O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»STF se prepara para julgamento da polêmica “Reforma da Previdência” de Reinaldo
    MS

    STF se prepara para julgamento da polêmica “Reforma da Previdência” de Reinaldo

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt28/06/20213 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Reforma foi aprovada pelos deputados sendo escoltados pelo Batalhão de Choque da PM (Foto: Arquivo)

    O Supremo Tribunal Federal deverá pautar no segundo semestre deste ano o julgamento da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADI 5.843), que pede a anulação de pontos fundamentais da “Reforma da Previdência” do governador Reinaldo Azambuja (PSDB). A audiência será marcada pelo relator do pedido, ministro Ricardo Lewandowski.

    [adrotate group=”3″]

    Protocolada em 6 de dezembro de 2017, a ADI estava parada desde 23 de julho do ano passado, quando o ministro aceitou a inclusão da Adepol (Associação dos Delegados da Polícia Civil de Mato Grosso do Sul) como “amicus curiae”, amigos da corte, no processo. A inconstitucionalidade da proposta foi solicitada pela Associação Nacional das Entidades Representativas de Policiais Militares e Bombeiros Militares (ANERMB) e pela Confederação dos Servidores Públicos do Brasil (CSPB).

    Veja mais:

    Novo procurador-geral diz que “Reforma da Previdência” de Reinaldo é inconstitucional

    Reforma de Reinaldo não reduz déficit e agrava crise fiscal, alerta ministério

    STF decide apressar julgamento contra a reforma da previdência de Reinaldo

    Com ajuda de aliados de André, Reinaldo aprova reforma da previdência e garante 13º

    Na quinta-feira (24), o ministro aceitou a inclusão como “amicus curiae” no processo da AOFMS (Associação dos Oficiais Militares Estaduais de Mato Grosso do Sul). “Cabe ao relator a análise do binômio relevância – representatividade, juntamente com a avaliação dos benefícios potencialmente auferíveis dessa participação, bem como a delimitação de seus poderes. Assim, considerando tais premissas e louvando o interesse demonstrado, defiro a habilitação, como amicus curiae, da Associação dos Oficiais Militares Estaduais do Estado de Mato Grosso do Sul- AOFMS, por entender que os argumentos apresentados estão contemplados na exordial desta ação objetiva”, afirmou o magistrado.

    A Procuradoria-Geral da República e a AGU (Advocacia-Geral da União) emitiram pareceres de que a proposta de Reinaldo, aprovada pela Assembleia Legislativa, é inconstitucional e deve ser anulada. O principal ponto foi a criação da alíquota de 14% acima do valor pago pelo teto do sistema geral de previdência. Abaixo deste valor, o Governo mantinha os 11%.

    “O Supremo Tribunal Federal, na direção do decidido na ADI 2.010-MC/DF, possui firme jurisprudência no sentido da inconstitucionalidade da fixação de alíquota progressiva para contribuição previdenciária de servidor público, o que depende de expressa autorização constitucional, inexistente no caso, e por afrontar o princípio da vedação à utilização de tributo com efeito de confisco”, alegou o MPF.

    O tucano já teve decisão favorável no STF em medida polêmica. Os ministros consideraram constitucional a redução de 32,5% nos salários de 9 mil professores temporários da rede estadual de ensino, aprovada em julho de 2019.

    adepol-ms aofms ministro ricardo lewandowski oab-ms reforma da previdência ms reinaldo azambuja STF

    POSTS RELACIONADOS

    Cid confirma que Bolsonaro presenciou apresentação de minuta golpista

    BR 09/06/20253 Mins Read

    STF começa a ouvir nesta segunda réus do núcleo 1 da trama golpista

    BR 09/06/20253 Mins Read

    Por unanimidade, STF nega recurso e mantém condenação de Zambelli

    BR 06/06/20254 Mins Read

    Fuga de deputada: petista vê novela animada e bolsonarista diz que rasgaram a Constituição

    MS 06/06/20252 Mins Read

    Leave A Reply

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    As Últimas

    Cid: Bolsonaro buscava fraude nas urnas para justificar intervenção

    BR 09/06/20253 Mins Read

    MPE cobra suspensão de repasses à FFMS mesmo com acordo para pagamento de R$ 128 mil

    MS 09/06/20254 Mins Read

    Cid confirma que Bolsonaro presenciou apresentação de minuta golpista

    BR 09/06/20253 Mins Read

    Câmara vai declarar perda do mandato de Zambelli, diz Motta

    BR 09/06/20254 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.