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    CPI vai apurar o não cumprimento do contrato e o péssimo serviço do Consórcio Guaicurus

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt18/02/20254 Mins Read
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    Coringa apresenta requerimento hoje e vai ficar claro quem pediu voto ano passado e vai virar as costas para o povo após assumir o mandato (Foto: Divulgação/CMCG)

    A Câmara Municipal de Campo Grande pode abrir uma CPI para investigar o não cumprimento do contrato de concessão e a péssima prestação de serviço pelo Consórcio Guaicurus. Esses são os fatos determinantes apresentados no requerimento pelo vereador Coringa (MDB), que embasam a investigação e desmonta a tese propalada pelos “amigos” das empresas de ônibus no legislativo.

    Dos 29 vereadores, apenas 10 assumiram o compromisso de assinar o requerimento. Esse número cumpre o mínimo exigido pela legislação e garante, teoricamente, a investigação, pela primeira vez na história, do poderosíssimo grupo do transporte coletivo, formado há décadas por quatro empresas da família Constantino: Viação Cidade Morena, Campo Grande, Jaguar e São Francisco.

    Veja mais:

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    Essa será a 4ª tentativa de enfrentar o Consórcio Guaicurus, formado pelas mesmas empresas que atuam há décadas para vencer a licitação realizada no apagar das luzes da gestão de Nelsinho Trad (PSD) em 2012. Uma delação premiada fechada pelo Gaeco do Paraná mostra que houve fraude e simulação de concorrência na licitação bilionária, que garantiu o faturamento de R$ 3,4 bilhões ao grupo.

    Em mais um esforço para enfrentar a “máfia do transporte coletivo”, Coringa distribuiu cópias do requerimento aos vereadores nesta segunda-feira (17) e pretende reunir as assinaturas necessárias até hoje.

    Consórcio não cumpre contrato e ignora Agereg

    Um dos pontos gravíssimos é a não contratação do seguro para o sistema do transporte coletivo, para garantir a cobertura dos passageiros em eventual acidente. O contrato prevê a contratação de seguro. De acordo com Coringa, as empresas de ônibus não contratam o seguro há nove anos, desde 2016.

    O mais grave, a Agência Municipal de Regulação notificou e multou o grupo para contratar seguro. O Consórcio Guaicurus não contratou o seguro e deu de ombros para o poder público, típico gesto de que quem “manda nessa cidade sou eu” e ponto final.

    O consórcio não garante a idade média de cinco anos para a frota e impõe toda a sorte de transtorno aos usuários do sistema, como ônibus quebrado, roda solta, chuva dentro do coletivo, viagens interrompidas, entre outros.

    “Enfim, a referida decisão, demonstra graves violações do contrato sendo necessário um aprofundamento na investigação, por parte desta Câmara, para apurar possíveis sanções administrativas e criminais, até mesmo a extinção da concessão”, ressalta Coringa.

    Se os usuários não contam com a sorte de ter um transporte coletivo descente e moderno, já o Consórcio Guaicurus não tem do que reclamar. Além do faturamento de R$ 1,2 bilhão nos últimos sete anos, as empresas ainda recebem R$ 35 milhões de subsídio da prefeitura e do Governo do Estado. E para castigar de vez os passageiros, ainda cobra a 10ª tarifa mais cara do País.

    Vereadores vão passar pelo primeiro teste de que houve mudança na classe política: aqueles tempos de que o povo só é ouvido em época de eleição ficou no passado? (Foto: Divulgação)

    Quem ouve o povo

    Os vereadores que deverão assinar a CPI do Consórcio Guaicurus:

    • Junior Coringa (MDB)
    • Flávio Cabo Almi (PSDB)
    • Ana Portela (PL)
    • Rafael Tavares (PL)
    • Landmark (PT)
    • Jean Ferreira (PT)
    • Luiza Ribeiro (PT)
    • Fábio Rocha (União Brasil)
    • Maicon Nogueira (PP)

    Assim que a lista for apresentada, O Jacaré vai publicar a relação dos vereadores que procuraram o eleitor para pedir voto no ano passado e agora, eleitos, ignoram o clamor popular por um transporte melhor, moderno, com modicidade tarifária, rápido e eficiente, coisa de cidade civilizada.

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