O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»Campo Grande»Após morte da cachorrinha Prada, projeto de lei prevê transporte climatizado em pet shops
    Campo Grande

    Após morte da cachorrinha Prada, projeto de lei prevê transporte climatizado em pet shops

    Richelieu de CarloBy Richelieu de Carlo28/03/20233 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    A morte da cachorrinha Prada motivou a elaboração de projeto de lei. (Foto: Reprodução/Redes Sociais)

    Um projeto de lei apresentado pelo vereador André Luis (Rede) pretende tornar obrigatório o transporte de animais de estimação em veículos climatizados em Campo Grande. A proposta ocorre após a morte da cachorrinha Prada, uma buldogue inglês de 3 anos, que morreu minutos após voltar do banho em um pet shop na Capital.

    “Recentemente, observamos perplexos o caso da cachorrinha Prada, que morreu após transporte inadequado, carente de ventilação e temperaturas adequadas, razão, que muito provavelmente, levou ao óbito”, justifica André Luis. O caso aconteceu no início deste mês de março e é investigado pela polícia.

    Veja mais:

    Acidentes matam 46 animais por mês na MS-040; ação volta a tramitar após um ano parada

    Pecuarista acumula prejuízo com a morte de animais por falta de manutenção da Energisa

    A médica Anelise Amaral, tutora da Prada, foi quem sugeriu ao parlamentar tornar obrigatório, através de projeto de lei, o transporte de animais de estimação por clínicas veterinárias, lojas de banho e tosa ou pet shops em veículos climatizados em Campo Grande.

    “Acho que este projeto mudaria a vida de muitos animais, e de diversos membros de uma família. Sugeri esta ideia ao Vereador prof André depois de perder a nossa Prada por ser entregue agonizando após um banho no Petshop e ser imediatamente diagnosticada com hipertermia (aumento da temperatura corpórea) levando a um edema pulmonar agudo. Se trata de uma cachorra jovem, que era saudável e foi a óbito pela falta de condições adequadas e omissão dos responsáveis”, explica Anelise.

    Vereador André Luis e a médica Anelise Amaral. (Foto: Divulgação)

    Ao defender sua proposta, o vereador André Luis destaca a importância que os animais de estimação têm nas famílias brasileiras. 

    “No Brasil atual é maior o número de animais domésticos nos lares do que o de crianças, isso se deve em razão do aumento da importância do animal na vida do ser humano. O que demonstra a necessidade de uma tutela normativa que estabeleça mínimas condições de transporte digno e seguro para esses seres”, relata o parlamentar.

    O projeto de lei prevê “o transporte de animais de estimação no município de Campo Grande, realizado por clínicas veterinárias, lojas de banho e tosa ou pet shops, será realizado em veículos climatizados, providos de ventilação, iluminação e temperatura adequadas, em caixa de transporte com sistema de segurança que a imobilize dentro do veículo”.

    A médica Anelise Amaral acredita que a medida vai ajudar a poupar que outras pessoas passem pela mesma tristeza que a família dela passou. Ainda mais levando-se em conta que a vida do animal de estimação não tem preço.

    “No momento estamos pedindo por justiça, para que isso não ocorra com demais famílias e animais. Acredito ser um projeto de baixo custo para adesão dos pets, e además, acredito que aquele Pet que não preza pelo bem estar do seu animal, não merece estar no mercado. Não estamos tratando de um objeto que conseguimos precificar, e sim de um animal doméstico incluído em uma família multiespécie, aquela que tem seus animais como entes queridos”, conclui Anelise Amaral.

    O projeto de lei deve passar pelas comissões relacionadas ao tema, antes de ir à votação pelos vereadores da Câmara Municipal de Campo Grande. Após aprovado, caberá à prefeitura regulamentar a lei.

    câmara de vereadores capital clínicas veterinárias cmcg direito animal nossa política pet shop projeto de lei Tiro News vereadores veterinários

    POSTS RELACIONADOS

    MPE arquiva reclamação e vereadora “dona de zona” leva a melhor na briga com médicos

    MS 30/07/20254 Mins Read

    TJ suspende liminar que impedia “arbitrariedade” de Adriane contra empresa de outdoor

    MS 30/07/20253 Mins Read

    Prisão de Carla: bolsonaristas veem perseguição; “Justiça tarda, mas chega”, diz Camila

    MS 30/07/20253 Mins Read

    Alvo de cobrança de R$ 13,2 milhões, Giroto acumula apenas R$ 63,9 mil em débitos do IPTU

    MS 30/07/20252 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    Juiz nega pedido do MPF e mantém decisão que aniquilou megaoperações da Polícia Federal

    MS 31/07/20253 Mins Read

    Juíza recua e manda executar pena parcial até de morto por golpe milionário de mulher de juiz

    MS 31/07/20254 Mins Read

    Trump ignora comissão de senadores e aplica tarifaço de 50% para tentar salvar Bolsonaro

    MS 30/07/20252 Mins Read

    Trump assina tarifa de 50% e considera Brasil ameaça aos EUA

    BR 30/07/20255 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.