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    Receita com pedágio cai 47% no 1º semestre e MS Via acumula prejuízo de R$ 123 milhões em 2022

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt24/08/20222 Mins Read
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    Viaduto em Dourados é uma das maiores obras feitas atualmente pela CCR MS Via (Foto: Arquivo/Dourados News)

    A receita com o pedágio na BR-163 caiu 47% no primeiro semestre deste ano em relação ao mesmo período de 2021 e levou a CCR MS Via a contabilizar prejuízo de R$ 123 milhões em 2022. Os números do balanço do segundo trimestre mostram reversão de expectativa, já que a companhia havia fechado o primeiro semestre do ano passado com lucro de R$ 20,7 milhões.

    Sem cumprir o contrato de concessão, que previa a duplicação da rodovia em cinco anos, a MS Via aguarda a relicitação pelo Governo federal. O grupo paulista aposta na mudança das regras, como não exigir a duplicação total da via, para participar do leilão e manter a concessão da BR-163.

    Veja mais:

    Sem reduzir pela metade desde 2019, MS Via pede reajuste de 13,53% no pedágio na BR-163

    Governo pode duplicar BR-163 só entre a Capital e Dourados e cobrar pedágio na 262 e 267

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    Conforme o balanço, a receita bruta no primeiro semestre somou R$ 116,4 milhões, queda de 15,88% em relação ao mesmo período do ano passado, quando houve o faturamento de R$ 138,3 milhões.

    A principal fator foi a redução de 47% na arrecadação com pedágio, que passou de R$ 150 milhões para R$ 79,244 milhões de janeiro a junho deste ano. Conforme os auditores, a redução expressiva é reflexo da contabilização do excedente tarifário previsto no primeiro termo aditivo, firmado no ano passado.

    A ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres) aplicou 114 multas na MS Via pelo não cumprimento do contrato ao longo dos últimos oito anos. O total a ser pago pela concessionária seria de R$ 239,3 milhões. No entanto, a empresa conseguiu anular parte das multas na Justiça Federal do Distrito Federal.

    A CCR MS Via ainda espera receber R$ 76,3 milhões do Governo federal, sendo R$ 72,3 milhões referente ao excedente tarifário e R$ 4,038 milhões em perdas previstas na legislação de 2017.

    Destaque infraestrutura rodoviária ms via pedágio na br-163

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