O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»João Henrique diz que não cometeu crime ao apoiar atos no CMO e defende “reforma constitucional”
    MS

    João Henrique diz que não cometeu crime ao apoiar atos no CMO e defende “reforma constitucional”

    Richelieu de CarloBy Richelieu de Carlo04/03/20244 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email

    O deputado João Henrique Catan (PL) afirma que não cometeu crime ao apoiar as manifestações de apoiadores do então presidente Jair Bolsonaro (PL) acampados em frente ao CMO (Comando Militar do Oeste) em Campo Grande em 2022. O parlamentar diz que a intenção era demonstrar a “revolta” com as leis, o sistema eleitoral e com as perseguições que ocorreram durante aquela campanha, e defende uma “reforma constitucional” por meio de pressão popular.

    Além de Catan, o ex-candidato ao governo Capitão Contar (PRTB) e o vereador Sandro Benites (Patriota) são investigados pelo Ministério Público Federal por supostos crimes contra o estado de democrático de direito. A denúncia foi apresentada, em novembro de 2022, pelo ex-governador e deputado estadual Zeca do PT.

    Veja mais:

    Juiz marca audiência em investigação contra Contar, João Henrique e Sandro por atos golpistas

    Zeca denuncia Capitão Contar, João Henrique e Sandro por atos antidemocráticos ao MPF

    Site bolsonarista ataca Camila Jara com termos “ofensivos” e “machistas” e revolta PT de MS

    O inquérito tramita na 5ª Vara Federal de Campo Grande desde abril do ano passado. O trio vai passar por audiência de proposta de transação a pedido do MPF no próximo dia 14 de março.

    Conforme o Ministério Público Federal, as condutas investigadas referem-se ao delito previsto no artigo 286, parágrafo único, do Código Penal. O dispositivo trata de incitar, publicamente, a prática de crime, neste caso, “animosidade entre as Forças Armadas, ou delas contra os poderes constitucionais”. A pena é de detenção, de três a seis meses, ou multa.

    Em nota divulgada nesta segunda-feira (4), João Henrique Catan afirma que “o artigo 359-T do Código Penal é claro ao relatar que não constitui crime a nenhuma das acusações que possam ser ali imputadas, as críticas aos poderes constitucionais, nem a atividade jornalística ou a reivindicação de direitos e garantias constitucionais por meio de passeatas, reuniões, greves, aglomerações ou qualquer outra forma de manifestação política com propósitos sociais”.

    O deputado estadual diz que apoia todas as movimentações populares para as quais foi convocado e que a maioria dos manifestantes acampados em frente ao CMO compartilhavam do mesmo objetivo.

    “A grande maioria presente em frente ao CMO entendeu que nossa posição era no sentido de demonstrar que toda a revolta deles com as leis, com o sistema eleitoral, com as perseguições que ocorreram durante o período eleitoral só aconteceram porque existem leis e garantias das autoridades de promover aquilo que foi feito”, diz nota divulgada por Catan.

    O deputado defende uma “reforma constitucional” e que está tranquilo diante das acusações.

    “Nosso mandato funciona como um tipo de escudo para este tipo de ataque à relativização do processo democrático. Somente uma reforma constitucional, por meio de pressão popular e de parlamentares seria capaz de mudar muitos destes instrumentos, algo que a gente continua acreditando. Nossas falas sempre foram nesse sentido, por isso, nós estamos tranquilos, preparados para qualquer tipo de discussão, embate ou enfrentamento”, encerra.

    Confira a íntegra da nota de João Henrique Catan.

    “Sou advogado, exerço essa profissão nobre, que tem a responsabilidade de afastar a injustiça e apresentar a plenitude dos direitos e garantias individuais das pessoas, independente de ser parlamentar.

    O artigo 359-T do Código Penal é claro ao relatar que não constitui crime a nenhuma das acusações que possam ser ali imputadas, as críticas aos poderes constitucionais, nem a atividade jornalística ou a reivindicação de direitos e garantias constitucionais por meio de passeatas, reuniões, greves, aglomerações ou qualquer outra forma de manifestação política com propósitos sociais.

    Sendo assim, sempre apoiamos todas as movimentações populares para as quais fomos convocados. A grande maioria presente em frente ao CMO entendeu que nossa posição era no sentido de demonstrar que toda a revolta deles com as leis, com o sistema eleitoral, com as perseguições que ocorreram durante o período eleitoral só aconteceram porque existem leis e garantias das autoridades de promover aquilo que foi feito.

    Nosso mandato funciona como um tipo de escudo para este tipo de ataque à relativização do processo democrático. Somente uma reforma constitucional, por meio de pressão popular e de parlamentares seria capaz de mudar muitos destes instrumentos, algo que a gente continua acreditando. Nossas falas sempre foram nesse sentido, por isso, nós estamos tranquilos, preparados para qualquer tipo de discussão, embate ou enfrentamento”

    8 de janeiro atos golpistas bolsonaristas capitão contar jair bolsonaro joão henrique catan lula manifestações no cmo nossa política sandro benites Tiro News zeca do pt

    POSTS RELACIONADOS

    Simone continua cotada no MDB para ser candidata a vice-presidente de Lula em 2026

    MS 22/06/20252 Mins Read

    Prefeitura regulariza loteamento e juiz extingue ação para indenizar cada morador em R$ 5 mil

    Campo Grande 22/06/20253 Mins Read

    Justiça manda leiloar casa de Bernal para pagar pensão alimentícia de filho no Tocantins

    MS 21/06/20253 Mins Read

    Soraya promete denunciar parlamentares e integrantes do Judiciário ligados a casa de apostas

    MS 21/06/20252 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    Brasil condena ataques de Israel e dos EUA a instalações no Irã

    BR 22/06/20253 Mins Read

    Entenda: disputa em torno do IOF define quem paga por ajuste fiscal

    BR 22/06/20258 Mins Read

    Simone continua cotada no MDB para ser candidata a vice-presidente de Lula em 2026

    MS 22/06/20252 Mins Read

    Aposta de Minas acerta as 6 dezenas da Mega-Sena e leva R$ 127 milhões

    BR 22/06/20251 Min Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.