O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»Medalhões não seriam campeões de votos e Câmara pode ser renovada em mais de 50%, diz Ranking
    MS

    Medalhões não seriam campeões de votos e Câmara pode ser renovada em mais de 50%, diz Ranking

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt05/02/20244 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    Pesquisa do Instituto Ranking Brasil Inteligência aponta que os medalhões da política, como o ex-governador André Puccinelli (MDB) e o ex-prefeito Marquinhos Trad (PSD), não seriam campeões de votos na disputa por uma vaga de vereador nas eleições deste ano. O levantamento também alerta que mais da metade do legislativo pode ser renovada em outubro deste ano.

    O instituto ouviu mil eleitores entre os dias 26 e 30 de janeiro deste ano. Registrada no Tribunal Superior Eleitoral com o número MS-05781/2024, a pesquisa tem margem de erro de 3,1% e intervalo de confiança de 95%.

    Veja mais:

    Rejeição a André volta a crescer, Contar vem logo atrás e Adriane é superada por petista e bolsonarista

    Adriane e Rose sobem e ameaçam liderança de André na disputa pela prefeitura, aponta Ranking

    O vereador Silvio Pitu (PSD) seria o campeão de votos com 1,30% e bateria Puccinelli, em 2º lugar com 1,20%, e Marquinhos, em 9º com 0,50%. O ex-governador perdeu a eleição para o Governo em 2022 ao ficar em 3º lugar e não teria um bom desempenho nas urnas caso disputasse uma das 29 vagas de vereador na Capital, segundo a pesquisa.

    André teve desgaste com as acusações por corrupção e desvios de recursos públicos nas operações Coffee Break, deflagrada pelo Gaeco em agosto de 2015, e Lama Asfáltica, deflagrada ao longo de 2015 e 2020 pela Polícia Federal.

    Já Marquinhos foi prefeito da Capital por dois mandatos e ficou em 6º lugar na disputa do Governo do Estado. Ele sofreu o desgaste das denúncias por assédio sexual contra sete mulheres. A Justiça livrou o ex-prefeito de responder por cinco supostas vítimas.

    O líder sem-terra Marcos Adonis, que disputou o Governo pelo PSOL, ficaria em 22º lugar com 0,30%. A advogada Giselle Marques (PT) não repetiria o mesmo desempenho obtido na disputa do Governo, que ficou em 5º lugar. A petista obteria apenas 0,20% e nem teria chance de ser eleita para um cargo de vereador, de acordo com o levantamento realizado no mês passado.

    Entre os atuais vereadores, alguns teriam vaga garantida, como o presidente da Câmara, Carlos Augusto Borges, o Carlão (PSB), que ficaria em 3º com 1,10%. No entanto, o socialista sonha em ser candidato a vice-prefeito em uma das chapas apontadas como competitivas, como da prefeita Adriane Lopes (PP), do deputado federal Beto Pereira (PSDB) e de Puccinelli.

    Estariam reeleitos os vereadores Professor Juari (PSDB), Otávio Trad (PSD), Professor Riverton (PSD), Claudinho Serra (PSDB) e Beto Avelar (PSD). No entanto, a vitória ainda vai depender do partido, já que alguns planejam mudar de legenda com a abertura da janela partidária em março.

    Entre os secretários de Adriane, o melhor colocado é João Rocha (PP), que cogita deixar o Governo para disputar a reeleição. Ele ficaria em 8º lugar na disputa, segundo a pesquisa. Já Sandro Benites (PRD) corre risco de não ser reeleito apesar de ter comandado a Secretaria Municipal de Saúde, uma das pastas mais vistosas e boa de voto no município.

    O suplente de Sandro, Paulo Lands (PRD), corre o risco de perder a vaga de vereador para o irmão, Wilson Lands, que está disposto a disputar um cargo eletivo após a história em que ganhou um cargo no poder público após reprovar no processo seletivo para professor.

    Aposentado da Assembleia Legislativa, o ex-deputadoe estadual Maurício Picarelli (PSDB) tem chance de se eleger vereador pela primeira vez e substituir a mulher, a ex-vereadora Magali Picarelli.

    O PT pode eleger outros nomes no lugar dos atuais vereadores, Ayrton Araújo e Luiza Ribeiro. Kelvin do PT e o sobrinho presidente Luiz Inácio Lula da Silva, Alberto Lula da Silva, podem surpreender e ganhar uma vaga no legislativo no lugar dos atuais vereadores.

    A pesquisa para vereador é a mais incerta. No entanto, não deixa de ser um termômetro da popularidade dos interessados em disputar uma das 29 vagas na Câmara Municipal.

    André Puccinelli câmara de vereadores campo grande-ms eleições 2024 giselle marques instituto ranking brasil marcos adonis marquinhos trad nossa política

    POSTS RELACIONADOS

    Trio bolsonarista de MS vota contra, mas Câmara eleva pena para posse de arma de uso proibido

    MS 12/06/20253 Mins Read

    CPI enterra relatório de Soraya que pedia fim do ‘Tigrinho’ e indiciamento de Virginia e Deolane

    MS 12/06/20255 Mins Read

    Ex-funcionários do Consórcio relatam jornadas de 11 horas e condições desumanas de trabalho

    MS 12/06/20253 Mins Read

    Gasto com pessoal cresce R$ 447 mi, apesar de Adriane congelar salários de servidor há 3 anos

    MS 12/06/20255 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    Trio bolsonarista de MS vota contra, mas Câmara eleva pena para posse de arma de uso proibido

    MS 12/06/20253 Mins Read

    INSS deve corresponder à confiança de aposentados, diz ministro

    BR 12/06/20254 Mins Read

    Brasil poderá ter novo recorde na produção de grãos na safra 2024/2025

    BR 12/06/20253 Mins Read

    CPI enterra relatório de Soraya que pedia fim do ‘Tigrinho’ e indiciamento de Virginia e Deolane

    MS 12/06/20255 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.