O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»Ex-diretor do Detran é “sócio oculto” de empresa que aprova carro irregular em vistoria
    MS

    Ex-diretor do Detran é “sócio oculto” de empresa que aprova carro irregular em vistoria

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt06/04/20213 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    MPE pede concessão de liminar para descredenciar empresa de vistoria no Detran (Foto: Arquivo/Midiamax)

    O ex-diretor do Departamento Estadual de Trânsito, Nelson Gonçalves Lemes, é sócio oculto e real proprietário da Focar Vistoria Veicular Eireli-ME, que foi flagrada aprovando carro irregular em vistoria. Em ação civil pública, o Ministério Público Estadual pediu a concessão de liminar para impedir que a empresa continue realizando vistoria para o órgão de trânsito.

    [adrotate group=”3″]

    De acordo com o promotor Humberto Lapa Ferri, “novas investigações indicaram esquema irregular (e criminoso) para ludibriar o poder público, mediante utilização de terceiros no quadro societário”.

    Veja mais:

    TRF3 manda à Justiça estadual inquérito sobre desvio no Detran e propina a filho de Reinaldo

    Juiz quebra sigilo bancário e fiscal de herdeiro tucano, genro de delator e mais 13 acusados

    A denúncia chegou a ser arquivada pelo MPE. No entanto, dias depois, houve a revelação de que a empresa deu ok na vistoria de um carro com motor fundido. Em vídeo gravado, o Midiamax mostrou que o carro foi aprovado na suposta vistoria sem ter nenhum dos equipamentos elétricos, como luzes de sinalização funcionando.

    Ao retomar a investigação, Ferri descobriu que a Forcar estava em nome de laranja, no caso, Antônio Gregório Filho. O real proprietário seria Lemes, que foi diretor de Registro e Controle de Veículos do Detran até 1º de julho de 2014, na gestão de André Puccinelli (MDB). Ele foi responsável pela portaria regulamentando o credenciamento de vistoriadoras, publicada quatro dias antes de deixar o cargo, em 27 de junho de 2014.

    Em depoimentos ao MPE, Gregório e Nelson negaram a informação de que o ex-diretor do Detran era sócio oculto da Focar. Com autorização da Justiça, a promotoria desencadeou a Operação Vistoria, na qual apreendeu documentos que desmontaram a versão. Nelson Gonçalves Lemes tinha contrato de gaveta em que aparece como dono de 70% da empresa.

    O promotor citou ainda procuração de Gregório, na qual dava amplos poderes para Daniel Gonçalves Lemes, filho do ex-diretor do órgão de trânsito, para gerir e administrar a empresa. Convocados novamente pelo promotor, os dois confirmaram o sócio oculto.

    Mesmo sabendo das irregularidades, o atual presidente do Detran, Rudel Trindade, renovou o credenciamento da Focar Vistoria Veicular no dia 6 de julho do ano passado. Como o órgão de trânsito não acatou a recomendação do MPE, o promotor recorreu à Justiça no dia 30 de março deste ano para pedir a concessão de liminar para descredenciar a empresa.

    Pela legislação, empresa com sócio oculto não pode ser credenciada para realizar vistoria. Até houve a venda de parte das ações de Nelson para Maurício Raimundo Pinheiro Delmondes, que também não poderia ser sócio por ser despachante. Ele acabou desistindo do negócio.

    O pedido de tutela de urgência será analisado pelo juiz Ariovaldo Nantes Corrêa, da 1ª Vara de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos.

    1ª vara de direitos difusos coletivos e individuais homogêneos detran-ms focar vistoria veicular nelson gonçalves lemes promotor humberto lapa ferri rudel trindade júnior sócio oculto

    POSTS RELACIONADOS

    Perto do prazo final, Fiems faz pedido urgente de mais 120 dias para coleta do lixo de grandes geradores

    Campo Grande 29/07/20253 Mins Read

    Solurb suspende coleta dos grandes geradores no dia 1º e valor de serviço dobra na Capital

    MS 26/07/20253 Mins Read

    Subordinada à prefeita, Agetran pede para juiz livrar Adriane das duas multas de trânsito

    MS 23/07/20254 Mins Read

    Pais de autistas acusam Adriane de desmantelar educação inclusiva e querem anular seletivo

    MS 04/07/20255 Mins Read

    Leave A Reply

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    As Últimas

    Justiça manda Deltan pagar R$ 135 mil a Lula por caso do PowerPoint

    BR 29/07/20253 Mins Read

    Desembargador mantém suspenso reajuste de 94% no salário do prefeito e vice de Naviraí

    MS 29/07/20253 Mins Read

    Perto do prazo final, Fiems faz pedido urgente de mais 120 dias para coleta do lixo de grandes geradores

    Campo Grande 29/07/20253 Mins Read

    Brasil está conversando “com reserva” com Estados Unidos, diz Alckmin

    BR 29/07/20252 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.