O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»Reinaldo nomeia Raslan e TJ continua com duas mulheres entre 35 desembargadores
    MS

    Reinaldo nomeia Raslan e TJ continua com duas mulheres entre 35 desembargadores

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt16/12/20213 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Formado em Direito pela FUCMAT (atual UCDB), Raslan ingressou no MPE em 1995 e foi promovido a procurador em 2016. Ele chega ao TJ aos 52 anos de idade e é autor de livros e professor universitário (Foto: Arquivo)

    As mulheres continuam em segundo plano e sem espaço nos poderes de Mato Grosso do Sul. O governador Reinaldo Azambuja (PSDB) nomeou, nesta quinta-feira (16), o procurador Alexandre Lima Raslan, 52 anos, primeiro colocado na lista tríplice, para a vaga da desembargadora Tânia Garcia de Freitas Borges. Com a decisão, o plenário da corte continua totalmente composto por homens, já que são apenas duas mulheres entre os 35 desembargadores.

    [adrotate group=”3″]

    Com a decisão do governador, as mulheres perdem espaço na mais alta corte do Poder Judiciário sul-mato-grossense. Com a aposentadoria compulsória determinada pelo CNJ (Conselho Nacional de Justiça) da desembargadora Tânia Borges, só duas mulheres integram o tribunal: as desembargadoras Dileta Terezinha Souza Thomaz e Elizabete Anache.

    Veja mais:

    TJ exclui Jaceguara e define lista tríplice para disputar vaga da desembargadora Tânia Borges

    Supremo nega liminar e CNJ retoma julgamento sobre punir Tânia Garcia com aposentadoria

    Punida com aposentadoria, desembargadora recorre ao STF para anular sentença do CNJ

    A lista enviada ao tucano pelo TJMS só tinha uma mulher: a procuradora Esther Sousa de Oliveira, que ficou em 2º lugar com 30 votos. O terceiro colocado foi o procurador Antônio Siufi Neto, com 18 votos.

    Desde o início, Raslan era o favorito entre os desembargadores para integrar o tribunal na vaga do quinto constitucional destinada ao Ministério Público Estadual. O ex-procurador-geral de Justiça, Paulo Cezar dos Passos, tinha articulado para indicar Jaceguara Dantas Silva, mas ela acabou ficando fora da lista ao figurar em 4º lugar entre os mais votados.

    Esta é a segunda derrota para as mulheres neste fim de ano. No mês passado, as advogadas Giselle Marques e Rachel Magrini perderam a oportunidade de fazer história ao serem derrotadas pelo advogado Bitto Pereira na disputa pela presidência da OAB/MS (Ordem dos Advogados do Brasil, seccional de Mato Grosso do Sul).

    Se perdem espaço quando a disputa é política ou indicação política, as mulheres ganham espaço quando entram na disputa pelo mérito. Isso pode ser constatado nos concursos da magistratura. Dos atuais 13 juízes substitutos do TJMS, seis (46%) são do sexo feminino. O mesmo ocorre entre os magistrados da entrância especial: dos 97 juízes, 28 (28,8%) são do sexo feminino.

    A próxima lista, para definir a vaga de desembargador no quinto constitucional do MPE criada por lei aprovada neste ano, terá mais chance de indicar uma mulher. A expectativa é de que a lista seja composta por Jaceguara, Esther Sousa de Oliveira e pela promotora Sara Francisco Ricarte.

    O TJMS vai selecionar um integrante de seus quadros para a vaga de desembargador, a 37º. Além disso, outra oportunidade será a vaga a ser aberta será ocupada pelo indicado pela OAB/MS. O desembargador Claudionor Miguel Abss Duarte se aposenta em agosto, quando completa 75 anos.

    Com a vitória de Bitto, o mais cotado é o secretário estadual de Fazenda, Felipe Matos, favorito de Reinaldo. Ele fez parte do escritório do advogado Rodrigo Souza e Silva, filho do governador e que dispensa apresentações.

    Onde prevalece a indicação política, mulheres só ocupam duas das 35 vagas de desembargadores. No concurso da magistratura, chegam a quase metade das vagas (Foto: Arquivo)

    alexandre lima raslan desembargadora Tânia garcia de freitas borges mulheres perdem espaço no tjms oab-ms reinaldo azambuja tjms

    POSTS RELACIONADOS

    Viúva quer R$ 3,6 mi pela morte de marido em plantão caótico do PS superlotado na Santa Casa

    MS 26/07/20256 Mins Read

    Eduardo Bolsonaro contraria o pai e sinaliza apoio a Pollon no Senado em 2026

    MS 23/07/20253 Mins Read

    Ex-deputado perde chefia de cartório pela 2ª vez após TJ identificar novos desvios

    MS 22/07/20253 Mins Read

    Uma década após desvio de R$ 2,7 mi na compra de uniformes, julgamento termina em setembro

    MS 22/07/20254 Mins Read

    1 comentário

    1. Pingback: Reinaldo nomeia 2ª colocada e Jaceguara Dantas será a 3ª desembargadora do TJMS - O Jacaré

    Leave A Reply

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    As Últimas

    Atores brasileiros defendem regulamentação de plataformas de streaming

    BR 26/07/20257 Mins Read

    Beto Pereira critica pressa do Governo em ressarcir valores desviados aos aposentados

    MS 26/07/20253 Mins Read

    Saiba quanto o trabalhador receberá de lucro do FGTS

    BR 26/07/20254 Mins Read

    Bolsonaristas marcam buzinaços, motociatas e manifestações contra STF na Capital e Dourados

    MS 26/07/20253 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.