O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»Opinião»Economia Fora Da Caixa: Governo e Banco Central são como água e óleo
    Opinião

    Economia Fora Da Caixa: Governo e Banco Central são como água e óleo

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt12/02/20233 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    Semana passada, o presidente Lula, em discurso no BNDES, por ocasião da posse do economista Aloizio Mercadante na presidência do banco, perguntou aos empresários presentes, por que eles não estão reclamando das altas taxas de juros, praticadas pelo BACEN? Na época em que Lula governou, esse mesmo empresariado vivia a reclamar do governo. E os motivos eram os mesmos: impedia o crescimento econômico e tornava a dívida pública mais cara.

    O interessante é que hoje, esses mesmos empresários, estão muito comportados e, além de não reclamarem dos juros, resolveram ficar ao lado do seu carrasco. Seria uma espécie de síndrome de Estocolmo financeira?

    Veja mais:

    Economia Fora da Caixa – Banco Central independente para quem?

    Economia Fora Da Caixa – Argentina: Feliz Copa e triste Natal

    Economia Fora Da Caixa – Copa do mundo da economia: Argentina e França no acordo Mercosul – União Europeia

    Eis aí um grande mistério; por que será que boa parte dos grandes empresários brasileiros estão calados? Procurei respostas lógicas, mas não encontrei. Então, deduzi que a questão não é racional; é meramente emocional. Trata-se de emoções muito primitiva, que nos assaltam em momentos de fraqueza: ódio e desprezo, por exemplo.

    Em 2010, último ano do governo Lula, esses mesmos empresários reclamavam de uma taxa de juros de 9,8% em cenário inflacionário de 5,91% (acumulado do ano). Hoje, a taxa de juros está em 13,75% com uma inflação acumulada em 2022 de 5,79%. Pois é, meus amigos. Os juros reais na época de Lula eram bem menores que os de hoje. Então pergunto novamente: por que estão calados?

    A independência do Banco Central tem sido ponto de atrito entre o governo e o Banco Central. Alguns apoiadores de Lula no Congresso têm falado em revoga-la. Contudo, o presidente da Câmara, Arthur Lira, disse que não existe possibilidade desse assunto transitar na casa legislativa, pois autonomia do BC já é marca registrada nos demais países.

    Contudo, é necessário contextualizar essa autonomia nos demais países. Os presidentes dos bancos centrais da Europa, por exemplo, são pragmáticos e não permitem que suas crenças em doutrinas econômicas interfiram no seu trabalho.

    Por seu turno, o senhor Roberto Campos Neto, é uma caricatura, um verdadeiro avatar do pensamento neoliberal. Destarte, não existe a menor possibilidade do Banco Central tomar decisões que estejam em consonância com o governo atual cujas aspirações são desenvolvimentistas. São como água e óleo.

    Enquanto o chairman do banco for o Bob Campos, a tendência é que o crescimento econômico seja sabotado.

    (*) Albertino Ribeiro é economista e ensaísta. A coluna EcOnOmIA FoRa dA CaiXa é publicada aos domingos em O Jacaré

    economia fora da caixa

    POSTS RELACIONADOS

    Economia Fora Da Caixa – Cartão de crédito açucarado: quando o doce vira amargo

    Opinião 30/06/20253 Mins Read

    Economia Fora Da Caixa – Brasil, quem paga pra gente ficar assim?

    Opinião 23/06/20253 Mins Read

    Economia Fora Da Caixa – Bolsa Família Destrói a armadilha da pobreza

    Opinião 16/06/20253 Mins Read

    Economia Fora Da Caixa – O relatório Payroll e o difícil equilíbrio entre emprego e inflação

    Opinião 09/06/20253 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    Entenda proposta de acordo do INSS para devolução de descontos ilegais

    BR 02/07/20254 Mins Read

    Rodolfo ataca Marina durante sabatina: “rastro de destruição” e “radicalismo ideológico”

    MS 02/07/20252 Mins Read

    PF investigará ataque hacker a empresa que atende bancos

    BR 02/07/20252 Mins Read

    Lula diz que Motta descumpriu acordo e derrubada do IOF foi absurda

    BR 02/07/20255 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.