O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»Tereza Cristina tenta desmerecer Lula e faturar com acordo histórico do Mercosul-UE
    MS

    Tereza Cristina tenta desmerecer Lula e faturar com acordo histórico do Mercosul-UE

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt06/12/20243 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Tereza Cristina lembrou que participou de negociações para acordo histórico do Mercosul-UE (Foto: Arquivo)

    A senadora Tereza Cristina (PP) tentou faturar com o acordo histórico do Mercosul com a União Europeia, anunciado nesta sexta-feira (6) em Montevidéu, capital do Uruguai. Ao mesmo tempo em que lembra da sua participação na negociação, que durou 25 anos, a ex-ministra tenta tirar o crédito do Governo de Luiz Inácio Lula da Silva (PT) ao dizer que é uma vitória do Itamaraty, “órgão de Estado e não de Governo”.

    As negociações com o Mercosul começaram em 1999 na gestão de Fernando Henrique Cardoso (PSDB) e avançaram no primeiro governo de Lula. No entanto, o petista não teria concordado com algumas exigências que poderiam prejudicar o Brasil e as negociações emperraram.

    Veja mais:

    Mercosul e União Europeia firmam acordo comercial negociado há 25 anos

    Bombardeado pelo PL e perseguido por Tereza, Portela quis renunciar à suplência de senador

    Para financiar golpe de Estado, Tenente Portela arrecadou dinheiro para “churrasco”, diz PF

    A pedido de Bolsonaro, Tenente Portela deixa prefeitura e afasta aliança do PL com Adriane

    As negociações continuaram ao longo dos mandatos de Lula 2, Dilma Rousseff (PT), Michel Temer (MDB) e Jair Bolsonaro (PL). Durante o mandato do capitão, houve avanço nas negociações, quando Bolsonaro aceitou condições mais vantajosas aos europeus, ao aceitar cota inferior a rejeitada pelo petista em 2006 para açúcar, carne e etanol.

    Ao assumir o terceiro mandato, Lula exigiu a revisão do acordo e impôs condições para preservar o SUS e compras governamentais nos segmentos de alimentação e educação, segundo o Uol.

    Tereza destaca negociação

    Em postagem nas redes sociais, a senadora lembrou que participou das negociações do acordo. “O anúncio de Montevidéu afirma que os parceiros do Mercosul-EU ‘rechaçam barreiras desnecessárias ao comércio’ e mantêm os direitos dos blocos junto à OMC”, pontuou. “Também está dito que ‘medidas ambientais não devem constituir restrição disfarçada ao comércio e devem ser baseadas em informações técnicas e científicas’”,  destacou.

    “Impedimos em 2019 a inclusão de cláusulas ambientais descabidas, que agora são afastadas, por escrito”, postou a ex-ministra da Agricultura, em uma foto com o dirigente europeu na rede social X.

    https://twitter.com/TerezaCrisMS/status/1865041373495255428

    “Vitória do @ItamaratyGovBr – órgão de Estado; não de governo – e de gerações de diplomatas que vi atuar com maestria em favor deste tratado”, ressaltou, destacando que o acordo é resultado de uma política de Estado e não Governo Lula.

    “Nunca é tarde para se ouvir a verdade – os europeus admitem que o Acordo Mercosul-UE  é bom para a Europa e nenhum padrão na qualidade de alimentos será quebrado. É um ganha-ganha. Sabemos disso desde 2019, quando fechamos em Bruxelas a parte comercial do tratado, traduzido e revisado durante 2 anos – e que depois ficou emperrado pelo que chamo de protecionismo verde”, lembrou a senadora.

    governo lula jair bolsonaro mercosul nossa política tereza cristina Tiro News

    POSTS RELACIONADOS

    Na era da IA, qualidade não chega com 5G e falhas na telefonia e caladão castigam MS

    MS 11/06/20253 Mins Read

    TCU aprova com ressalvas contas do governo Lula de 2024

    BR 11/06/20253 Mins Read

    Fim de isenção a títulos privados não prejudicará produtor, diz Haddad

    BR 11/06/20254 Mins Read

    Digix completa 24 anos como uma das melhores empresas para trabalhar e impactos na sociedade

    MS 11/06/20253 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    Ex-funcionários do Consórcio relatam jornadas de 11 horas e condições desumanas de trabalho

    MS 12/06/20253 Mins Read

    Gasto com pessoal cresce R$ 447 mi, apesar de Adriane congelar salários de servidor há 3 anos

    MS 12/06/20255 Mins Read

    “Dona de zona” ganha 3 mil seguidores após se livrar de cassação por cobrar melhorias em postos

    MS 12/06/20252 Mins Read

    Maioria do STF vota a favor da responsabilização das redes sociais

    BR 11/06/20253 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.