O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»Inelegível, Zeca retira candidatura e PT busca outro nome para garantir palanque a Lula em MS
    MS

    Inelegível, Zeca retira candidatura e PT busca outro nome para garantir palanque a Lula em MS

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt06/04/20224 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Zeca do PT alega motivos pessoais e deixa PT sem nome forte para a disputa do Governo em MS (Foto: Arquivo)

    Com os direitos políticos suspensos, o ex-governador Zeca do PT desistiu de retornar à política e disputar o Governo de Mato Grosso do Sul pela 4ª vez. Sem a sua principal estrela, que tinha dois dígitos nas pesquisas, o PT busca outro nome, que pode ser novo ou repetir o nome do ex-prefeito de Mundo Novo, Humberto Amaducci (PT), para garantir um palanque para o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva em Mato Grosso do Sul.

    [adrotate group=”3″]

    Logo após o desempenho frustrante na disputa do Senado em 2018, o ex-governador chegou a anunciar a aposentadoria da política. Em 2020 Zeca insinuou que poderia ser candidato a prefeito no interior, onde teve bom desempenho na eleição anterior, e cogitou disputar em Sidrolândia ou Bela Vista.

    Veja mais:

    Principal estrela do PT, Zeca continua inelegível e candidatura depende de julgamento no STJ

    Apesar de PT e PV discutirem federação, Zeca e Bluma mantém candidaturas a governador

    Zeca do PT reza por aliança entre Lula e Alckmin e admite ser vice de Marquinhos em 2022

    Com a reabilitação de Lula, que teve as condenações anuladas pelo Supremo Tribunal Federal e passou a liderar as intenções de votos para a presidência da República, o petista ficou animado e anunciou o retorno à arena para disputar a sucessão de Reinaldo Azambuja (PSDB).

    No entanto, Zeca ainda depende da anulação de um acórdão do Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul, relatado pelo desembargador Sérgio Martins, que o condenou por improbidade administrativa na farra da publicidade. A defesa do ex-governador alega que houve uma série de irregularidades e recorreu ao Superior Tribunal de Justiça para anular a decisão e voltar a ficar ilegível.

    Como não há previsão de quando o processo será julgado no STJ, Zeca teria alegado “razões pessoais” para desistir da disputa. “A Executiva Estadual do PT, reunida nesta terça-feira (5), foi informada que o ex-governador Zeca do PT, por razões pessoais, está retirando sua pré-candidatura ao Governo do Mato Grosso do Sul”, informou a direção do partido.

    O deputado estadual Amarildo Cruz (PT) informou que o partido conta com vários nomes que podem substituir Zeca, como os dois deputados estaduais (ele e Pedro Kemp) e o deputado federal Vander Loubet, sobrinho de Zeca. Outra opção, conforme o parlamentar, é Amaducci, que já disputou o Governo em 2018.

    Outra opção, conforme o deputado, seriam os advogados Tiago Botelho e Giselle Marques, que são pré-candidatos ao Senado. Professor universitário e representante de Dourados, Botelho reafirmou que será candidato a senador. Giselle disse que o assunto ainda está sendo analisado.

    O principal obstáculo para Amaducci foi que ele perdeu a disputa da prefeitura de Mundo Novo em 2020. O revés deveria ser considerado caso o partido queira garantir um palanque competitivo e não apenas figurativo para Lula.

    Botelho defende que o PT busca um nome entre os partidos que vão construir a federação nas eleições deste ano, como o PV e o PCdoB. Os verdes contam com o ex-vereador da Capital, Marcelo Bluma, que poderá ser o candidato a governador.

    Outra opção é um aliança com um partido que apoie Lula em nível nacional. O PSB deverá indicar o candidato a vice-presidente do petista. Outra opção seria apoiar a candidatura do ex-prefeito da Capital, Marquinhos Trad (PSD), já que a sigla deve se aliar ao partido em Minas Gerais e na Bahia.

    No entanto, Marquinhos não pretende se desgastar com o eleitorado de Jair Bolsonaro (PL), que lidera as pesquisas no Estado, e pode dificultar a aliança. Amarildo acredita que o PT deverá definir o nome do pré-candidato até o fim deste mês.

    eleições 2022 PT zeca do pt

    POSTS RELACIONADOS

    Vereador critica Adriane por pedir respeito à Justiça enquanto prega anistia a golpistas

    Campo Grande 30/05/20253 Mins Read

    Lídio quer punir quem vende voto após TRE inocentar prefeita e deixar compra impune

    MS 29/05/20254 Mins Read

    Obrigação de ar-condicionado nos ônibus da Capital une bolsonaristas e petistas na Câmara

    Campo Grande 28/05/20254 Mins Read

    Riedel lidera com 39,70% e venceria Contar e Zeca; Tereza bate Reinaldo, aponta Ipems

    MS 22/05/20252 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    Ex-funcionários do Consórcio relatam jornadas de 11 horas e condições desumanas de trabalho

    MS 12/06/20253 Mins Read

    Gasto com pessoal cresce R$ 447 mi, apesar de Adriane congelar salários de servidor há 3 anos

    MS 12/06/20255 Mins Read

    “Dona de zona” ganha 3 mil seguidores após se livrar de cassação por cobrar melhorias em postos

    MS 12/06/20252 Mins Read

    Maioria do STF vota a favor da responsabilização das redes sociais

    BR 11/06/20253 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.