O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»Ranking: Tereza mantém liderança, adversários sobem e candidato a senador de Lula é 5º
    MS

    Ranking: Tereza mantém liderança, adversários sobem e candidato a senador de Lula é 5º

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt25/07/20224 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Tereza participou da convenção do PL ontem no Rio; Odilon participou de entrevista a rádio em Miranda (Foto: Divulgação)

    A ex-ministra da Agricultura, Tereza Cristina (PP), do Centrão, manteve o crescimento e a liderança isolada na disputa pela única vaga no Senado por Mato Grosso do Sul. No entanto, os adversários, como o juiz federal aposentado Odilon de Oliveira (PSD), também subiram. O professor universitário e advogado Tiago Botelho (PT), o candidato a senador de Lula, subiu pela primeira vez e já está em 5º lugar.

    [adrotate group=”3″]

    Os números são da nova pesquisa do Instituto Ranking Brasil, divulgada neste domingo (24). A pouco mais de dois meses da eleição, a candidata do presidente Jair Bolsonaro (PL) mantém o favoritismo para se eleger senadora. Além de Odilon, o ex-ministro da Saúde, Luiz Henrique Mandetta (União Brasil) também oscilou positivamente na estimulada. No entanto, o ex-deputado caiu na espontânea.

    Veja mais:

    Adversários caem e Tereza Cristina sobe e se isola em 1º na disputa do Senado, diz Ranking

    Ranking: André volta a liderar, mas empata com Marquinhos; Riedel segue atrás de Rose em 4º

    O Ranking ouviu 3 mil eleitores em 30 cidades entre os dias 19 e 23 deste mês. A margem de erro é de 1,8% e o nível de confiança é de 95%. A pesquisa foi registrada na Justiça Eleitoral com os números MS-04968/2022 e BR-02704/2022.

    A consolidação de Tereza Cristina aparece na pesquisa espontânea, quando aparece com 23,70%, contra 20,30% registrados no início do mês. O juiz Odilon está com 9,80%, seguido por Mandetta com 6,90%, pelo procurador de Justiça, Sérgio Harfouche (Avante) com 3,50%, por Tiago Botelho com 2,50%, pelo ex-prefeito de Costa Rica, Waldeli dos Santos Rosa (MDB) com 1,10%, pelo empresário Jeferson Bezerra (Agir) com 1%. Outros tiveram 4,50%, enquanto brancos, nulos e indecisos somam 46,90%.

    Com quase metade do eleitarado indeciso sobre a votação de senador, a pesquisa mostra que o resultado ainda pode mudar e surpreender até a abertura das urnas em outubro, repetindo o fenômeno Soraya Thronicke (União Brasil) em 2018. Na época, ela era a candidata de Bolsonaro e surfou na onda do capitão.

    Na estimulada, Tereza lidera com 34,60%, seguida pelo juiz Odilon com 14%, Mandetta com 11,20%, Harfouche com 8%, Tiago com 4,10%, Waldeli com 2,50%, Jeferson com 2%, Sidney Melo (PSOL) com 0,30%, Henrique Medeiros (PV) com 0,20% e Wilson Joaquim (PSC) com 0,10%. Indecisos, nulos e brancos somam 23%.

    A deputada do Centrão manteve o crescimento passando de 30,5% para 34,60%. No entanto, ela ainda não recuperou a ponto de atingir o ápice registrado em abril, quando registrou 38,70%. A ex-ministra passou a ser o principal alvo dos adversários. Mandetta e Botelho a responsabilizam pelo alto custo dos alimentos, que seria reflexo da política adotada no Ministério da Agricultura.

    Harfouche tem alertado que o povo estará votando no suplente da deputada, já que Bolsonaro tem deixado claro que vai reconduzi-la ao ministério e o senador deverá ser o ex-secretário Pedro Chaves (PP). Outro cotado para a primeira suplência é o ex-superintendente do Sebrae, Cláudio Mendonça.

    Candidato a senador de Marquinhos Trad (PSD), juiz Odilon deu uma reagida e passou de 12,3% para 14% em menos de 20 dias. Ele tinha 10% em abril. Mandetta voltou ao patamar já registrado antes, de 11,20%. Ele tinha 10,70% no início do mês e 11|% em abril.

    Sem o apoio de Rose Modesto (União Brasil), que acabou lançando Mandetta, Harfouche perdeu o fôlego, segundo o Ranking. O procurador cresceu na estimulada, de 7,60% para 8%. Na espontânea está com 3,5%, contra 3,20% da pesquisa anterior.

    O petista cresceu três pontos percentuais entre o início do mês e esta semana, passando de 1% para 4%. Ele superou o candidato do MDB, que foi prefeito de Costa Rica por quatro mandatos, e segue com 2,5%. Tiago ameaça ultrapassar Harfouche na espontânea, onde saiu do traço para 2,5%.

    A rejeição dos candidatos a senador é baixa e não é um obstáculo para nenhum dos candidatos vencer a eleição. Mandetta é o mais rejeitado por 8,5%, contra 7,2% de Harfouche, 6,80% de Odilon,6,5% de Tereza e 4,5% de Tiago Botelho.

    Os números só devem se consolidar com o início da campanha eleitoral, previsto para o dia 16 de agosto deste ano, e o eleitor terá a chance de submeter todos os candidatos ao escrutínio popular. O maior tempo de televisão deverá ser de Tereza, Mandetta e Tiago Botelho. A ex-ministra e o professor do curso de Direito da UFGD possuem os maiores cabos eleitorais, respectivamente, Bolsonaro e Lula, que deverão fazer a diferença no pleito.

    Professor da UFGD, Tiago Botelho começa a despontar nas pesquisas ao colar no ex-presidente Lula (Foto: Divulgação)

    elieções 2022 juiz odilon de oliveira luiz henrique mandetta pesquisa eleitoral senado sérgio harfouche tereza cristina tiago botelho waldeli dos santos rosa

    POSTS RELACIONADOS

    Com salto para R$ 650 bilhões, Senado vai cobrar Simone sobre plano de redução de subsídios

    MS 11/06/20253 Mins Read

    Gestão Adriane é considerada ruim e péssima por 50% dos moradores, aponta pesquisa

    MS 09/06/20254 Mins Read

    Petistas celebram feito “histórico” de Lula na França e bolsonarista detona gasto com hotel

    MS 08/06/20254 Mins Read

    Fuga de deputada: petista vê novela animada e bolsonarista diz que rasgaram a Constituição

    MS 06/06/20252 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    Gasto com pessoal cresce R$ 447 mi, apesar de Adriane congelar salários de servidor há 3 anos

    MS 12/06/20255 Mins Read

    “Dona de zona” ganha 3 mil seguidores após se livrar de cassação por cobrar melhorias em postos

    MS 12/06/20252 Mins Read

    Maioria do STF vota a favor da responsabilização das redes sociais

    BR 11/06/20253 Mins Read

    Desembargador nega HC e Claudinho Serra vai continuar preso por desvios em Sidrolândia

    MS 11/06/20252 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.