O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»Opinião»Óculos com filtro para luz azul não ajudam a reduzir a fadiga ocular
    Opinião

    Óculos com filtro para luz azul não ajudam a reduzir a fadiga ocular

    Sandra Luz, de PortugalBy Sandra Luz, de Portugal24/08/20233 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    Quem necessita usar óculos para corrigir problemas de visão é, quase sempre, confrontado com uma oferta praticamente mágica dos vendedores do produto: “lentes que filtram a luz azul para proteção da retina”. O objetivo é reduzir a fadiga visual causada pela emissão das luzes de telas de dispositivos eletrônicos: celulares, computadores, tablets e, até, smart TVs.

    Um estudo divulgado nesta semana desconstrói essa crença. O relatório, publicado na Base de Dados Cochrane de Revisões Sistemáticas, analisou dados de 17 ensaios clínicos randomizados controlados realizados durante dias a meses em seis países.

    A autora principal, Laura Downey, disse ter descoberto que o uso de óculos com bloqueio de luz azul pode não reduzir a fadiga visual associada ao uso de telas de eletroeletrônicos. Ela disse que a brevidade dos ensaios clínicos poderia ter ajudado a capacidade dos revisores de considerar os resultados a longo prazo.

    “Atualmente também não está claro se estas lentes afetam a qualidade da visão ou os resultados relacionados com o sono, e não foi possível tirar conclusões sobre quaisquer efeitos potenciais na saúde da retina a longo prazo.As pessoas deveriam estar cientes dessas descobertas ao decidirem comprar esses óculos”.

    O que é luz azul?

    O olho humano pode discernir a luz azul como parte do espectro de luz visível. Acredita-se que ela representa cerca de um terço de toda a luz visível. Luzes fluorescentes, TVs LED, monitores de computador, smartphones e telas de tablets são exemplos de fontes artificiais de luz azul.

    Como a luz azul é difícil de ser filtrada pelos nossos olhos, quase toda ela entra pela parte frontal do olho e viaja até a retina, onde é transformada em imagens pelas células da retina. Pode eventualmente danificar as células da retina ao longo do tempo e causar problemas de visão, incluindo degeneração macular relacionada à idade .

    De acordo com um estudo de visão do National Eye Institute, as crianças correm mais riscos do que os adultos porque os seus olhos absorvem mais luz azul dos dispositivos digitais.

    A equipe acrescentou que o estudo foi conduzido para responder ao debate em andamento sobre se o uso de lentes bloqueadoras de luz azul é benéfico em oftalmologia. 

    Os estudos demonstraram que estas lentes são comumente prescritas a pacientes em muitas partes do mundo e que a redução do cansaço visual associada ao uso de dispositivos digitais tem sido associada à redução ou melhoria da qualidade.

    Óculos não tem capacidade para bloquear a luz azul

    Além disso, os óculos de luz azul filtram apenas entre 10% e 25% da luz azul de dispositivos artificiais, como telas de computador. Essa luz azul é apenas um milésimo do que obtemos com a luz natural, aponta a responsável pelo estudo.

    Além disso, explica, filtrar altos níveis de luz azul exigiria que a lente fosse bastante âmbar, o que teria um impacto significativo na percepção das cores. 

    A pesquisadora destaca que há muitas alegações de marketing sobre benefícios potenciais, como melhorar a qualidade do sono e proteger a retina dos danos causados ​​pela luz.

    Os investigadores concluíram que os resultados não apoiam a prescrição de lentes bloqueadoras de luz azul para a população em geral e são relevantes para uma vasta gama de partes interessadas, incluindo oftalmologistas, pacientes e investigadores.

    boletim saúde

    POSTS RELACIONADOS

    Nova variante da Covid-19 vira preocupação mesmo com redução dos casos de gripe em MS

    Opinião 15/06/20254 Mins Read

    Síndrome de Burnout: classificação da OMS entra em vigor no Brasil

    Opinião 26/01/20253 Mins Read

    Quer viver mais? Suba escadas

    Opinião 28/04/20242 Mins Read

    Padrões diferentes de sono entre homens e mulheres têm significativo impacto na saúde

    Opinião 21/04/20246 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    Relatório da PF diz que Bolsonaro movimentou R$ 30,5 milhões em um ano

    BR 21/08/20253 Mins Read

    PF diz que Bolsonaro burlou STF e encaminhou 300 vídeos pelo WhatsApp

    BR 21/08/20252 Mins Read

    Câmara aprova urgência para isenção do IR de quem ganha até R$ 5 mil

    BR 21/08/20254 Mins Read

    Pollon vota contra projeto que aumenta proteção de crianças e adolescentes nas redes sociais

    MS 21/08/20255 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.