O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»Solurb compra área e acaba com impasse judicial para instalação do novo aterro sanitário
    MS

    Solurb compra área e acaba com impasse judicial para instalação do novo aterro sanitário

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt14/09/20242 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Com Dom Antônio Barbosa operando no limite, Solurb compra área e acaba com impasse para instalar o novo aterro sanitário (Foto: Arquivo)

    A CG Solurb Soluções Ambientais comprou a área de 98,5 hectares da Brasil Empreendimentos e acabou com o impasse judicial envolvendo a instalação do Aterro Sanitário Ereguaçu, denominação do novo espaço para receber os resíduos sólidos de Campo Grande. Com a aquisição, a concessionária do lixo evitou a desapropriação do imóvel e acabou com o impasse envolvendo o segundo aterro sanitário.

    O Aterro Sanitário Dom Antônio Barbosa II opera no limite da capacidade e o tempo de vida útil deve expirar em outubro deste ano. O prazo inicial era julho do ano passado. Contudo, a Secretaria Municipal do Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano autorizou a ampliação para uma área de 3,5 hectares e prorrogou a vida útil do espaço para mais um ano e três meses.

    Veja mais:

    Em 12 anos, aterro sanitário Ereguaçu deixou de ser mistério para virar briga na Justiça

    Mistério do Erêguaçu: localização de aterro que “desequilibrou” licitação segue incerta

    Atropelado pelo TJ, ministro do STJ reconhece julgamento que salvou Nelsinho e contrato da Solurb

    Só que a ativação do Ereguaçu, previsto no contrato de concessão firmado em 2012, travou na Justiça. Dona da área de 98,5 hectares, a Brasil Empreendimentos entrou na Justiça e chegou a obter liminar para suspender a instalação do novo aterro sanitário.

    Para evitar a desapropriação, a empresa alegou que a área estava arrendada para um empresário até 30 de março de 2028 para o cultivo de lavoura. A intervenção do poder público, com a declaração de área de utilidade pública, traria prejuízos para a empresa, que seria obrigada a aceitar o valor definido pelo poder público.

    O juiz Marcelo Andrade Campos Silva, da 4ª Vara de Fazenda Pública e de Registros Públicos, chegou a conceder liminar para suspender a licença prévia do novo aterro. O magistrado recuou e suspendeu a liminar.

    A Brasil Empreendimentos recorreu ao Tribunal de Justiça de Mato Grosso do Sul. Para evitar destravar o empreendimento, a Solurb acertou a compra da área, segundo o advogado Gustavo Marques Moreira. Ele evitou antecipar o valor do negócio.

    Com o negócio fechado, as duas partes, Solurb e Brasil Empreendimentos protocolaram no dia 6 deste mês um pedido de desistência do mandado de segurança e do recurso envolvendo o aterro Ereguaçu.

    aterro sanitário consórcio cg solurb nossa política saneamento Tiro News tribunal de justiça de mato grosso do sul

    POSTS RELACIONADOS

    Policial é um dos alvos de operação da PF contra tráfico que bloqueou R$ 263 milhões

    MS 20/08/20252 Mins Read

    PGR pede para inquérito ir ao STJ e adia desfecho sobre afastamento de conselheiro do TCE

    MS 20/08/20252 Mins Read

    Após Riedel definir futuro, Fábio Trad se reúne com a cúpula para acertar filiação ao PT

    MS 20/08/20252 Mins Read

    Adriane vai a evento do PP e foge de inaugurar com ministra de Lula obra dos 126 anos da Capital

    Campo Grande 19/08/20253 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    Policial é um dos alvos de operação da PF contra tráfico que bloqueou R$ 263 milhões

    MS 20/08/20252 Mins Read

    EUA aceitam consulta do Brasil na OMC, mas alegam “segurança nacional”

    BR 20/08/20253 Mins Read

    Casos de feminicídio por arma de fogo aumentam em 2025 no país

    BR 20/08/20252 Mins Read

    PGR pede para inquérito ir ao STJ e adia desfecho sobre afastamento de conselheiro do TCE

    MS 20/08/20252 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.