O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»Camila Jara aponta erro e retira assinatura de PEC que dá maior anistia da história a partidos
    MS

    Camila Jara aponta erro e retira assinatura de PEC que dá maior anistia da história a partidos

    Richelieu de CarloBy Richelieu de Carlo01/04/20232 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Deputada federal Camila Jara (PT). (Foto: Divulgação/Câmara dos Deputados)

    A deputada federal Camila Jara (PT) tinha sido a única de Mato Grosso do Sul a assinar a PEC (Proposta de Emenda à Constituição) que estabelece a maior anistia da história a irregularidades eleitorais cometidas por partidos políticos. No entanto, a parlamentar afirma que houve “erro material” e solicitou a retirada de sua assinatura.

    Apoiada por aliados do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) e de Jair Bolsonaro (PL), o texto da PEC 09/2023 proíbe qualquer punição a ilegalidades cometidas até a promulgação da proposta, incluindo o desrespeito ao repasse mínimo de verbas a mulheres e negros nas eleições.

    Veja mais:

    Deputado vai tietar Bolsonaro, só consegue foto com pixuleco e polícia manda tirar boneco

    Deputado troca sessões da Assembleia por seminário sobre doutrinação ideológica em Brasília

    Deputado usa livro de Hitler em debate sobre informações de comissionados do Governo

    A PEC chegou a ter a assinatura de 184 deputados, mas alguns parlamentares voltaram atrás, como Camila Jara, que afirmou ter sido um “erro material da assinatura digital”.

    “Esclareça-se que tal assinatura foi inserida por um erro material, sendo certo que eu defendo que os partidos que não cumpriram da maneira devida as cotas mínimas, que respondam por seus atos nos termos da lei em vigor”, relatou Camila no requerimento de retirada de assinatura apresentado em 29 de março.

    O primeiro artigo da PEC estende para a disputa de outubro de 2022 a anistia aos partidos que não cumpriram a cota mínima de repasse de recursos públicos a mulheres e negros.

    O segundo artigo estabelece que “não incidirão sanções de qualquer natureza, inclusive de devolução e recolhimento de valores, multa ou suspensão do Fundo Partidário e do Fundo Especial de Financiamento de Campanha, nas prestações de contas de exercício financeiro e eleitorais dos partidos políticos que se derem anteriormente à promulgação desta alteração de Emenda Constitucional”.

    Se aprovada, a proposta consolida a total impunidade ao descumprimento generalizado dessas cotas, que entraram em vigor vagarosamente ao longo do tempo com o objetivo de estimular a participação de mulheres e negros na política.

    Em abril de 2022, o Congresso já havia aprovado e promulgado uma PEC anistiando as legendas pelo não cumprimento das cotas nas eleições anteriores.

    anistia a partidos políticos câmara dos deputados camila jara nossa política Tiro News

    POSTS RELACIONADOS

    Liberdade de expressão: justiça rejeita ação de presidente da Cassems contra críticas de policial

    MS 20/09/20254 Mins Read

    Nelsinho e Soraya detonam PEC que estende imunidade parlamentar à corrupção e ao crime

    MS 20/09/20254 Mins Read

    Xingamentos e motim: rebeldia de Pollon contra presidente da Câmara deve render 120 dias de suspensão

    MS 19/09/20253 Mins Read

    Adriane fecha contrato de R$ 8,6 milhões com ex-secretário de Bernal sem licitação

    Campo Grande 19/09/20253 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    Antes de assumir presidência do STF, Fachin visita papa Leão XIV

    BR 20/09/20252 Mins Read

    Blindagem caiu em 2001 após livrar até deputado acusado de esquartejar inimigos com motosserra

    BR 20/09/20256 Mins Read

    Capital terá protesto contra PEC que transforma Congresso em “bunker do crime organizado”

    MS 20/09/20254 Mins Read

    Liberdade de expressão: justiça rejeita ação de presidente da Cassems contra críticas de policial

    MS 20/09/20254 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.