O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»Policial federal preso na Omertà vai usar tornozeleira por mais 90 dias, decide juiz
    MS

    Policial federal preso na Omertà vai usar tornozeleira por mais 90 dias, decide juiz

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt16/05/20234 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    O policial federal Everaldo Monteiro de Assis. vai usar a indumentária por mais três meses (Foto: Arquivo)

    O policial federal Everaldo Monteiro de Assis, o Jabá, vai continuar sob monitoramento eletrônico por mais 90 dias, segundo o juiz Roberto Ferreira Filho, da 1ª Vara Criminal de Campo Grande. Preso na Operação Omertà, ele é réu por organização criminosa, corrupção passiva e violação de sigilo funcional, segundo o Gaeco (Grupo de Atuação Especial de Combate ao Crime Organizado).

    Em despacho publicado nesta terça-feira (16), o magistrado destaca que o processo está na fase de diligências complementares. “Ademais, a instrução da referida ação penal já se encerrou e o feito aguarda apenas o cumprimento das últimas diligências requeridas pelas defesas na fase do artigo 402 do CPP, não havendo razoabilidade em conceder a revogação pretendida nesse momento final processual, a fim de se assegurar a instrução criminal e a aplicação da lei penal, conforme determina o artigo 312 do CPP”, avaliou Ferreira Filho.

    Veja mais:

    Justiça nega liberar policial federal acusado pela Omertà para participar de evento beneficente

    Juiz manda MPE revelar “agentes secretos” em denúncia sobre morte de Playboy da Mansão

    Jamil Name, filho e policial federal viram réus pela execução de Playboy da Mansão

    “Vislumbro, portanto, a necessidade de manter o requerente sob monitoração eletrônica, ao menos até que sobrevenha a sentença de mérito da ação penal nº 0949166-65.2020.8.12.0001, como forma de permitir o controle deste Juízo acerca de suas atividades, evitando a reiteração delitiva e garantindo a ordem pública”, concluiu.

    O Gaeco defendeu a manutenção do uso da tornozeleira como fundamental para manter o controle sobre as atividades do policial federal. “Como é consabido, as medidas cautelares têm como finalidade precípua o controle estatal sob o indivíduo e, como consequência, salvaguardar a ordem pública”, pontuou a promotoria.

    “Vivemos numa época em que, aparentemente, transgressores da lei possuem mais benefícios e direitos que o cidadão que cumpre corretamente suas obrigações. Não se pode deixar de lado o primordial, que é a segurança e proteção da coletividade”, criticou o MPE.

    “Desse modo, incabível se revela a pretensão do requerente EVERALDO MONTEIRO DE ASSIS de obter a revogação das medidas cautelares de recolhimento domiciliar noturno e monitoramento eletrônico, sobretudo porque ele responde pela prática dos gravíssimos crimes de integrar organização criminosa armada (art. 2.º, §§ 2.º e 4.º, incisos II e II, da Lei n.º12.850/13), corrupção passiva (artigo 317, § 1.º, c/c artigo 71, ambos do Código Penal) e violação de sigilo funcional (art. 325, § 2.º, c/c artigo 71,ambos do Código Penal)”, destacou.

    O advogado de defesa, Odilon de Oliveira, já recorreu ao Tribunal de Justiça para revogar o monitoramento eletrônico. O habeas corpus foi protocolado nesta segunda-feira (15) e será analisado pelo desembargador José Ale Ahamad Netto.

    “A medida cautelar de monitoração eletrônica destina-se a assegurar a eficácia do recolhimento domiciliar noturno, bem como de outras medidas cautelares que lhe foram impostas”, pontuou o juiz federal aposentado.

    Oliveira se fia no argumento de que o pen-drive rosa, usado como prova contra Assis, foi considerado nulo como prova em uma das sentenças favoráveis ao policial federal. “Em síntese, o mesmo juízo, na anterior decisão penal, ao absolver, decretou a nulidade de tudo o que foi colhido (pen drive rosa e provas derivadas, incluindo telemáticas e as resultantes das buscas realizadas em sua residência, em 27/09/2019 e em 29/11/2019, etc), ‘nãohavendo mais nenhum outro elemento probatório detido de forma lícita e autônoma em seu desfavor’”, destacou Odilon.

    “Então, por que manter as medidas cautelares, notadamente a eletrônica e o recolhimento domiciliar? O que a justiça está a impor é o cumprimento de pena que, antecipadamente, já se sabe que não haverá”, alertou.

    “A monitoração eletrônica e o recolhimento domiciliar, além de extremamente gravosos, refletindo indiretamente no recolhimento também da própria família, por tão longo período, vão de encontro à necessidade do relacionamento social do grupo familiar do suplicante”, concluiu.

    Everaldo é acusado de repassar informações confidenciais e usar a estrutura da PF para as supostas organizações criminosas comandadas pelo empresários Jamil Name e Fahd Jamil.

    juiz roberto ferreira filho nossa política operação omertà policial federal everaldo monteiro de assis Tiro News

    POSTS RELACIONADOS

    Consórcio diz que envia fluxo de caixa só se a prefeitura pedir e não recebeu repasses em 2025

    MS 16/05/20254 Mins Read

    Ministro do STJ nega liberdade a ex-coordenador da APAE acusado de desvio de R$ 8 milhões

    MS 15/05/20254 Mins Read

    Réu pelo desvio de fortuna fica oito meses sem colocar tornozeleira e juiz ameaça com prisão

    MS 15/05/20252 Mins Read

    Iran Coelho pede extensão de HC para tirar tornozeleira e reassumir cargo após dois anos

    MS 15/05/20252 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    Dagoberto é o 9º parlamentar de MS a apoiar a CPI Mista para investigar fraudes no INSS

    MS 16/05/20252 Mins Read

    Portabilidade de consignado para CLT entre bancos começa a valer

    BR 16/05/20254 Mins Read

    Ninguém acerta a Mega-Sena e prêmio está acumulado em R$ 68 milhões

    BR 16/05/20251 Min Read

    Consórcio diz que envia fluxo de caixa só se a prefeitura pedir e não recebeu repasses em 2025

    MS 16/05/20254 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.