O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»Manobra de Bolsonaro racha o DEM e acaba com sonho de Mandetta disputar presidência
    MS

    Manobra de Bolsonaro racha o DEM e acaba com sonho de Mandetta disputar presidência

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt09/02/20214 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Ex-ministro da Saúde pode trocar o DEM pelo PSDB a convite de Doria e virar coadjuvante, de novo, na eleição presidencial (Foto: Arquivo)

    Manobra do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) rachou o DEM, partido do ex-presidente da Câmara dos Deputados, Rodrigo Maia, e implodiu o sonho do ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta, de disputar a presidência da República. Ele corre risco de ficar sem espaço até para disputar a sucessão de Reinaldo Azambuja (PSDB) no próximo ano.

    [adrotate group=”3″]

    Sem opção, Mandetta pode ser obrigado a acompanhar Maia no PSDB e ser coadjuvante da candidatura do governador de São Paulo, João Doria. O tucano trabalha para expulsar o ex-senador Aécio Neves do ninho, réu em diversas ações de corrupção no Supremo Tribunal Federal, e tirar todos os parlamentares do PSDB ligados a Bolsonaro.

    Veja mais:

    Mandetta perde brilho e cai de 4º para último lugar em pesquisa para presidente da República

    Pesquisa põe Mandetta em 4º na disputa presidencial e na frente de Doria e Ciro Gomes

    Mandetta supera Bolsonaro em eventual confronto no 2º turno, aponta Atlas Político

    A filiação de Mandetta ao PSDB faz parte dos planos de Doria, conforme revelou nesta segunda-feira (8) o portal UOL, da Folha de São Paulo. A eventual migração do ex-ministro para o ninho tucano o deixaria sem espaço para disputar um cargo majoritário em 2022.

    O PSDB bateu o martelo para lançar a candidatura a governador do secretário estadual de Governo e Gestão Estratégica, Eduardo Riedel. O pecuarista e ex-presidente da Famasul deve até trocar de pasta para ganhar viabilidade eleitoral. Os tucanos planejam transferi-lo para a Secretaria de Infraestrutura, no lugar do vice-governador Murilo Zuaith (DEM), que virou desafeto de Reinaldo.

    Riedel vai para o cargo que deu projeção eleitoral para o Delcídio do Amaral. Ele conseguiu se eleger senador pelo PT em 2002 apesar de ser desconhecido no Estado. O empresário Marcelo Miglioli quase repetiu a trajetória, mas esbarrou no apoio do governador ao ex-prefeito Nelsinho Trad (PSD) e na surpresa das urnas, Soraia Thrniecke (PSL), embalada pela onda bolsonarista.

    Sem espaço para ser o candidato a governador, Mandetta teria a opção de disputar o Senado. A única vaga em disputa será a de Simone Tebet (MDB), enfraquecida após perder a disputa pela presidência do Senado para Rodrigo Pacheco (DEM). No entanto, o governador poderá tentar a vaga, caso avalie que a sua popularidade continua intacta apesar da Operação Vostok.

    O ex-ministro da Saúde já foi claro em várias ocasiões que não pensa em  voltar para a Câmara dos Deputados. Ele nem chegou a disputar a reeleição em 2018.

    A opção de disputar o Governo do Estado pelo DEM vai ficar complicado caso o partido decida apoiar a reeleição de Bolsonaro. Dois democratas são cotados para a vaga de vice, a ministra da Agricultura, Tereza Cristina, e o ex-prefeito de Salvador e presidente nacional da sigla, Antônio Carlos Magalhães Neto, o ACM Neto.

    Apesar de pontuar nas pesquisas para a presidência da República, Mandetta não era cotado nem para ser candidato no grupo de Maia. Em entrevista aos jornais Valor e Folha de São Paulo, o ex-presidente da Câmara revelou que o candidato seria o apresentador da TV Globo, Luciano Huck, que usa a emissora da família Marinho para se projetar nacionalmente, uma espécie de horário eleitoral fora de época.

    Caso Mandetta decida se filiar ao PSDB, o partido já conta com três pré-candidatos: Doria, Huck e o governador do Rio Grande do Sul, Eduardo Leite. Eles foram citados pelo ex-presidente Fernando Henrique Cardoso, uma espécie de guru tucano, pelo próprio Doria e pelo senador Tasso Jeressaiti.

    A crise no DEM começou com a manobra de Bolsonaro, que trocou emendas pelo apoio à candidatura à presidência da Câmara dos Deputados, de Arthur Lira (PP). Ele acabou obtendo o apoio da maior parte dos democratas no legislativo.

    Com a estratégia, o presidente da República impôs uma derrota acachapante a Rodrigo Maia, seu desafeto, e inviabilizou Mandetta, que vinha mantendo a postura de oposição da Bolsonaro.

    A última opção do ex-ministro da Saúde poderia ser o PSD, mas a sigla já conta com candidato natural ao Governo. Nelsinho Trad vem trabalhando diuturnamente pela candidatura. Em caso de desistência, o partido ainda conta com o prefeito Marquinhos Trad (PSD), que venceu a eleição no primeiro turno sem o apoio dos caciques.

    O sonho de Mandetta virar presidente, por enquanto, não durou um verão. Pelo menos, no atual momento, a candidatura naufragou.

    Rodrigo Maia e Mandetta devem deixar o DEM para continuar fazendo oposição a Bolsonaro (Foto: Arquivo)

    ACM neto dem eleições 2022 jair boslonaro joão doria luiz henrique mandetta reinaldo azambuja senado

    POSTS RELACIONADOS

    “Teste drive” em São Paulo, Simone deixa boa impressão em jantar com os maiores empresários

    MS 13/09/20252 Mins Read

    Simone e Capitão Contar ameaçam favoritismo de Nelsinho e Reinaldo, aponta Real Time

    MS 11/09/20253 Mins Read

    Reinaldo lidera Senado; Gerson, Vander e bolsonaristas ameaçam Nelsinho, diz Ranking

    MS 09/09/20255 Mins Read

    Simone supera Haddad e Eduardo Bolsonaro e lidera pesquisa no Senado em São Paulo

    MS 08/09/20252 Mins Read

    Leave A Reply

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    As Últimas

    STF valida alta programada e fim automático de auxílio-doença do INSS

    BR 13/09/20252 Mins Read

    “Teste drive” em São Paulo, Simone deixa boa impressão em jantar com os maiores empresários

    MS 13/09/20252 Mins Read

    Lula lembra covid e diz que saúde não tem esquerda ou direita

    BR 13/09/20253 Mins Read

    Famoso por explorar miséria e assistencialismo, Tatá detona gás de graça para 159 mil famílias

    MS 13/09/20253 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.