O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»Tereza amplia vantagem em 1º e juiz Odilon e Mandetta empatam em 2º lugar, segundo IBP
    MS

    Tereza amplia vantagem em 1º e juiz Odilon e Mandetta empatam em 2º lugar, segundo IBP

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt23/06/20224 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    A ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina (PP), do Centrão, subiu quase oito pontos percentuais e ampliou a vantagem em primeiro lugar, segundo pesquisa do IBP (Instituto Brasileiro de Pesquisa). O juiz federal aposentado Odilon de Oliveira (PSD) caiu três pontos e empatou em 2º lugar com o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (União Brasil). Os números são divulgados pelo O Jacaré.

    [adrotate group=”3″]

    O procurador de Justiça, Sérgio Harfouche (Avante), teve oscilação tímida, mas está em situação de empate técnico com o concorrente para compor a chapa com a deputada federal Rose Modesto (União Brasil). O advogado Tiago Botelho (PT) ainda não acertou o tom da campanha para se atrelar ao ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e segue no pelotão da lanterna.

    Veja mais:

    Marquinhos lidera, André cai; Rose e Riedel sobem e embolam disputa pelo 2º lugar, diz IBP

    Marquinhos lidera na Capital e André no interior; conheça os detalhes da pesquisa em MS

    Bolsonaro tem 35,20% contra 31,40% de Lula em MS, aponta pesquisa do IBP

    Tereza Cristina tem 25,40% e juiz Odilon 17% na disputa do Senado, segundo IBP

    Realizada com 2,5 mil eleitores entre os dias 17 e 22 deste mês, a pesquisa do IBP tem nível de confiança de 95% e margem de erro de 2% para mais ou menos. O levantamento foi registrado com os números MS-06086/2022 e BR-02473/2022 no Tribunal Superior Eleitoral.

    Cotada para ser vice do presidente Jair Bolsonaro (PL), que resiste à pressão para aceitar a deputada federal como companheira de chapa por temer ser alvo de processo de impeachment no Congresso, Tereza subiu 10 pontos na espontânea, de 13,40% para 23,5%. O concorrente mais direto, Odilon oscilou de 7,2% para 8,10%.

    O ex-deputado federal do União Brasil saltou de 3,6% para 6,2% na espontânea, enquanto o procurador de Justiça foi de 2,4% para 4,70%. Apenas um dos dois será candidato, já que o TSE vetou o lançamento de dois candidatos ao Senado por uma mesma coligação.

    Mesmo sem disputar o Senado, Rose tem 3,8%, seguida pela presidenciável Simone Tebet (MDB) com 2,90%. Os votos nulos, brancos e indecisos somam 48,4%.

    Na pesquisa estimulada, quando um disco com os nomes é apresentado ao eleitor, Tereza tem 33,10%, seguida pelo juiz Odilon com 14,20%, Mandetta com 10,30%, Harfouche com 8,2%, Jeferson Bezerra (Agir 36) com 1,60%, pelo ex-prefeito de Costa Rica, Waldeli dos Santos Rosa (MDB) com 1,2%, Tiago Botelho com 1%, Adonis Marcos (PSOL) com 0,2%, Henrique Medeiros (PV) e Wilson Joaquim (PSC) com 0,10%. Os nulos, brancos e indecisos seriam de 30%.

    Em relação à pesquisa do IBP de maio, Tereza passou de 25,4% para 33,1% e se consolidou em primeiro lugar. Ela conta com o apoio de Bolsonaro e vem sendo beneficiada pela estrutura da campanha com o candidato do PSDB, Eduardo Riedel, que vem percorrendo o Estado desde o ano passado. Caso deixe a disputa para ser vice de Bolsonaro, a ex-ministra da Agricultura abre uma avenida para os adversários na disputa do Senado.

    Odilon perdeu força em um mês ao oscilar de 17% para 14,2%. Mandetta ficou estável, já que oscilou de 10,2% para 10,30%. Harfouche foi de 7,6% para 8,2%. O presidente regional do Avante, Lúcio Soares, diz que o procurador vai começar a campanha na segunda-feira.

    O MDB ainda não decidiu qual candidato vai lançar. A indecisão tem prejudicado Waldeli, que caiu de 3% para 1,2%. O ex-governador André Puccinelli (MDB) admite que também pode lançar o ex-ministro da Secretaria de Governo na gestão de Michel Temer, Carlos Marun.

    Outro que não vem conseguindo aproveitar o embalo de Lula é o professor universitário Tiago Botelho. Neófito na política, o advogado não está conseguindo aparecer como o candidato de Lula em Mato Grosso do Sul. Já Tereza conseguiu até declaração de apoio de Bolsonaro. Botelho está com 1%, contra 0,40% de maio.

    Alçado à fama de inimigo de Bolsonaro, Mandetta é o mais rejeitado, com 10,80%. Ele é seguido por Odilon com 9,7%, Tiago com 8,90%, Tereza com 6,4%, Harfouche com 5,10%, Wilson Joaquim com 4,60%, Waldeli com 3,2%, Henrique com 3% e Jeferson com 1,1%.

    Os números devem mudar até a eleição. O exemplo mais clássico foi a última eleição. Soraya Thronicke (União Brasil) não aparecia entre os primeiros colocados nas pesquisas e acabou surpreendendo com a abertura das urnas ao bater políticos tradicionais e com grande estrutura, como Waldemir Moka (MDB), Zeca do PT e Marcelo Miglioli.

    Eleiç

    eleições 2022 juiz odilon de oliveira luiz henrique mandetta marcos adonis pesquisa eleitoral senado ms sérgio harfouche tereza cristina tiago botelho waldeli dos santos rosa wilson joaquim

    POSTS RELACIONADOS

    Filho de Bolsonaro e neto de ditador boicotam missão de Nelsinho e Tereza aos Estados Unidos

    MS 24/07/20253 Mins Read

    Filiado ao PPS até 2008, Dr. Ovando diz que foi filiado ao partido comunista “quando jovem”

    MS 24/07/20254 Mins Read

    Tema Livre – Aumento do IOF – Imposto sobre Operações Financeiras

    Opinião 24/07/20255 Mins Read

    Eduardo Bolsonaro contraria o pai e sinaliza apoio a Pollon no Senado em 2026

    MS 23/07/20253 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    Trump descarta adiamento e tarifas começam em agosto

    BR 27/07/20252 Mins Read

    Antes restrita à Amazônia, febre oropouche se espalha pelo país

    BR 27/07/20257 Mins Read

    Antigo detrator de Reinaldo, vereador tem de ‘engolir sapo’ com tucano no comando do PL

    MS 27/07/20253 Mins Read

    IBGE vai ajustar dados passados de desemprego; entenda o porquê

    BR 27/07/20254 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.