O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»Opinião»Tema Livre – Você consegue ouvir os gritos dos inocentes?
    Opinião

    Tema Livre – Você consegue ouvir os gritos dos inocentes?

    Sandra Luz, de PortugalBy Sandra Luz, de Portugal13/11/20233 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Em um mês, mais de 4 mil crianças foram assassinadas na Faixa de Gaza

    Muitos bordões podem iniciar um texto como este, nenhum deles resume a dor da existência de um acrônimo para designar as crianças órfãs pela guerra de Israel contra o povo da Palestina, acentuada no último mês, mas existente há quase oito décadas. Médicos em atividade na Faixa de Gaza denominam como “WCNSF” (Criança Ferida Sem Família Sobrevivente em tradução livre) os órfãos de mais esse capítulo da guerra.

    A situação tornou-se tão comum na Faixa de Gaza, que integrantes do MSF (Médicos Sem Fronteiras) cunharam a sigla, mais um fator imposto a crianças cujo sofrimento nem deveria ser descrito. Quando sobrevivem – Até a entrega desta coluna, na manhã de sábado, 11 de novembro,4.008 crianças foram mortas na Faixa de Gaza e outras 1.270 estão desaparecidas – os pequenos naquela têm a saúde mental extenuada ao limite.

    Veja mais:

    Tema Livre – Enem: Dicas para ir bem na prova

    Tema Livre – Após semana agitada’, dólar fecha em baixa e Ibovespa mantém 116 mil pontos

    Tema Livre – Entenda sobre a Síndrome de Down

    Enquanto bombas caem no espaço civil, como hospitais, escolas e mesquitas, as crianças são submetidas a violência, ao medo, à dor e à incerteza. De acordo com a organização  Save the Children, o estresse pós-traumático experimentando pelas crianças em Gaza resulta em ansiedade, medo, preocupação com a sua segurança e a dos seus entes queridos, pesadelos e memórias perturbadoras, insónia, repressão de emoções e afastamento dos entes queridos.

    A organização aponta, ainda, que desde que o bloqueio terrestre, aéreo e marítimo foi imposto à Faixa de Gaza em 2007, a vida das crianças em Gaza é o retrato de graves privações e violência. Na região, 80% dos pequenos manifestam tristeza e apresentam comportamentos como o mutismo reativo e uniram-se por medo.

    Enquanto os palestinos são obrigados a sair do próprio território sem a nítida indicação se poderão voltar ou sobreviver, há quem pense nas crianças. Muitas, além dos pais, irmãos, tios, tias, primos, primas, avós, amigos, das casas e das escolas, perderam membros, deixando sob escombros braços agora inservíveis para abraços e pernas imprestáveis para correr.

    Crianças permanecem sozinhas porque toda a família foi exterminada em bombardeios lançados sobre a Faixa de Gaza

    Há quem pense na criança deixada para trás, na própria criança, como o diretor-geral da Organização Mundial da Saúde, Tedros Adhanom Ghebreyesus, no Conselho de Segurança da ONU (Organização das Nações Unidas) nesta sexta-feira, 11 de novembro, ao relatar ter crescido durante a guerra na Etiópia, e acreditando compreender o que ocorre em Gaza.

    “O som de tiros e projéteis assobiando no ar, o cheiro de fumaça depois de atingirem, as balas traçantes no céu noturno, o medo, a dor, a perda – essas coisas permaneceram comigo por toda a minha vida”.

    guerra israel palestina tema livre

    POSTS RELACIONADOS

    Tema Livre – 20 anos de UFGD: Projeto de Educação pública do interior bem sucedido

    Opinião 29/07/20253 Mins Read

    Tema Livre – Aumento do IOF – Imposto sobre Operações Financeiras

    Opinião 24/07/20255 Mins Read

    Cobrança sobre ida de servidores a Israel termina em gritaria entre Razuk e Kemp sobre guerra

    MS 24/06/20255 Mins Read

    Trump anuncia cessar-fogo entre Israel e Irã e anuncia: “Guerra de 12 dias”

    BR 23/06/20253 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    Presidente do STF rejeita mandar recurso para Gilmar e impasse sobre Coaf atinge ações em MS

    MS 27/08/20254 Mins Read

    Falha da prefeitura livra Jamil Name Filho de ação judicial que cobra R$ 111 mil de IPTU

    Campo Grande 27/08/20253 Mins Read

    Retorno ao cargo garante aumento de 93% e Waldir Neves tem salário de R$ 112 mil no TCE

    MS 27/08/20254 Mins Read

    Moraes manda polícia monitorar em tempo real o endereço de Bolsonaro

    BR 26/08/20252 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.