O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»Campo Grande»Com 10 mil crianças atingidas, “tríplice epidemia” deve chegar a idosos e preocupa Capital
    Campo Grande

    Com 10 mil crianças atingidas, “tríplice epidemia” deve chegar a idosos e preocupa Capital

    Richelieu de CarloBy Richelieu de Carlo09/04/20234 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Secretário de Saúde, Sandro Benites, e a prefeita Adriane Lopes. (Foto: Roberto Ajala/PMCG)

    A Prefeitura de Campo Grande afirma que o município passa por um momento delicado, em que a população se depara com uma “tríplice epidemia” de doenças virais. Os males respiratórios têm atingido mais crianças atualmente, causando falta de leitos pediátricos, porém, a expectativa da Secretaria de Saúde é de que os casos em idosos e de dengue devem aumentar nas próximas semanas, sobrecarregando ainda mais o sistema hospitalar. 

    A secretária adjunta de Saúde, Rosana Leite, afirma que os hospitais já estão sobrecarregados e existe um déficit de leitos, e o município busca ampliar a oferta. “Algo que realmente nos está preocupando, não que as outras coisas não sejam importantes, é essa tríplice epidemia que estamos a enfrentar”, disse durante audiência pública na Câmara de Vereadores, na quarta-feira (5).

    Veja mais:

    Desembargador nega pedido para suspender pagamento de insalubridade a enfermagem

    Prefeita alega falta de dinheiro e vai ao TJ para não pagar insalubridade a enfermagem

    Rosana diz que houve aumento no número de doenças relacionadas a vírus respiratórios nas últimas quatro semanas na Capital. Além disso, há os casos de arboviroses (dengue, Zika e chikungunya ), e o Governo do Estado criou um Centro de Operações de Emergências voltado ao enfrentamento dessas enfermidades, para elaborar estratégias de controle e redução de casos graves e óbitos. 

    “Também houve o acionamento do Centro de Operações do Ministério da Saúde porque há uma previsão de que este ano as arboviroses, notadamente dengue e chikungunya, são um grande problema, principalmente na nossa fronteira”, relata a adjunta da Sesau.

    Na Capital, a preocupação é com o aumento de casos de dengue e, nas próximas semanas, de síndromes gripais em idosos. Atualmente, as crianças têm sofrido mais, porque segundo a Sesau, a gripe este ano é causada por vírus respiratórios diferentes de anos anteriores. 

    “Estamos nos preparando não só para as arboviroses, mas principalmente para as síndromes gripais. Aproximadamente daqui a duas ou três semanas, a gente vai perceber uma incidência maior de idosos por conta da sazonalidade. E também estamos nos preparando para um aumento de casos da dengue”, explica Rosana Leite.

    “Mais de 10 mil crianças foram atendidas, aproximadamente 5% das crianças na nossa capital. E é bom lembrar que a covid também está por aí, porém com as mutações que aconteceram de uma forma leve”, completa.

    A secretária adjunta de Saúde, Rosana Leite, durante audiência na Câmara de Vereadores. (Foto: Izaías Medeiros/CMCG)

    Contratar mais leitos em hospitais particulares

    Na segunda-feira (3), a prefeitura publicou chamamento público para os hospitais particulares de Campo Grande para contratar novos leitos e atender a pediatria. O objetivo é ampliar a capacidade de atendimento de pacientes em situação grave pelo sistema de saúde pública da Capital.

    Através deste chamamento, serão contratados novos leitos clínicos e de UTI para desafogar os hospitais que hoje são referência no atendimento para pacientes pediátricos com dengue e síndromes respiratórias. Podem participar do processo de contratualização todos os hospitais particulares da Capital.

    De acordo com a Sesau, é comum que logo após o início das aulas é haja um crescimento no número de atendimentos nas unidades de urgência e emergência, principalmente em crianças com sintomas respiratórios. Entende-se que este aumento se dá pelo convívio com outras crianças nas escolas, ampliando as trocas de itens pessoais, associadas às variações de temperaturas comuns durante o verão, o que provoca o crescimento dos casos de resfriados e gripes nestes grupos.

    Vacinação

    Em outra frente, no começo desta semana, teve início a campanha de vacinação contra a gripe, em Campo Grande. Este ano a vacina está liberada para todos os públicos prioritários, diferente do que aconteceu em anos anteriores, quando a campanha acontecia por etapas.

    A expectativa é vacinar cerca de 200 mil pessoas que fazem parte dos 18 grupos elencados pelo Ministério da Saúde como prioritários.

    Na última campanha a cobertura foi muito abaixo do recomendado pelo Ministério da Saúde, que é de pelo menos 90% para cada um dos públicos. Em 2022, apenas 43,4% de todo o público-alvo buscou pela vacinação.

    A vacina disponibilizada pelo Sistema Único de Saúde (SUS) em todas as unidades de saúde da Capital protege contra os vírus H1N1 e H3N2 da Influenza A e contra a Influenza B, sendo eficaz contra as três formas diferentes de gripe.

    adriane lopes Capa capital chikungunya dengue doenças epidemia gripe hospitais nossa política postos de saúde prefeitura de campo grande saúde sesau vacinação Zika

    POSTS RELACIONADOS

    Projeto de R$ 112 milhões, hospital da Hapvida vai gerar 456 empregos em Campo Grande

    Campo Grande 11/07/20252 Mins Read

    Enquanto turbina salário de secretários, Adriane sacrifica servidores com mais anos sem reajuste

    Campo Grande 11/07/20254 Mins Read

    Juiz vê risco aos cofres públicos e suspende lei que deu salário de governador a prefeito

    MS 11/07/20253 Mins Read

    Com gestão marcada por aumento de gastos, Papy é reeleito presidente da Câmara até 2028

    Campo Grande 11/07/20254 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    Projeto de R$ 112 milhões, hospital da Hapvida vai gerar 456 empregos em Campo Grande

    Campo Grande 11/07/20252 Mins Read

    Lula: governo tem apoio do povo para enfrentar sanção de Trump

    BR 11/07/20253 Mins Read

    Enquanto turbina salário de secretários, Adriane sacrifica servidores com mais anos sem reajuste

    Campo Grande 11/07/20254 Mins Read

    Criança que caiu em cânion no Rio Grande do Sul é encontrada morta

    BR 11/07/20252 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.