O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»Fogo no Pantanal consome mais de 411 mil hectares e bate recorde em junho
    MS

    Fogo no Pantanal consome mais de 411 mil hectares e bate recorde em junho

    Especial para O JacaréBy Especial para O Jacaré02/07/20243 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Foto: Joédson Alves/Agência Brasil

    Por Fabíola Sinimbú – Repórter da Agência Brasil – Brasília

    O mês de junho teve este ano a maior média de área queimada no Pantanal de Mato Grosso e Mato Grosso do Sul registrada – desde 2012 – pela série histórica do Laboratório de Aplicações de Satélites Ambientais do Departamento de Meteorologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro. Em apenas 30 dias, o fogo consumiu mais de 411 mil hectares do bioma, quando, na média histórica, o Pantanal costuma queimar pouco mais de oito mil hectares.

    A área atingida ficou acima, inclusive, da média histórica de setembro, quando o bioma queima uma média de 406 mil hectares. No acumulado de 2024, a área atingida chegou a 712.075 hectares nesta terça-feira (2), o que corresponde a 4,72% do bioma.

    Nessa segunda-feira (1º), a sala de situação criada pelo governo federal para conter a crise ambiental se reuniu pela terceira vez. A ministra Marina Silva, do Meio Ambiente e Mudança do Clima, declarou que uma confluência de ações humanas é a causa do problema, com focos de fogo gerados por essa ação humana e áreas desmatadas que favorecem a propagação. De acordo com a ministra, a Policia Federal investiga a autoria de pelo menos 18 focos de incêndio.

    Queimadas

    Durante entrevista coletiva, o ministério também divulgou um boletim com balanço da situação das queimadas no Pantanal, que deverá ser atualizado semanalmente. Os dados apontam ainda que a dificuldade de controle de incêndio – calculado a partir de fatores como temperatura, chuva, umidade e vento – é a pior desde 2023. Fatores resultantes de extremos climáticos, que levaram à seca mais grave dos últimos 70 anos, aponta a publicação.

    Os dados sinalizam, ainda, que 85,22% da área queimada ficam em propriedades privadas, enquanto 7,07% em terras indígenas, 4,56 em unidades de conservação (UC) federal, 1,65% em UC estadual, 1,48% em Reserva Particular do Patrimônio Natural e apenas 0,02% em UC municipal.

    Atualmente as ações de combate ao fogo atuam em 34 frentes, com iniciativas que somam esforços dos governos federal e do estado do Mato Grosso do Sul, tendo mais de 500 pessoas mobilizadas.

    O boletim também reúne ações do governo federal em ordem cronológica, que inclui o planejamento, aquisição de equipamentos e mobilização de brigadistas desde janeiro de 2024, assim como a portaria do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, que declarou, ainda em abril, emergência ambiental no Pantanal, como medida preventiva.

    nossa política pantanal queimadas Tiro News

    POSTS RELACIONADOS

    Tarifaço de Trump atinge carne, responsável por 60% das exportações de MS aos EUA

    MS 31/07/20253 Mins Read

    MDB nacional ignora Puccinelli e mantém apoio à candidatura de Simone ao Senado em MS

    MS 31/07/20253 Mins Read

    Trump ignora comissão de senadores e aplica tarifaço de 50% para tentar salvar Bolsonaro

    MS 30/07/20252 Mins Read

    Ex-prefeita de Sidrolândia, Vanda é cobrada em R$ 3,8 milhões por irregularidades em convênios

    MS 30/07/20252 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    Tarifaço de Trump atinge carne, responsável por 60% das exportações de MS aos EUA

    MS 31/07/20253 Mins Read

    IBGE: taxa de desemprego cai para 5,8%, a menor já registrada

    BR 31/07/20253 Mins Read

    MDB nacional ignora Puccinelli e mantém apoio à candidatura de Simone ao Senado em MS

    MS 31/07/20253 Mins Read

    Presidente da CBF é investigado pela PF por crime eleitoral em Roraima

    BR 31/07/20252 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.