O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»Luiza retira projeto e impede que CCJ enterre medida para salvar Parque dos Poderes
    MS

    Luiza retira projeto e impede que CCJ enterre medida para salvar Parque dos Poderes

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt31/05/20233 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    A vereadora Luiza Ribeiro (PT) retirou o Projeto de Lei 10.970/2023, na manhã desta quarta-feira (31) e impediu que a Comissão de Constituição e Justiça da Câmara Municipal sepultasse a proposta elaborada com o objetivo de salvar o Parque dos Poderes. O tombamento de uma das áreas mais emblemáticas da Capital enfrenta forte oposição do setor imobiliário.

    O relator da proposta na CCJ, vereador Epaminondas Vicente da Silva Neto, o Papy (SD), transformou-se no novo vilão da preservação do meio ambiente em Campo Grande. Apesar do parecer da Procuradoria Jurídica do legislativo pela tramitação da proposta, o vereador do Solidariedade planejava enterrar o projeto na comissão, sem qualquer discussão com a sociedade e os demais vereadores.

    Veja mais:

    Relator considera inconstitucional e projeto para salvar Parque dos Poderes pode ser enterrado na CCJ

    Rejeitado pela Assembleia, vereadores assumem protagonismo para tombar Parque dos Poderes

    Tribunal suspende obra do novo Palácio da Justiça e livra Parque de novo desmatamento

    O projeto de lei determina o tombamento e preservação do Parque dos Poderes, junto com os parques das Nações Indígenas e do Prosa. O complexo é famoso e único no mundo por conciliar a preservação do meio ambiente e a sede dos poderes constituídos. É a versão campo-grandense do Central Parque de Nova Iorque, por exemplo.

    Papy queria levar a proposta para a lata do lixo porque não houve consulta à Fundac (Fundação Municipal de Cultura) e ao Conselho Municipal do Patrimônio Histórico. A petista tentou um acordo, para submeter o projeto aos órgãos sugeridos pelo relator. O presidente da CCJ, Otávio Trad (PSD), negou o pedido.

    Assinado pela vereadora e mais oito parlamentares, o projeto tem o apoio de 14 mil campo-grandenses. Para evitar o sepultamento prematura do projeto, a vereadora optou por retirá-lo e seguir o trâmite sugerido por Papy.

    O projeto apresentado por Luiza Ribeiro, e encampado por outros colegas, conta com apoio de ambientalistas, pesquisadores, juristas e representantes de movimentos de preservação da área. A medida seria uma forma dos vereadores tomarem a responsabilidade de conseguir o tombamento dos parques.

    Por outro lado, conforme Papy, 15 instituições teriam se manifestado contra o tombamento do complexo dos parques. Ele se defendeu da acusação de que é contra a proposta. O parlamentar justificou que analisou apenas a constitucionalidade e não o mérito.

    Com a retirada, os nove vereadores poderão reapresentar a proposta ainda este ano.

    Contra o projeto de tombamento do Parque dos Poderes, Papy tentou se justificar durante a reunião da CCJ (Foto: Reprodução)

    câmara municipal de campo grande campo grande ms luiza ribeiro MEIO AMBIENTE nossa política papy parque das nações parque dos poderes

    POSTS RELACIONADOS

    Prefeitos e deputados do PSDB decidem seguir caminho a ser definido por Riedel e Reinaldo

    MS 18/06/20253 Mins Read

    Parque do Prosa: MPE vai à Justiça para frear ocupação desordenada e danos ambientais

    MS 18/06/20253 Mins Read

    Equipe do Governo de MS deixa Israel em segurança e chega por terra à Jordânia

    MS 18/06/20252 Mins Read

    TSE marca julgamento que pode cassar mandato de Lucas de Lima na Assembleia Legislativa

    MS 18/06/20252 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    Copom eleva juros básicos da economia para 15% ao ano

    BR 18/06/20255 Mins Read

    Brasil se declara país livre da gripe aviária

    BR 18/06/20252 Mins Read

    Bolsonaristas e petistas derrubam veto de Lula e vão deixar a conta de luz mais cara

    MS 18/06/20253 Mins Read

    Prefeitos e deputados do PSDB decidem seguir caminho a ser definido por Riedel e Reinaldo

    MS 18/06/20253 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.