O comércio de Mato Grosso do Sul deverá registrar queda de 13% na venda de presentes para os namorados, segundo sondagem realizada pelo Instituto de Pesquisas da Fecomércio. O movimento repete a “crise” verificada no Dia das Mães, segunda melhor data para o setor, que também teve perspectiva de redução de 7% em relação ao ano passado.
As vendas para o Dia dos Namorados deverão movimentar R$ 189,6 milhões neste ano, contra R$ 217,89 milhões no ano passado. Apesar da redução, o movimento de 2024 ainda será superior ao montante contabilizado em 2022, quando o setor tinha expectativa de faturar R$ 135,3 milhões.
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O principal movimento para a redução é que houve queda no percentual de pessoas que vão presentear neste ano. Em 2023, 60,27% dos consumidores iriam comprar presentes, contra 51,66% neste ano. Por outro lado, houve aumento no valor médio do presente, de R$ 243,37, no ano passado, para R$ 247,06 em 2024.
“Teremos redução dos percentuais das pessoas que irão presentear e também comemorar e a razão dessa redução é que a maioria dos entrevistados (52,67%), que não irá celebrar a data, não está namorando. O valor médio a ser gasto com comemorações também está um pouco menor, já o valor médio a ser gasto com presentes teve um leve aumento”, explicou a economista do IPF-MS, Regiane Dedé de Oliveira.
Entre os que vão comprar, as opções mais apontadas foram: roupas (25%), perfumes (24%), calçados (15%) e flores (13%). As lojas do centro são a preferência dos entrevistados (65,16%), seguida pelo comércio online (15,3%), comércio dos bairros (9,43%) e shoppings (7,99%).
As comemorações do Dia dos Namorados vão movimentar R$ 170,6 milhões neste ano, contra R$ 168,8 milhões no ano passado. Em relação a 2022, quando o movimento foi de R$ 92,3 milhões, o crescimento acumulado será de 84%.
O presidente do IPF/MS, Edison Araújo, orienta os empresários para prepararem as equipes, vitrines e combos especiais que chamem a atenção dos consumidores e que fiquem atentos às prioridades de quem vai às compras.
“A pesquisa revela que 67% dos consumidores pretendem comprar à vista e oferecer um bom desconto pode ser um chamariz para atrair o cliente, além da qualidade do produto, que é outra prioridade do consumidor. O empresário tem que inovar e aproveitar datas comemorativas como essa para refazer o caixa, melhorar o fluxo e ganhar um fôlego financeiro”, aconselhou.