O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»Com CPMI instalada, STF rejeita ação de Soraya contra presidente do Senado
    MS

    Com CPMI instalada, STF rejeita ação de Soraya contra presidente do Senado

    Richelieu de CarloBy Richelieu de Carlo20/06/20232 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    A senadora Soraya Thronicke. (Jefferson Rudy/Agência Senado)

    O ministro Gilmar Mendes, do Supremo Tribunal Federal, rejeitou mandado de segurança da senadora Soraya Thronicke (União) contra o presidente do Senado, Rodrigo Pacheco (PSD/MG). A parlamentar acusou o colega de omissão por não instalar a CPI dos Atos Antidemocráticos proposta por ela.

    Soraya propôs a Comissão Parlamentar de Inquérito exclusiva no Senado. Apesar de ter obtido 42 assinaturas em janeiro, a comissão não foi instalada porque Rodrigo Pacheco entendeu que os senadores deveriam ratificar as assinaturas com o início da nova legislatura.

    Veja mais:

    União Brasil indica Soraya e senadora é única de MS a integrar a CPMI dos Atos Antidemocráticos

    Cotada para CPMI dos Atos Antidemocráticos, Soraya não garante fidelidade ao Governo Lula

    Soraya Thronicke tem alta de hospital após 9 dias na UTI por crise alérgica na pele

    Thronicke, então, acionou o STF com mandado de segurança, com pedido de medida liminar, contra “suposto ato omissivo ilegal” de Pacheco, que teria deixado de adotar as providências necessárias à instalação da CPI para investigação dos atos antidemocráticos e terroristas praticados no dia 8 de janeiro de 2023.

    Entre os pedidos da senadora estava a instalação da CPI. No entanto, em 26 de abril, houve a abertura de uma comissão parlamentar, só que mista (CPMI), composta por deputados federais e senadores, que vão apurar os fatos que levaram à invasão das sedes dos três Poderes, em Brasília.

    Isso levou o relator do caso, Gilmar Mendes, a negar os pedidos em virtude da perda do objeto. 

    “Sendo este o pedido veiculado na inicial, não há mais interesse no julgamento de mérito do mandado de segurança em razão da perda superveniente de seu objeto, conforme preconiza o Código de Processo Civil”, definiu o ministro do STF. 

    “Não havendo mais a alegada omissão do Presidente do Senado, resta evidenciada a ausência do interesse de agir. Ante o exposto, julgo prejudicados o mandado de segurança e o pedido liminar, em virtude da perda superveniente do objeto”, decidiu Gilmar Mendes, em despacho do dia 13 de junho.

    Atualmente, Soraya Thronicke é membro da CPMI dos Atos Antidemocráticos de 8 de janeiro, a única de Mato Grosso do Sul.

    8 de janeiro cpmi dos atos antidemocráticos gilmar mendes nossa política senado soraya thronicke STF Tiro News

    POSTS RELACIONADOS

    Antes de assumir presidência do STF, Fachin visita papa Leão XIV

    BR 20/09/20252 Mins Read

    Liberdade de expressão: justiça rejeita ação de presidente da Cassems contra críticas de policial

    MS 20/09/20254 Mins Read

    Nelsinho e Soraya detonam PEC que estende imunidade parlamentar à corrupção e ao crime

    MS 20/09/20254 Mins Read

    Xingamentos e motim: rebeldia de Pollon contra presidente da Câmara deve render 120 dias de suspensão

    MS 19/09/20253 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    Após “cortes gigantes”, prefeito vai ao desespero e apela pela 2ª vez ao TJ para não reduzir salário

    MS 21/09/20253 Mins Read

    Risco de prescrição faz juiz correr para julgar “vereador sem voto”, mas esbarra no TJMS

    MS 21/09/20253 Mins Read

    Antes de assumir presidência do STF, Fachin visita papa Leão XIV

    BR 20/09/20252 Mins Read

    Blindagem caiu em 2001 após livrar até deputado acusado de esquartejar inimigos com motosserra

    BR 20/09/20256 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.