ex-ministro da Saúde entrou na mira do presidente. Em live nesta quinta-feira, Bolsonaro afirmou que Mandetta espalhou pânico nas entrevistas e passou mais tempo falando do que trabalhando.

    https://www.facebook.com/jairmessias.bolsonaro/videos/581649662717596
    Bolsonaro critica Mandetta a partir dos 14 minutos

    Cogitado por Mandetta como seu vice, o ex-juiz Sergio Moro desponta em segundo lugar no primeiro cenário pesquisado pelo Instituto Paraná, com 17,1%, contra 29% de Bolsonaro, 13,4% de Haddad, 9,9% de Ciro, 6,5% de Huck, 4% de Doria, 3,4% de Amôedo, 1% de Guilherme Boulos (PSOL) e de 0,7% de Wiltzel.

    Já no cenário com Lula, Moro fica em 3º, com 16,8%, contra 21,9% do ex-presidente e 37,5% de Bolsonaro. Na sequência, Ciro surge com 8,3%, Amôedo com 3,4%, Marina com 2,5%, Wiltzel com 0,9% e Boulos, com 0,7%.

    Além de crescer, conforme a publicação, Bolsonaro seria reeleito com facilidade caso o segundo turno fosse entre os dias 18 e 21 de julho deste ano. No caso da repetição da etapa complementar de 2018, ele bateria Haddad por 46,6% a 32%. A vitória contra Moro seria de 44,7% a 35%.

    O adversário mais difícil seria o ex-presidente Lula, com 36,4%, contra 45,6% de Bolsonaro. Nem Ciro, em campanha presidencial permanente, seria estorvo, já que pedetista seria derrotado por 48,1% a 31,1%. O massacre seria contra Doria, 51,7% a 23%.

    A pesquisa é hipotética. No entanto, ao retratar o momento da política brasileira, o levantamento mostra que Bolsonaro segue forte politicamente, mesmo diante de todas as trapalhadas, os escândalos, como o de Fabrício Queiroz, as interferências nos órgãos de combate à corrupção e de usar o cargo para defender os filhos.

    O presidente está com a covid-19. Apesar de vir se tratando com cloroquina, ele testou positivo pela terceira vez nesta semana. Mandetta e Moro estão proibidos de ocupar cargos públicos para cumprir a quarentena de seis meses imposta pela Comissão de Ética da Presidência da República. Apesar do fuzuê causado pela intenção de disputar a presidência, o ex-ministro da Saúde está de olho e trabalha para ser candidato a governador de Mato Grosso do Sul em 2022.

    eleições presidenciais 2022 instituto paraná pesquisa jair bolsonaro joão doria luiz henrique mandetta luiz inácio lula da silva

    POSTS RELACIONADOS

    Ovando tira culpa de Bolsonaro, PL ataca Lula e empresas já têm prejuízos com tarifaço de Trump

    MS 13/07/20254 Mins Read

    Sanção de Trump contra Brasil é chantagem política e mira o Brics

    BR 10/07/20257 Mins Read

    Tarifaço de Trump une petistas e tucanos, deixa Ovando desconfiado e isola bolsonaristas do PL

    MS 10/07/20254 Mins Read

    Brasil responderá tarifaço dos EUA com lei de reciprocidade, diz Lula

    BR 10/07/20253 Mins Read

    Leave A Reply

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    As Últimas

    Governo vai trabalhar para reverter taxação dos EUA, diz Alckmin

    BR 13/07/20254 Mins Read

    ECA 35 anos: Estatuto regulamentou direitos das crianças no Brasil

    BR 13/07/20259 Mins Read

    Ovando tira culpa de Bolsonaro, PL ataca Lula e empresas já têm prejuízos com tarifaço de Trump

    MS 13/07/20254 Mins Read

    Mega-Sena acumula e prêmio vai para R$ 46 milhões

    BR 13/07/20251 Min Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.