O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»Após Energisa ignorar Procon, deputado quer proibir punição dupla, protesto e corte de luz
    MS

    Após Energisa ignorar Procon, deputado quer proibir punição dupla, protesto e corte de luz

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt01/02/20223 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Energisa não atendeu recomendação e Procon deve discutir com TJ sobre protesto de consumidor com conta em atraso (Foto: Arquivo)

    Após a Energisa ignorar a recomendação do Procon, de suspender o protesto em cartório dos clientes com contas em atraso a partir do 5º dia, projeto de lei na Assembleia Legislativa tem o objetivo de proibir a punição dupla do consumidor. Pela proposta, concessionárias de energia e água não poderão adotar dois punições em caso de inadimplência.

    [adrotate group=”3″]

    No entanto, a tarefa não vai ser fácil considerando-se o poder e a influência exercida pela Energisa no legislativo estadual. No ano passado, a proposta do deputado estadual João Henrique Catan (PL) de considerar abusivo o protesto em cartório não passou pela CCJ (Comissão de Constituição e Justiça).

    Nesta quarta-feira (2), retomada do ano legislativo, ele vai apresentar novo projeto de lei para proibir a ação cumulativa, de suspensão no fornecimento do serviço e ainda o protesto em cartório. Além disso, a empresa tem direito, conforme a legislação vigente, de cobrar correção monetária e multa de até 2% do valor da conta em atraso.

    “Eu não posso me conformar ao me deparar com o que está acontecendo com o nosso consumidor, que além de ter o serviço – energia ou água – cortado sofre, ao mesmo tempo, protesto em cartório por conta do atraso no pagamento. Isso só serve para alimentar um sistema de sobretaxas ao cliente que já está em dificuldade financeira em razão do período pandêmico”, afirmou o liberal.

    “Quem deixa de pagar uma conta de energia ou água o faz porque tem que escolher entre honrar este compromisso ou levar alimento para a casa dela. É preciso analisar o contexto no qual vivemos estes últimos dois anos. Esta dupla punição é inadmissível e cabe a mim, como legislador, acabar com ela”, justificou.

    De acordo com pesquisa nacional, houve aumento no número de consumidores que deixaram de pagar a conta de luz em dia para comprar alimentos básicos para o sustento da família. Muitos estão optando pela compra de arroz e feijão. Para aterrorizar esses clientes, a Energisa passou a protestar em cartório, que acaba elevando o valor da conta em até 50%.

    O Procon chegou a notificar a concessionária para suspender o protesto em cartório. De acordo com o superintendente do órgão, Marcelo Salomão, a empresa informou, por meio de ofício, que tem respaldo legal, uma lei de 1997, e que não iria suspender a prática. Ele classificou a medida como abusiva.

    Em decorrência da Energisa manter o protesto em cartório, Salomão pretende discutir o assunto com a Corregedoria do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, responsável pelos cartórios extrajudiciais. Ele só está esperando o juiz auxiliar, que está com covid-19, retornar à atividade para marcar a reunião.

    O poder da Energisa fica evidente quando a Assembleia Legislativa não conseguiu tocar uma CPI para investigar a concessionária. O trabalho dos deputados parou na tentativa de realizar perícia em 200 medidores para verificar se havia fraude para prejudicar o consumidor.

    Deputado tenta quebrar proteção a concessionária no legislativo e apresenta projeto para proibir punição dupla (Foto: Arquivo)

    assembleia legislativa corte de luz e água direitos do consumidor energisa joão henrique catan procon projeto de lei protesto em cartório tjms

    POSTS RELACIONADOS

    Tapa-buracos: Juiz aponta envolvimento de Nelsinho e marca julgamento na ação de R$ 315 mi

    MS 25/08/20254 Mins Read

    Escritura de imóvel em MS é a 3ª mais cara do País e 402% maior que no Paraná, diz estudo

    MS 23/08/20252 Mins Read

    CNJ vê “gravidade dos fatos” e mantém afastamento de quatro desembargadores

    MS 19/08/20254 Mins Read

    Desembargador nega pela 2ª vez reajuste de 94% no salário de prefeito bolsonarista

    MS 14/08/20253 Mins Read

    Leave A Reply

    Você precisa fazer o login para publicar um comentário.

    As Últimas

    Senado aprova projeto contra adultização de crianças na internet

    BR 27/08/20253 Mins Read

    Lula assina decreto da TV 3.0; novo sistema deve começar em 2026

    BR 27/08/20254 Mins Read

    Lula assina recondução de Gonet como procurador-geral da República

    BR 27/08/20252 Mins Read

    Rui Costa: revisão de tabela do IR movimentará a economia do país

    BR 27/08/20254 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.