O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»Aumento da taxa de juros vai piorar cenário de estagflação no Brasil, alerta economista
    MS

    Aumento da taxa de juros vai piorar cenário de estagflação no Brasil, alerta economista

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt15/05/20224 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    No artigo “Estagflação: Quando o inútil se une ao desagradável”, o economista e ensaísta Albertino Ribeiro alerta para o efeito perverso do aumento da taxa básica de juros no atual cenário da economia brasileira, com inflação em alta, desemprego e renda em queda. “O endividamento se alastra e alcança, inclusive, os brasileiros que fazem parte do cadastro positivo. Isso mesmo, o cadastro que foi criado para permitir que os bons pagadores tenham um crédito mais simples e barato, parece estar caminhando para o negativo”, lamenta.

    [adrotate group=”3″]

    “Esse cenário, quase de um filme de terror, é reflexo do desemprego alto (11,1%); das taxas de juros nas alturas (12,75% a.a.) e da inflação muito alta, na casa de dois dígitos (12,13%), o que deixa o brasileiro preso numa armadilha de pobreza e miséria”, pontua.

    Veja mais:

    Mãe é a heroína que dribla o dragão da inflação para garantir o sustento da família

    O faturamento recorde da Agrishow e a falta de fabricantes nacionais de máquinas agrícolas

    Perdão a deputado deve causar instabilidade e piorar indicadores econômicos, alerta ensaísta

    “Vivemos a pior das combinações de indicadores econômicos, a estagflação. Normalmente a inflação – principalmente nos países desenvolvidos – costuma ser um pequeno efeito colateral, que ocorre quando a economia está aquecida”, analisa.

    “Em um cenário como esse, aumentar a taxa básica de juros, apenas, exaspera o problema, pois vai desestimular o investimento produtivo, matando, assim, as possibilidades que permitam aos consumidores voltar às compras, principalmente de itens básicos”, alerta.

    Confira o artigo na íntegra:

    “Estagflação: Quando o inútil se une ao desagradável

    Albertino Ribeiro

    O endividamento se alastra e alcança, inclusive, os brasileiros que fazem parte do cadastro positivo. Isso mesmo, o cadastro que foi criado para permitir que os bons pagadores tenham um crédito mais simples e barato, parece estar caminhando para o negativo.

    Talvez fosse o caso de o cadastro mudar de nome, pois quase a metade dos que estão nele arrolados (ou enrolados), 44%, está no perfil dos superendividados.

    O site ‘Valor Investe’ publicou no último dia 7 de maio de 2022, matéria que mostrou como a saúde financeira do brasileiro vai de mal a pior. Normalmente, essa situação deveria ocorrer, com essa magnitude, apenas nos cadastros negativados dos bancos e financeiras.

    Segundo a Lei Federal 14.181/21, o superendividado é o cidadão, de boa-fé, que não consegue mais garantir o pagamento de suas dívidas, incluindo aquelas que ainda vão vencer, sem comprometer o seu mínimo existencial.

    Esse cenário, quase de um filme de terror, é reflexo do desemprego alto (11,1%); das taxas de juros nas alturas (12,75% a.a.) e da inflação muito alta, na casa de dois dígitos (12,13%), o que deixa o brasileiro preso numa armadilha de pobreza e miséria.

    Vivemos a pior das combinações de indicadores econômicos, a estagflação. Normalmente a inflação – principalmente nos países desenvolvidos – costuma ser um pequeno efeito colateral, que ocorre quando a economia está aquecida. Entretanto, nesse contexto, os preços sobem gradativamente, mas os indicadores de empregos estão bons e as taxas de juros estão em um patamar que contribui para os investimentos produtivos que aumentam a oferta de emprego e crédito.

    Infelizmente, em um contexto de estagflação, o brasileiro, além de perder seu poder de compra, afetado pelo aumento de preços, também fica sem renda, devido ao desemprego ou ao subemprego.

    Em um cenário como esse, aumentar a taxa básica de juros, apenas, exaspera o problema, pois vai desestimular o investimento produtivo, matando, assim, as possibilidades que permitam aos consumidores voltar às compras, principalmente de itens básicos.

    ‘A situação é lamentável. A inflação está subindo e a atividade econômica está estagnada ou caindo. Estamos vivendo um caso de estagflação’ – Paulo Nogueira Batista Júnior”.

    (*) Albertino Ribeiro é economista e ensaísta. A coluna EcOnOmIA FoRa dA CaiXa é publicada aos domingos em O Jacaré

    albertino ribeior desempçergado ECONOMIA economia fora da caixa estagflação inflação jair bolsonaro paulo guedes

    POSTS RELACIONADOS

    Padilha diz ser “ato covarde” cancelamento de vistos da filha e esposa

    BR 16/08/20253 Mins Read

    São Paulo recebe a primeira montadora da GWM do Hemisfério Sul

    BR 15/08/20253 Mins Read

    Desemprego cai em 18 estados no segundo trimestre; em MS taxa fica em apenas 2,9%

    BR 15/08/20252 Mins Read

    Deputado bolsonarista é acusado de ameaçar empresária para esconder golpe de assessor

    MS 15/08/20256 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    Governo reestrutura saúde e fecha pronto socorro do HR para demanda espontânea

    MS 16/08/20253 Mins Read

    Veja as dicas para proteger crianças e adolescentes nas redes sociais

    BR 16/08/20258 Mins Read

    Filiado ao partido comandado por condenado no Mensalão, Salineiro “condena” só José Dirceu

    MS 16/08/20252 Mins Read

    Padilha diz ser “ato covarde” cancelamento de vistos da filha e esposa

    BR 16/08/20253 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.