O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»Disputa ao Senado promete medalhões com expectativa de surpresa repetir Soraya em 2018
    MS

    Disputa ao Senado promete medalhões com expectativa de surpresa repetir Soraya em 2018

    Richelieu de CarloBy Richelieu de Carlo23/02/20254 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Bolsonaro sinalizou apoiar uma mulher, que poderia repetir o que fez Soraya há sete anos e deixar medalhões de fora. (Foto: Divulgação)

    Com Eduardo Riedel (PSDB) favoritíssimo para conquistar a reeleição, as atenções das articulações políticas estão todas voltadas para a disputa das duas vagas ao Senado em 2026. Os senadores Nelsinho Trad (PSD) e Soraya Thronicke (Podemos) terão vida dura para garantir a manutenção de suas cadeiras na Casa Alta. 

    Nelsinho e Soraya têm como potenciais adversários o ex-governador Reinaldo Azambuja (PSDB), a ministra Simone Tebet (MDB), o deputado federal Vander Loubet (PT), o ex-deputado estadual Capitão Contar (PRTB) e um postulante do partido da senadora Tereza Cristina (PP). O Progressistas pode ser representado pelo presidente da Assembleia Legislativa, Gerson Claro, o secretário de Infraestrutura de Campo Grande, Marcelo Migliolli, ou o deputado federal Luiz Ovando. E surpresas podem surgir pelo caminho no campo bolsonarista.

    Veja mais:

    Presidente nacional do PSDB consulta Riedel, Reinaldo e deputados de MS antes de fusão

    Simone deve disputar o Senado em 2026 e pode atrapalhar os planos de Vander

    Fusão do PSDB com PSD põe Riedel e Reinaldo no mesmo partido de Nelsinho em 2026

    Como o ex-presidente Jair Bolsonaro (PL) sinalizou apoiar uma candidatura feminina, a vice-prefeita de Dourados, Gianni Nogueira (PL), desponta nas apostas para ser a escolhida. Caso se concretize, a esposa do deputado federal Rodolfo Nogueira (PL) sonharia em repetir o feito de Soraya Thronicke, que em 2018 foi eleita na onda bolsonarista superando o ex-senador Waldemir Moka (MDB) e o ex-governador Zeca do PT, deixando quase todos surpresos.

    A posição das peças, entretanto, depende de como estará o tabuleiro, principalmente diante da definição da fusão entre PSDB e PSD, o que ainda pode envolver outro partido, como o MDB. A articulação mexe com dois concorrentes de peso. Como o partido não deve lançar dois candidatos ao Senado, Nelsinho poderia deixar o PSD e disputar a reeleição pelo PL de Jair Bolsonaro.

    Reinaldo Azambuja (PSDB) teria a preferência na vaga de senador pelo favoritismo. Nelsinho poderia continuar no partido e fazer dobradinha com o tucano. Outra opção é fazer a dobradinha, mas como aliado de Bolsonaro. Neste cenário, o senador tiraria uma vaga de um bolsonarista raiz, como o ex-deputado estadual Capitão Contar.

    A ministra do Planejamento e Orçamento, Simone Tebet (MDB), decidiu que vai disputar uma das duas vagas de senador. A candidatura visa reforçar o projeto do presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) de ampliar a base no Senado. A decisão da emedebista pode complicar os planos do deputado federal Vander Loubet (PT).

    Simone foi senadora por Mato Grosso do Sul de 2014 a 2022. Ela já foi deputada estadual, prefeita de Três Lagoas por dois mandatos e vice-governadora. Com o eventual retorno ao Senado, a advogada poderia tentar novamente repetir a trajetória do pai, Ramez Tebet, e ser a primeira mulher a comandar o Congresso Nacional.

    A candidatura de Simone pode adiar o sonho de Vander disputar o Senado. No 6º mandato de deputado federal, ele vem construindo a candidatura, mas deve abrir mão em prol do projeto de Lula e apoiar Simone.

    Após conquistar a Prefeitura de Campo Grande ao reeleger Adriane Lopes (PP), a senadora Tereza Cristina busca ampliar o poderio de seu partido com um correligionário ao seu lado no Senado. Naturalmente, o nome mais forte seria o de Gerson Claro, mas o presidente da Assembleia correria o risco de perder e ficar sem mandato.  

    Marcelo Migliolli poderia tentar mais uma vez, assim como fez em 2018, quando estava no PSDB e deixar a secretaria de Obras da gestão Reinaldo Azambuja. O deputado federal Dr. Luiz Ovando é outro cotado, mas dificilmente faria frente aos outros nomes de peso, já que entre os colegas só teve mais votos que Rodolfo Nogueira em 2022, ainda mais sem o apoio de Jair Bolsonaro. 

    bancada federal capitão contar eleições 2026 jair bolsonaro nelsinho trad nossa política reinaldo azambuja senado senadores simone tebet soraya thronicke Tiro News vander loubet

    POSTS RELACIONADOS

    TJ suspende julgamento de PMs condenados na Máfia do Cigarro e anexa processo disciplinar

    MS 12/07/20253 Mins Read

    Fábio Trad diz que clã Bolsonaro faz banditismo e Camila denuncia Jair e Eduardo à PGR

    MS 12/07/20253 Mins Read

    Projeto de R$ 112 milhões, hospital da Hapvida vai gerar 456 empregos em Campo Grande

    Campo Grande 11/07/20252 Mins Read

    Enquanto turbina salário de secretários, Adriane sacrifica servidores com mais anos sem reajuste

    Campo Grande 11/07/20254 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    Fiocruz mantém alerta para casos graves de influenza em MS enquanto notificações caem

    Opinião 13/07/20253 Mins Read

    Ao completar uma década, Lama Asfáltica tem novo revés e ações da Justiça estadual vão ao STJ

    MS 13/07/20254 Mins Read

    Carlão tenta justiça gratuita, tem liminar de Divoncir e ganha dinheiro com venda de tratores

    MS 13/07/20254 Mins Read

    Jornalista formada pela UFMS constrói ponte literária ao traduzir poetiza vítima do Holocausto

    Livro 13/07/20254 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.