O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»Cida Gonçalves e Simone criticam empresas por irem ao STF contra igualdade salarial
    MS

    Cida Gonçalves e Simone criticam empresas por irem ao STF contra igualdade salarial

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt15/03/20243 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Cida Gonçalves e Simone Tebet criticam empresas por irem ao STF contra lei da igualdade salarial entre homens e mulheres (Foto: Arquivo/Deurico/Capital News)

    As ministras das Mulheres, Cida Gonçalves, e do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet, criticaram as empresas e confederações que foram ao Supremo Tribunal Federal contra a regulamentação da lei que prevê igualdade salarial entre homens e mulheres nos mesmos cargos e funções.

    A iniciativa do governo brasileiro, que repete ação já tomada em 35 países, é questionada na Justiça pelas empresas, e as confederações do comércio e da indústria recorreram ao Supremo Tribunal Federal (STF), alegando que a lei é inconstitucional, de acordo com o jornal O Globo. O grupo DPSP, dono das bandeiras Drogarias Pacheco e São Paulo já conseguiu liminar na semana passada para não cumprir a lei.

    Leia mais:

    Quem pode ser babá, mãe, empresária e vendedora também pode, se quiser, ser dentista

    Soldado de saia: as recordações da primeira mulher policial militar de Mato Grosso do Sul

    Mulheres com cheiro de aroeira em flor

    A ministra Cida Gonçalves classificou a ofensiva como “retrocesso”. “Eu ainda estou impactada com o fato de as empresas terem entrado no STF. Isso significa um atraso. Significa um desrespeito à luta das mulheres em muitos anos. É uma prova de que só lutando muito para não demorarmos 131 anos para termos igualdade”, lamentou a sul-mato-grossense em entrevista ao jornal carioca.

    As empresas alegaram que não querem esconder ilícitos, mas são contra divulgar a estratégia de captação e manutenção de bons profissionais. “Não é dizer para o governo, é dizer para a população o quanto a empresa está pagando. Entrar (no STF) contra o relatório é não querer igualdade salarial. Temos que convencer as empresas que salários iguais fazem bem para o país, para a empresa, para a democracia e para as mulheres”, afirmou Cida.

    Na mesma linha, Simone reconheceu que o Governo Lula está mexendo em um vespeiro ao insistir na igualdade salarial. “É um sinal de discriminação. Só a dor no bolso, só a multa para poder mostrar que tem que se cumprir a Constituição e garantir à mulher o que é direito dela. Buscar a Justiça é não querer pagar. Se for um problema de um ato normativo, que não precisa nem do Congresso Nacional, sentamos, conversamos e podemos aperfeiçoar. Ninguém está falando que estamos (o governo) 100% certos”, afirmou Simone ao O Globo.

    “A reação das empresas mostra que colocar a equiparação na lei é necessário? Estamos mexendo em um vespeiro. O grande motor dessa desigualdade (entre homens e mulheres) está na diferença salarial, porque o próprio Censo mostra que, quando se refere à escolaridade, inclusive no ensino universitário, nós somos maioria. O problema não está mais na sala de aula, está no mercado de trabalho”, concluiu a ministra do Planejamento.

    CIDA GONÇALVES governo lula igualdade salarial entre mulheres e homens nossa política simone tebet Tiro News

    POSTS RELACIONADOS

    CPI das Bets: Soraya pede indiciamento de influenciadoras e quer banir Jogo do Tigrinho

    MS 10/06/20254 Mins Read

    Após habeas corpus negados pelo TJ e STJ, juiz mantém prisão de ex-coordenador da APAE

    MS 10/06/20252 Mins Read

    Popularidade de Lula melhora, mas 57% ainda o avaliam como ruim e péssimo, diz Ranking

    MS 10/06/20252 Mins Read

    Diretor do Consórcio Guaicurus confirma ônibus ‘vencidos’ e novos só no fim do ano ou 2026

    Campo Grande 10/06/20253 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    Inflação oficial recua para 0,26% em maio deste ano, diz IBGE

    BR 10/06/20252 Mins Read

    Torres admite desconhecimento técnico sobre sistema eleitoral

    BR 10/06/20254 Mins Read

    CPI das Bets: Soraya pede indiciamento de influenciadoras e quer banir Jogo do Tigrinho

    MS 10/06/20254 Mins Read

    Oito anos após golpe de R$ 5,5 mi, CNJ abre sindicância e mantém afastamento de juiz

    MS 10/06/20253 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.