O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»Opinião»Economia Fora Da Caixa: A nossa vantagem (agrícola) pode nos levar ao atraso
    Opinião

    Economia Fora Da Caixa: A nossa vantagem (agrícola) pode nos levar ao atraso

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt25/09/20223 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Albertino Ribeiro

    A indústria deveria ser o nosso norte, direcionando o desenvolvimento econômico brasileiro, porém abdicou de sua liderança para o setor agropecuário. Infelizmente, os industriais brasileiros não tiveram a mesma sorte que seus pares americanos do século XIX. Naquela época, a indústria dos EUA, concentrada no norte do país, venceu a guerra pela hegemonia econômica.

    Se não fosse o esforço empreendedor daqueles industriais, os Estados Unidos da América seriam hoje o que o Brasil, infelizmente, sonha em se tornar um dia: a fazenda do mundo! Não seria isso um pesadelo?

    Veja mais:

    Economia Fora Da Caixa: A turma da ignorância não tem limites – O Jacaré (ojacare.com.br)

    Economia Fora Da Caixa: “E a Mafalda pergunta: o que houve com minha Argentina?

    Economia Fora da Caixa – Afinal, do que tem medo o “véio” da Havan?

    Caro leitor, não sou um inimigo do agronegócio! Afinal de contas, o mundo precisa de alimentos e matérias-primas, inclusive, existem países como Noruega, Canadá, Austrália e os EUA, que possuem riquezas naturais, porém, nunca negligenciaram à indústria nacional.

    A indústria americana, por exemplo, no século XIX, teve um grande conflito com os ruralistas do sul do país. Os produtores de algodão, valendo-se das vantagens comparativas sobre os demais países, eram favoráveis ao livre comércio e tinham como principal porto dos seus produtos a Inglaterra, país que possuía grandes indústrias.

    Os industriais americanos, juntamente com lideranças do Estado, sabiam que a continuação dessa política levaria o país a ser uma grande nação agrícola e desindustrializada como o Brasil caminha para ser brevemente.

    Contudo, para evitar um futuro “agrodistópico”, o governo americano resolveu adotar políticas protecionistas em relação às manufaturas estrangeiras. Isso mesmo! A política protecionista do Estado americano ajudou a promover o desenvolvimento da indústria da ex-colônia inglesa.

    Veja que o tal do “liberou geral” só veio depois do fortalecimento do setor. Não da forma que o ex-presidente Collor fez, abrindo indiscriminadamente a economia no início dos anos 90, levando a falência várias empresas.

    O Brasil que teve uma revolução industrial tardia, ou seja, com 100 anos de atraso, sempre teve seu conflito indústria/agricultura desde a Monarquia. Contudo, os produtores rurais levaram a melhor – pobre Barão de Mauá e seus pares – graças a forte influência que sempre tiveram junto ao Estado Brasileiro.

    Hoje, a indústria brasileira possui apenas 11,3% de participação no PIB; retrocedemos mais de 60 anos. Para termos uma ideia, em 1956, quando Juscelino Kubitschek tornou-se presidente, a participação da indústria no PIB era de 24,1%, e o Brasil, naquela época, ainda era considerado um país agrário.

    Infelizmente, a frase do economista Pedro Malan, ministro da Fazendo do governo FHC nos anos 90, reverbera até hoje: “a melhor política industrial é não ter política industrial”. Pelo contrário, não ter política industrial foi a pior política que os governantes brasileiros fizeram desde a redemocratização.

    É necessário e urgente que o candidato que vencer o pleito deste ano, olhe com carinho e de forma inteligente para a indústria nacional.

    (*) Albertino Ribeiro é economista e ensaísta. A coluna EcOnOmIA FoRa dA CaiXa é publicada aos domingos em O Jacaré

    economia fora da caixa opinião para refletir

    POSTS RELACIONADOS

    Economia Fora Da Caixa – O relatório Payroll e o difícil equilíbrio entre emprego e inflação

    Opinião 09/06/20253 Mins Read

    Economia Fora Da Caixa – O que parece ser o forte, na verdade é a fraqueza do PIB brasileiro

    Opinião 02/06/20253 Mins Read

    Economia Fora Da Caixa – Inteligência Artificial e a torre de Babel

    Opinião 26/05/20253 Mins Read

    No Divã Em Paris – UTI virou refúgio para medroso

    Opinião 03/05/20253 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    Ex-ministro de Bolsonaro é preso por tentar emitir passaporte para Cid

    BR 13/06/20251 Min Read

    Ataques ao Irã ‘prendem’ comitiva do governo de MS que participa de missão em Israel

    MS 13/06/20254 Mins Read

    Brasil estuda medidas para romper relações militares com Israel

    BR 13/06/20253 Mins Read

    MPE cobra Adriane sobre ambulâncias paradas e R$ 1,9 milhão em aluguel de veículos para Samu

    Campo Grande 13/06/20253 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.