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    Rota da Celulose e BR-163 vão a leilão em maio e governo Lula prevê R$ 161 bi em investimentos

    Richelieu de CarloBy Richelieu de Carlo29/01/20253 Mins Read
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    Conselho aprovou ajustes na concessão da Rota da Celulose. (Foto: Edemir Rodrigues/Governo de MS)

    O Governo Federal confirmou para maio os leilões de concessão da Rota da Celulose e da BR-163, dois importantes corredores logísticos de Mato Grosso do Sul. O ministro dos Transportes, Renan Filho, apresentou na terça-feira (28) a carteira de concessões para 2025, que prevê R$161 bilhões em investimentos na infraestrutura de transportes, com 8.449 quilômetros de rodovias beneficiadas, em 15 leilões.

    Nesta quarta-feira (29), o Governo do Estado publicou, no Diário Oficial, a ata de reunião e ato justificativo do projeto remodelado de concessão de rodovias da região leste de MS que compõem a Rota da Celulose – MS-040, MS-338 e MS-395 das federais BR-262 e BR-267. Um novo edital será publicado nos próximos dias.

    Leia também:

    Governo avalia ajustes e prevê leilão de rodovias da Rota da Celulose no 1º semestre de 2025

    Licitação da Rota da Celulose estima R$ 9 bilhões e privatização de 870 km de rodovias

    União libera trechos da BR-262 e BR-267 para Riedel privatizar em leilão que prevê R$ 5,8 bi

    O Escritório de Parcerias Estratégicas decidiu revisar o projeto, incorporando alterações após reuniões de sondagens de mercado. As principais alterações referendadas pelo Conselho Gestor são referentes ao cronograma de investimentos, contornos urbanos, marginais em trechos urbanos, e na projeção de tráfego e da receita.

    O leilão deste pacote de rodovias havia sido marcado para o dia 2 de dezembro, mas, sem interessados, o Governo do Estado retirou a oferta. Após ouvir investidores do mercado, o estado se comprometeu a revisar e editar o processo.

    O contrato previa cerca de R$ 6 bilhões em investimentos para obras como a duplicação de 116 quilômetros de vias, além de outros R$ 3 bilhões em custos operacionais durante os 30 anos de concessão.

    Já o leilão da BR-163 deve consolidar a continuidade da CCR MSVia como concessionária. A nova concessão prevê R$ 16,9 bilhões em investimentos ao longo de 35 anos para melhorias nos 845,9 km da rodovia. Entre as principais obras estão a duplicação de 203 km da rodovia, além dos 150 km já entregues.

    Governo prevê 15 leilões em 2025. (Foto: Reprodução/Divulgação)

    No primeiro semestre, o governo federal espera realizar sete leilões, dos quais dois em abril e quatro em maio, mês em que estão previstos três certames de “otimizações” de contratos, em que os termos são “adequados à nova realidade de demanda”. Estas otimizações, pactuadas com o Tribunal de Contas da União, preveem investimentos totais de R$ 38 bilhões, segundo o ministério.

    No segundo semestre, o ministério espera realizar oito leilões a partir de agosto, com o maior número de certames ocorrendo em dezembro, envolvendo BR-070/174/364/MT/RO, entre Vilhena (RO) e Cuiabá, a chamada “Rota Agro Central”; BR-116/158/392/290, no Rio Grande do Sul e conhecida como “Rota de Integração do Sul”; e a BR-116/324, na Bahia, a “Rota do Recôncavo”.

    “Hoje o Ministério dos Transportes é uma máquina que tem capacidade de receber projeto de um lado e entregar leilão de outro, com mais agilidade. Se em 2023 e 2024 tivemos um ambiente bom e produtivo, em 2025 teremos um cenário ainda mais positivo. Essa carteira que estamos apresentando confirma que o país tem condições de, no ambiente da infraestrutura rodoviária, avançar cada vez mais com menos esforço do erário, mais sustentabilidade e melhor infraestrutura para a economia crescer como um todo”, disse Renan Filho. 

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