O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»Rosa Weber envia à Justiça estadual inquérito sobre posse de arma contra Trutis e assessor
    MS

    Rosa Weber envia à Justiça estadual inquérito sobre posse de arma contra Trutis e assessor

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt15/10/20214 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Ministra Rosa Weber enviou inquérito sobre armas apreendidas na operação para Justiça estadual (Foto: Roberto Jayme/ Ascom /TSE)

    A ministra Rosa Weber, do Supremo Tribunal Federal, determinou o encaminhamento à Justiça estadual o inquérito sobre posse ilegal de arma de fogo de uso restrito e permitido contra o deputado federal Loester Trutis (PSL), o assessor e um amigo. Apenas os supostos crimes descobertos durante a Operação Tracker, deflagrada no dia 12 de novembro do ano passado, serão julgados por uma das varas criminais de Campo Grande.

    [adrotate group=”3″]

    Somente após a juntada dos depoimentos do assessor, Ciro Nogueira Fidelis, e do próprio deputado, a relatora vai decidir sobre o pedido de indiciamento de Trutis por posse ilegal de arma, falsa comunicação de crime e disparos de arma de fogo.

    Veja mais:

    PGR denuncia Trutis ao Supremo por três crimes por forjar o próprio atentado a bala

    PF conclui que Loester Trutis cometeu quatro crimes e pede indiciamento ao Supremo

    PF conclui que Trutis repetiu Artuzi, 12 anos depois, e simulou atentado a bala com assessor

    Em despacho publicado nesta quinta-feira (14), a magistrada determina “remessa de cópia integral destes autos e de seus apensos a uma das Varas Criminais da Justiça Estadual de Mato Grosso do Sul – Comarca de Campo Grande, competente para o processamento e julgamento das condutas fortuitamente descobertas no dia 12 de novembro de 2020, por ocasião do cumprimento dos mandados de busca e apreensão expedidos na Petição nº 9077”.

    Na ocasião, a PF apreendeu duas pistolas da marca Taurus, calibres 9 milímetro e 357, e um fuzil T4 calibre 556 em poder do parlamentar. A posse deste último levou à prisão de Trutis. Ele acabou sendo liberado pela ministra Rosa Weber porque a mudança na legislação em 2019 não considerou mais a posse de fuzil crime com prisão sem direito a fiança.

    Em decorrência da Operação Tracker, o delegado Glauber Fonseca de Carvalho Araújo recomendou o indiciamento do deputado pelos crimes de posse de arma de uso permitido (artigo 12 da Lei 10.826/03), que prevê pena de um a três anos de prisão, e pela posse de arma de uso restrito (art. 16 da Lei 10.826/03), com punição de três a seis anos de reclusão. Além desses artigos, Fidelis e Jovair poderiam responder pelo artigo 29 do Código Penal.

    A ministra deve livrar o irmão do deputado, Alberto Carlos Gomes de Souza, com a proposta de acordo de não persecução penal. Para sacramentar a proposta, ela determinou a requisição das certidões de antecedentes criminais à Justiça estadual e à Justiça Federal da 3ª Região.

    Rosa Weber também determinou que o delegado Glauber Araújo envie, em 10 dias, “os autos da transcrição dos depoimentos ou das mídias de gravação das oitivas mencionadas às fls. 424 (CIRO NOGUEIRA) e 1.161-verso2 (LOESTER, nova oitiva)”.

    Trutis contestou a investigação da PF e fez duras críticas à corporação. Antes de ser alvo, ele gravava vídeos com elogios à atuação dos policiais federais no combate à corrupção.

    O deputado alegou que foi vítima de atentado a bala na madrugada do dia 16 de fevereiro do ano passado, quando se deslocava para Sidrolândia. Uma caminhonete L200, azul escura e com placas final 18, teria lhe alcançado e efetuado vários disparos. Na época, ele garantiu que só não foi morto porque estava armado e reagiu ao ataque.

    Em um trabalho minucioso, os policiais federais refizeram a trajetória de Trutis desde às 4h20, quando saiu da casa no Bairro São Bento, até o local onde efetivamente teriam ocorrido os disparos. Dois carros foram considerados suspeitos no trajeto e os condutores foram ouvidos na PF. Um era motorista de aplicativo e provou estar realizando transporte de passageiros. O outro ia para propriedade rural.

    Os policiais federais usaram o GPS do veículo para refazer o trajeto do deputado. Ele e Ciro teriam transitado devagar na rodovia em busca de estrada vicinal sem movimento para simular o atentado. Câmeras da JBS, de uma transportadora e da PRF confirmaram o trajeto e os três veículos que circularam no mesmo horário na BR-060, conforme a PF.

    Atualmente no PSL, Trutis deverá deixar o partido na abertura da janela partidária em março. A presidente da sigla, senadora Soraya Thronicke, afirmou que o parlamentar não será bem-vindo à União Brasil, a ser formada a partir da união com o DEM. Ele deverá se filiar ao partido do presidente Jair Bolsonaro.

    Ministra pediu cópia do novo depoimento do deputado para decidir sobre o pedido do MPF para indiciá-lo por três crimes (Foto: Arquivo)

    ciro nogueira fidelis loester trutis operação tracker pf posse ilegal de arma de fogo rosa weber STF

    POSTS RELACIONADOS

    STF pode condenar em agosto duas mulheres bolsonaristas de MS pelos atos de 8 de janeiro

    MS 29/06/20253 Mins Read

    PF prende prefeito de Palmas por vazamento de investigação sigilosa do STJ

    BR 27/06/20253 Mins Read

    STF decide que redes devem ser responsabilizadas por conteúdos ilegais

    BR 26/06/20254 Mins Read

    Em acareação, Braga Netto chama Cid de “mentiroso”, diz advogado

    BR 24/06/20254 Mins Read

    Leave A Reply

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    As Últimas

    Lula propõe tornar 2 de julho Dia da Consolidação da Independência

    BR 01/07/20252 Mins Read

    Moraes veta depoimentos de filhos de Bolsonaro na trama golpista

    Campo Grande 01/07/20252 Mins Read

    Governo lança Plano Safra de R$ 516,2 bilhões para agronegócio

    BR 01/07/20256 Mins Read

    Em meio à crise na saúde, 22 postos começam a atender em horário reduzido na Capital

    Campo Grande 01/07/20253 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.