O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»Campo Grande»Prefeitura ignora promotor e MPE abre inquérito para cobrar soluções para ‘fila da dor’ na Capital
    Campo Grande

    Prefeitura ignora promotor e MPE abre inquérito para cobrar soluções para ‘fila da dor’ na Capital

    Richelieu de CarloBy Richelieu de Carlo31/10/20244 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Foto: Divulgação/Santa Casa

    O Ministério Público Estadual abriu inquérito civil para apurar as irregularidades apontadas por auditoria da CGU (Controladoria-Geral da União) na regulação da Secretaria de Saúde de Campo Grande, a Sesau. A medida foi tomada após a prefeitura deixar sem resposta ofício da 76ª Promotoria de Justiça solicitando esclarecimentos sobre as providências adotadas pelo município para corrigir os problemas.

    O resultado da auditoria da CGU foi divulgado em 5 de maio deste ano e chegou ao conhecimento do MPE. O documento aponta uma série de irregularidades na distribuição dos atendimentos, o que impacta na forma de cuidar dos pacientes e no tempo de espera na já conhecida “fila da dor” dos cidadãos que aguardam há anos por procedimentos e cirurgias.

    Veja mais:

    Fila de 68 mil, espera de 12 anos, falta de leitos … doentes apelam a fé para sobreviver ao caos

    Prefeitura culpa casos graves para superlotação e faz “higienização” para reduzir fila de espera

    Após eleição marcada por supersalários e folha secreta, Adriane exonera indicado do TCE

    A Controladoria-Geral da União constatou a ausência de indicadores estruturados suficientes, adequados e confiáveis para subsidiar o gerenciamento entre a oferta e demanda dos serviços ambulatoriais à população. Também verificou que os tamanhos de fila em crescimento e tempos médios de espera são constantes, porém em patamares elevados, de modo que o gestor não mantém dados estruturados sobre suas filas.

    Houve a indisponibilidade do serviço de densitometria óssea à população pelo SUS (Sistema Único de Saúde) durante doze meses, uma vez que, no período compreendido entre setembro de 2022 e setembro de 2023, nenhum procedimento foi registrado. 

    O órgão federal encontrou disparidades excessivas nas produções executadas pelos prestadores (muito acima ou muito abaixo das respectivas metas), conforme o tipo de procedimento de saúde. Ausência de notas fiscais referentes a produção dos serviços ambulatoriais nos processos administrativos de pagamento.

    A CGU afirma que o processo de conferência para ateste da efetiva execução dos serviços de saúde registrados no SAI é inadequado, aumentando-se o risco de pagamentos indevidos aos prestadores.

    A execução de serviços pelos prestadores ocorre sem trâmite pelo SISREG (cadastramento, agendamento e confirmação de execução das solicitações no sistema), comprometendo a supervisão e controle por parte do gestor municipal.

    Em 16 de setembro, a 76ª Promotoria de Justiça enviou ofício à Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) indagando as providências adotadas pela prefeitura para correção das irregularidades. O prazo de 15 dias para resposta passou e não foram apresentadas as informações solicitadas.

    Diante disso, o promotor Marcos Roberto Dietz decidiu instaurar um inquérito civil para apurar se a Prefeitura de Campo Grande tomou providências para solucionar as irregularidades apontadas por auditoria da CGU (Controladoria-Geral da União) na regulação da Secretaria de Saúde de Campo Grande.

    “CONSIDERANDO que os fatos noticiados revelam cenário grave, com potencial comprometimento das ações e serviços de saúde pública ofertados em Campo Grande/MS, impondo a atuação do Ministério Público”, justificou o promotor.

    Entre as determinações na abertura do inquérito, estão a cobrança de resposta do ofício ignorado pela Sesau; o Governo do Estado tem 15 dias para informar as medidas adotadas para sanar os apontamentos da CGU. 

    O Executivo estadual também deve encaminhar informações relativas aos processo de conferência, pagamento e ranqueamento das filas de espera referentes aos procedimentos financiados pelo Programa MS Saúde, além da possibilidade de imposição da técnica de overbooking às instituições prestadoras dos serviços de saúde, dada a elevada incidência de absenteísmo no âmbito do programa, especialmente em Campo Grande, conforme orientação da Controladoria-Geral da União.

    A abertura do inquérito foi publicada no Diário Oficial do Ministério Público de Mato Grosso do Sul desta quinta-feira (31).

    auditoria caos na saúde capital cgu inquérito civil mpe ms nossa política prefeitura de campo grande saúde sesau Tiro News

    POSTS RELACIONADOS

    Candidato de Nelsinho pode derrotar candidata de André e Tereza Cristina em Bandeirantes

    MS 06/07/20253 Mins Read

    MPE rejeita acordo e empresário alvo da Tromper vai a julgamento: ‘Voltado à prática de delitos’

    MS 06/07/20253 Mins Read

    Empresário consolida vantagem deve derrotar emedebista em Bandeirantes, aponta Ranking

    MS 05/07/20252 Mins Read

    De olho na reeleição, Soraya investe na Caravana da Castração para atingir 20 mil animais

    MS 05/07/20252 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    Negociações para sistema próprio de pagamento do Brics avançam

    BR 06/07/20254 Mins Read

    Mega-Sena acumula e prêmio principal vai para R$ 28 milhões

    BR 06/07/20251 Min Read

    Antes, cidade teve “surtos” de desenvolvimento e até ateou fogo em floresta de eucalipto

    MS 06/07/20253 Mins Read

    Carlão apela ao Tribunal de Justiça para não devolver trator a casal que caiu no golpe do OLX

    MS 06/07/20255 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.