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    Relicitação empaca no TCU, mas tarifa do pedágio não para de subir e tem alta de 3,69% na 163

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt14/06/20242 Mins Read
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    Duplicação fica cada vez mais distante na BR-163 (Foto: Arquivo)

    A relicitação da BR-163 empacou, literalmente, no Tribunal de Contas da União e segue sob o comando da CCR MS Via, que não cumpriu o contrato de concessão. Contudo, o valor da tarifa não para de subir e teve novo reajuste de 3,69% a partir desta sexta-feira (14). O aumento foi autorizado pela ANTT (Agência Nacional de Transportes Terrestres).

    As tarifas básicas (veículos de passeio) variam de R$ 6,20 a R$ 9,40. Motocicletas pagam a metade. O acréscimo na Tarifa Básica de Pedágio (TBP) do trecho explorado pela CCR MSVia corresponde à variação do Índice Nacional de Preços do Consumidor Amplo (IPCA) entre o período de abril de 2023 e a abril 2024.

    Veja mais:

    CCR pode ficar com 163 até 2049 e vai instalar iluminação e passarelas nas travessias urbanas

    Governo Lula vai exigir que CCR duplique mais 197 km da BR-163; relicitação previa 91 km

    TCU dá aval para Governo cancelar relicitação e CCR pode continuar com a concessão da BR-163

    Inicialmente, a concessionária deveria duplicar os 845 quilômetros da rodovia entre as divisas com o Mato Grosso e Paraná. No entanto, apenas 150 quilômetros foram duplicados e a empresa decidiu devolver a concessão.

    O Ministério dos Transportes realizou vários estudos para lançar uma nova licitação, mudar o modelo ou manter o contrato com a CCR MS Via. O Governo acabou optando por reduzir as exigências, como duplicar só mais 197 quilômetros, e manter a concessão com o grupo paulista. No entanto, a medida precisa do aval do TCU.

    O novo contrato chegou a ser anunciado para janeiro deste ano, mas segue travado.

    br-163 ccr ms via infraestrutura nossa política tcu Tiro News

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