O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»Riedel, Tereza, Simone, Capitão Contar e Tiago surgem como novos protagonistas da política de MS
    MS

    Riedel, Tereza, Simone, Capitão Contar e Tiago surgem como novos protagonistas da política de MS

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt04/11/20225 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Simone ganha projeção nacional, Tereza teve mais votos que o governador eleito e Riedel bateu recorde do padrinho político (Foto: Arquivo)

    Novos personagens vão assumir o protagonismo da política de Mato Grosso do Sul após as eleições de 2022. Os maiores vencedores são o governador eleito, Eduardo Riedel (PSDB), com uma votação histórica, a senadora eleita Tereza Cristina (PP), do Centrão, e a senadora Simone Tebet (MDB). Apesar de não terem ganho, o deputado estadual Capitão Contar (PRTB), pela direita, e o advogado Tiago Botelho (PT), pela esquerda, surgem com perspectiva de futuro.

    O grupo inclui ainda a prefeita de Campo Grande, Adriane Lopes (Patri), cujo apoio foi considerado fundamental para a virada do tucano no maior colégio eleitoral, e a vereadora Camila Jara (PT), em ascensão ao ganhar a segunda eleição consecutiva em dois anos.

    Veja mais:

    André, Marquinhos e Rose perdem espaço e lideram o grupo dos que saem menores da eleição

    Programa da Globo flagra assédio eleitoral sobre famílias beneficiadas por programas sociais

    O empresário rural e ex-secretário estadual de Governo e Infraestrutura, Eduardo Riedel, teve 808.210 votos, batendo o recorde anterior do seu padrinho político. Há quatro anos, Reinaldo Azambuja (PSDB) obteve 677.310 votos. O governador eleito superou a votação do atual em 2014, quando Reinaldo teve 741.516 votos (55,34%). Riedel vai assumir o comando do Estado e o papel de principal liderança do PSDB.

    Tereza Cristina começou a carreira política na gestão de André Puccinelli (MDB) e largou o padrinho em 2018, quando foi candidata a deputada federal e se aliou a Jair Bolsonaro (PL). Como ministra da Agricultura, ela ganhou luz própria e acabou sendo eleita senadora com mais de 829 mil votos, superior até do governador eleito.

    A deputada federal contou com o apoio de três candidatos a governador: Riedel, Capitão Contar e André. A ex-ministra não só ganhou luz própria, como passou a ser a principal cabo eleitoral do tucano.

    Capitão Contar obteve 612.113 votos, quase a mesma votação obtida pelo candidato de oposição há quatro anos, o juiz federal aposentado Odilon de Oliveira (PSD). Só que o magistrado não soube manter o eleitorado cativo e viu o capital político virar fumaça em quatro anos.

    Contar poderá ser o principal nome da direita na disputa da Prefeitura de Campo Grande. Contudo, o deputado vai precisar se adequar aos novos tempos, moldados sob o comando do presidente eleito, Luiz Inácio Lula da Silva (PT). Ele pode perder parte do capital político caso mantenha a radicalização e ficar restrito ao público da extrema direita.

    Qualquer candidato, que queira ter sucesso em cargo majoritário, tanto na extrema esquerda ou direita, deve se lapidar e se apresentar mais ao centro para ter chances de obter mais da metade dos votos para assumir um cargo executivo.

    Sucessora de Marquinhos Trad (PSD) e discreta, Adriane Lopes mostrou capacidade de articulação e conseguiu mostrar resultado para o governador eleito. Riedel ficou em 4º no primeiro turno em Campo Grande e conseguiu vencer na cidade no 2º turno. Parte do êxito pode ser atribuído à prefeita, que ganha força para disputar a reeleição.

    Em fim de mandato, a senadora Simone Tebet ganhou projeção nacional e o coração de Lula. A emedebista é considerada nome certo no ministério após chegar em 3º lugar na disputa presidencial, com 4,9 milhões de votos, e de se entregar de corpo e alma à campanha petista no 2º turno.

    Os elogios e a popularidade obtida pela senadora como principal nome do centro a torna um dos principais nomes da disputa pela presidência da República em 2026. O seu cacife político pode ficar maior com a proposta de unificar o MDB, Cidadania, PSDB e Cidadania.

    Botelho ficou em 3º na primeira disputa em MS (Foto: Arquivo)

    O advogado Tiago Botelho ficou em 3º lugar na disputa do Senado, mesmo entrando na campanha em abril deste ano, e conquistou 178 mil votos. O professor universitário teve um bom desempenho na primeira disputa e, automaticamente, transformou-se no principal nome do PT para disputar a prefeitura de Dourados em 2024.

    Botelho é jovem e, dependendo da postura política, ter uma longa e promissora carreira pela frente. O principal erro do PT nos últimos anos, além dos escândalos nacionais, foi a postura pouco combativa. O partido nunca mais teve parlamentares combativos, como foram no passado Zeca do PT, Ben Hur Ferreira, Pedro Teruel e Pedro Kemp.

    A falta de combatividade dos petistas abriu espaço para representantes direita como principais adversários de Reinaldo. Capitão Contar ganhou destaque e visibilidade ao contestar o tucano e, inclusive, apresentou o pedido de impeachment de Reinaldo logo após o escândalo da JBS.

    O PT caminha para repetir o papel de coadjuvante da gestão tucana. O ex-governador Zeca do PT, eleito deputado estadual, já admite que o partido pode integrar a base de Eduardo Riedel na Assembleia Legislativa. Botelho apoiou o tucano no 2º turno.

    O mesmo vale para a vereadora Camila Jara (PT), outra em ascensão. Há dois anos, ela foi a única mulher eleita vereadora na Capital. Agora, a jovem petista conquista o mandato de deputada federal.

    Capitão Contar conquistou 612 mil votos, mas vai precisar ir para o centro se quiser ganhar a prefeitura da Capital em 2024 (Foto: Arquivo)

    capitão contar eduardo riedel eleições 2022 novos protagonistas da política de ms tereza cristina tiago botelho Tiro News

    POSTS RELACIONADOS

    “Teste drive” em São Paulo, Simone deixa boa impressão em jantar com os maiores empresários

    MS 13/09/20252 Mins Read

    Após rejeitar ação contra poderosos, Justiça quer bloquear contas de 10 mil devedores de IPTU

    MS 13/09/20252 Mins Read

    “Testa de ferro” é acusado de receber R$ 30 mil em nome do prefeito em trama com Pix e recibo

    MS 13/09/20255 Mins Read

    CPI pede intervenção e indiciamento de diretores do Consórcio Guaicurus e agências da prefeitura

    Campo Grande 12/09/20256 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    STF valida alta programada e fim automático de auxílio-doença do INSS

    BR 13/09/20252 Mins Read

    “Teste drive” em São Paulo, Simone deixa boa impressão em jantar com os maiores empresários

    MS 13/09/20252 Mins Read

    Lula lembra covid e diz que saúde não tem esquerda ou direita

    BR 13/09/20253 Mins Read

    Famoso por explorar miséria e assistencialismo, Tatá detona gás de graça para 159 mil famílias

    MS 13/09/20253 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.