O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»BR»Secretário do Meio Ambiente vê conotação politica em queimadas
    BR

    Secretário do Meio Ambiente vê conotação politica em queimadas

    Especial para O JacaréBy Especial para O Jacaré22/09/20242 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Foto: Marcelo Camargo/Agência Brasil

    Por Agência Brasil – Brasília

    O secretário de Controle do Desmatamento e Ordenamento Ambiental Territorial do Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima, André Lima, disse que há conotação política em parte dos incêndios florestais que ocorreram nos últimos dias na Amazônia.

    Lima foi o entrevistado deste domingo (22) do Programa Natureza Viva, com apresentação da jornalista Mara Régia e produzido pela Rádio Nacional, uma emissora da Empresa Brasil de Comunicação (EBC).

    De acordo com o secretário, as queimadas na região neste ano foram agravadas por fenômenos climáticos atípicos e a ação criminosa de pessoas agindo com “conotação política”, em resposta às medidas adotadas pelo atual governo para combater o desmatamento ilegal no país.

    “Tem, inclusive, incêndio que a gente imagina que possa ter conotação política. É uma reação de parte da sociedade que não se conforma, que não se enxergou dentro da sustentabilidade”, afirmou.

    O secretário também disse que o país vive uma seca atípica em função das mudanças climáticas globais, como o aquecimento do Oceano Atlântico, que era um fenômeno de menor intensidade nos anos anteriores.

    Segundo Lima, a intensificação do desmatamento no Cerrado e na Amazônia também agravou a situação, diminuindo a umidade do ar e atrasando o período chuvoso.

    “Uma coisa é prever um ano seco. Outra coisa é coisa é prever um ano extremamente seco. É o maior ano de seca nos últimos 60 anos na Amazônia, nesse grau que a gente está vendo, não só de baixa umidade, de praticamente zero de chuva e de alta de calor. São três elementos simultaneamente agindo sobre a Amazônia, num momento em que não era mais para ser assim”, disse.

    O secretário também fez um apelo para os moradores da Amazônia evitarem a queima de lixo neste período de seca.

    “Tem toda essa agenda do crime. Vamos dizer que metade do problema é incêndio criminoso, de gente que está se beneficiando dolosamente da ocupação do solo. Uma outra parte é de gente que está usando o fogo porque precisa queimar uma roça e não tem trator, quem está queimando lixo na beira da estrada porque não existe saneamento básico”, completou.

    O Programa Natureza Viva vai ao ar todos os domingos, às 9h, na Rádio Nacional da Amazônia e na Rádio Nacional AM de Brasília.

    MEIO AMBIENTE queimadas

    POSTS RELACIONADOS

    R$ 6 bilhões: desembargador derruba suspensão de construções no entorno do Parque do Prosa

    Campo Grande 17/09/20257 Mins Read

    Prefeitura vai ao TJ contra liminar que parou verticalização no entorno do Parque do Prosa

    MS 16/09/20253 Mins Read

    Em 40 anos, Amazônia perdeu área de vegetação do tamanho da França

    BR 15/09/20254 Mins Read

    Prefeita não corrige falhas em viadutos e MPE apela à Justiça para evitar uma tragédia

    MS 15/09/20254 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    Genro de deputada vai a júri popular por matar pescador e ferir dois ao dirigir barco embriagado

    MS 20/09/20253 Mins Read

    Condenado na Lama Asfáltica, Giroto volta ao PL e tenta a volta por cima como bolsonarista

    MS 20/09/20253 Mins Read

    Padilha decide não participar de reunião na ONU após restrição dos EUA

    BR 19/09/20253 Mins Read

    Xingamentos e motim: rebeldia de Pollon contra presidente da Câmara deve render 120 dias de suspensão

    MS 19/09/20253 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.