O JacaréO Jacaré
    Facebook Instagram Twitter
    O Jacaré O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Home»MS»Sindicatos dos guardas municipais e enfermagem vão à Justiça contra decreto de Adriane
    MS

    Sindicatos dos guardas municipais e enfermagem vão à Justiça contra decreto de Adriane

    Edivaldo BitencourtBy Edivaldo Bitencourt11/03/20254 Mins Read
    Facebook Twitter WhatsApp Telegram Email LinkedIn Tumblr
    WhatsApp Facebook Twitter Telegram LinkedIn Email
    Prefeita não sabe qual o valor da economia com o pacote de contenção de despesas (Foto: Marcelo Victor/Correio do Estado)

    Dois sindicatos, dos guardas municipais e dos trabalhadores em enfermagem, ingressaram com mandado de segurança na Justiça contra o decreto da prefeita Adriane Lopes (PP), que suspendeu o pagamento de gratificações e determinou o corte de 25% no custeio e nos investimentos. O objetivo é garantir o pagamento da gratificação por trabalho em local de difícil acesso.

    As ações foram protocoladas neste domingo (9) pelo Sinte/PMCG (Sindicato dos Trabalhadores em Enfermagem da Prefeitura de Campo Grande) e pelo SindGMCG (Sindicato dos Guardas Municipais de Campo Grande). O advogado Márcio Almeida pede a concessão de tutela de urgência para garantir o pagamento da gratificação nos salários de março, já que o valor pode representar acréscimo de até 60% nos vencimentos dos profissionais.

    Veja mais:

    Criticada pelo alta nas despesas, Adriane impõe 13 medidas e exige redução de 25% nos gastos

    Em 2024, Adriane reduziu investimento em 15% e ampliou gasto com pessoal e custeio

    Maior obra de Adriane, pavimentação de R$ 84 milhões beneficia amigo e vizinho de Lula

    Apesar de ter publicado o Decreto 16.203 na última sexta-feira (7), Adriane Lopes, nem a secretária municipal de Administração e Inovação, Andréa Alves Ferreira Rocha, souberam informar qual a meta de redução com o pacote de redução de gastos. Ao Correio do Estado, a secretária afirmou que tinha feito o estudo, mas não soube repassar os números porque tinha “esquecido” os papeis na secretaria.

    Desde a posse para o segundo mandato, Adriane tem tropeçado no esforço para impulsionar a administração municipal. Ela só definiu o secretariado em meados de janeiro apesar de ter sido reeleita no final de outubro do ano passado.

    O pacote de medidas para reduzir os gastos só foi anunciado na semana passada, dois meses após o início da atual gestão. Adriane diz que reduziu cargos, mas criou duas secretarias com fins políticos, Casa Civil e Articulação Regional, que surgiram para reforçar a Secretaria de Governo.

    Justiça

    Agora, os dois sindicatos querem garantir, pelo menos, a gratificação por trabalho em locais de difícil acesso, como nos distritos de Anhanduí e Rochedinho, Aguão, Indubrasil e Três Barras. O valor chega a representar acréscimo de 20% a 60% nos salários dos profissionais da enfermagem e guardas municipais.

    “Com fulcro nisto, é dizer que é sem sombreio de dúvidas que a Secretária de Administração do Município de Campo Grande é quem detém a prerrogativa de, por meio de publicidade em  diário oficial conceder e autorizar a movimentação no cargo quanto ao pagamento da vantagem perseguida nesta senda em favor de seus representados”, pontuou Almeida.

    “Bem, daí infere-se o justo receio4 que confere preventividade do presente mandado, já que se quer vedar o pagamento da gratificação em comento tendo como finalidade a diminuição de gastos, pois então exsurge o receio de que já na folha de pagamento de março de 2025, que será paga até o quinto dia útil do mês de abril já não esteja no holerites dos substituídos a gratificação por trabalho em local de difícil acesso, emprestando assim efeitos concretos5 à norma impugnada, havendo assim adequação e interesse na impetração”, ponderou.

    “Bem, diante da natureza remuneratória da verba e suas contraprestações, muito embora tenha o novel decreto a finalidade de vedar (mesmo que provisoriamente) o pagamento das gratificações, é certo e induvidoso que o que não pode haver, de maneira alguma é a redução vencimental, ou seja, pode o Município suprimir a verba mas deve inserir parcela de irredutibilidade de acordo com o valor nominal da remuneração percebida pelos servidores lotados nas unidades de prestação de serviço acima em destaque”, destacou.

    “O direito ao recebimento da respectiva gratificação, cujo ato, padece de legalidade, uma vez que, não pode um decreto vedar pagamento de gratificação prevista em lei, em razão da distinção, força e função de ambos os atos normativos, conforme remansosa jurisprudência”, explicou.

    “Ademais, o perigo de demora também reside no fato de que se levada a efeito a a ação administrativa com base no Decreto afetará MEDIATAMENTE a remuneração nominal que por sua vez é verba de natureza alimentar que acompanha os rendimentos dos representados há mais de 07 anos como se demonstra a partir dos documentos acostados nesta exordial, não havendo do outro lado dano inverso, pois os valores já vem sendo pagos, e que o que se vindica é somente que seja exarada ordem para a manutenção nominal da remuneração, com fundamento na Carta Política, havendo assim forte lastro para a concessão de liminar”, frisou.

    Os pedidos serão analisados pelo juiz Ariovaldo Nantes Corrêa, que comanda a 1ª e 2ª Varas de Direitos Difusos, Coletivos e Individuais Homogêneos.

    adriane lopes corte de gastos crise financeira enfermagem guardas municipais justiça nossa política prefeitura de campo grande ms Tiro News

    POSTS RELACIONADOS

    Em debate sobre orçamento, Salineiro vai para cima de manifestante e é contido por vereadores

    Campo Grande 03/07/20253 Mins Read

    Juíza freia arbitrariedade de Adriane e concede liminar para proibir remoção de outdoors

    MS 03/07/20254 Mins Read

    Celso lidera com 50% e Tatiane tem 26% na disputa em Bandeirantes, aponta Ranking

    MS 03/07/20252 Mins Read

    CPI do Consórcio: ex-secretário de Transporte diz que setor não sobrevive sem dinheiro público

    Campo Grande 03/07/20254 Mins Read

    Comments are closed.

    As Últimas

    Em debate sobre orçamento, Salineiro vai para cima de manifestante e é contido por vereadores

    Campo Grande 03/07/20253 Mins Read

    PF vai investigar empresas que não repassam redução dos combustíveis

    BR 03/07/20251 Min Read

    Secretaria da Mulher da Câmara aciona corregedoria após novos insultos a Marina

    BR 03/07/20253 Mins Read

    Brasil assume Mercosul com proposta de mais integração regional

    BR 03/07/20257 Mins Read

    A verdade que você não lê por aí!

    Siga nossas redes:

    Facebook Twitter Instagram
    O Jacaré
    • Início
    • Últimas Notícias
    • Sobre o que falamos
    • Nosso Livro
    • Converse com a gente
    Categorias
    • AGRO
    • BR
    • Campo Grande
    • charge
    • JORNALISMO INVESTIGATIVO
    • Livro
    • MS
    • Mundo
    • Opinião
    • Seu Bolso
    © 2025 Todos os direitos reservados.

    Type above and press Enter to search. Press Esc to cancel.