O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»BR»Supremo aprova revisão de toda vida de aposentadorias
    BR

    Supremo aprova revisão de toda vida de aposentadorias

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt01/12/20222 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    André Richter – Repórter da Agência Brasil – Brasília

    Por 6 votos a 5, o Supremo Tribunal Federal (STF) decidiu hoje (1°) reconhecer a chamada revisão de toda vida de aposentadorias pagas pelo Instituto Nacional do Seguro Social (INSS).

    A decisão atinge aposentados que entraram na Justiça para pedir o recálculo do benefício com base em todas as contribuições feitas ao longo da vida. 

    Segundo entidades que atuam na área de direito previdenciário, a decisão atinge quem passou a receber o benefício entre novembro de 1999 e 12 de novembro de 2019 e possui contribuições anteriores a julho de 1994.

    Na decisão, o STF reconheceu que o beneficiário pode optar pelo critério de cálculo que renda o maior valor mensal, cabendo ao aposentado avaliar se o cálculo de toda vida pode aumentar ou não o benefício. 

    Segundo o entendimento, a regra de transição que excluía as contribuições antecedentes a julho de 1994, quando o Plano Real foi implementado, pode ser afastada caso seja desvantajosa ao segurado.

    Entenda 

    O processo julgado pelo STF trata de um recurso do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) contra decisão do Superior Tribunal de Justiça (STJ) que garantiu a um segurado do Regime Geral de Previdência Social (RGPS) a possibilidade de revisão do benefício com base nas contribuições sobre o período anterior ao ano de 1994. 

    Durante a tramitação do processo, associações que defendem os aposentados pediram que as contribuições previdenciárias realizadas antes de julho de 1994 sejam consideradas no cálculo dos benefícios. Essas contribuições pararam de ser consideradas em decorrência da Reforma da Previdência de 1999, cujas regras de transição excluíam da conta os pagamentos antes do Plano Real. 

    Segundo as entidades, segurados do INSS tiveram redução do benefício em função da desconsideração dessas contribuições. 

    Responsável pela gestão do órgão, o governo federal sustentou no STF que a mudança agrava a situação fiscal do país, com impactos previstos de até R$ 46 bilhões aos cofres públicos pelos próximos 10 a 15 anos. 

    Em fevereiro deste ano, o plenário virtual do STF já tinha formado maioria de 6 votos a 5 a favor da revisão da vida toda. Em seguida, um pedido de destaque do ministro Nunes Marques suspendeu o julgamento virtual e a questão foi remetida ao plenário físico para julgamento nesta quinta-feira. 

    revisão do inss STF

    POSTS RELACIONADOS

    Moraes decreta prisão domiciliar do ex-presidente Jair Bolsonaro

    BR 04/08/20251 Min Read

    Moraes diz que Justiça é cega, mas não é tola

    BR 04/08/20252 Mins Read

    Após audiência de custódia, Justiça italiana mantém Zambelli presa

    BR 01/08/20252 Mins Read

    Barroso diz que atuação de Moraes evitou grave erosão democrática

    BR 01/08/20254 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    Rodolfo participa de ocupação da Câmara e do Senado por anistia e impeachment de Moraes

    BR 05/08/20254 Mins Read

    Riedel critica prisão domiciliar de Bolsonaro: “excessos judiciais” e escalada da tensão política”

    MS 05/08/20253 Mins Read

    Embraer descarta demissões no Brasil e negocia tarifa zero nos EUA

    BR 05/08/20255 Mins Read

    Prisão domiciliar: saiba o que Bolsonaro está proibido de fazer

    BR 05/08/20252 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.